Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Queridos Amigos (2008)



        Queridos Amigos, a minissérie  baseada no livro da autora Aos Meus Amigos ,  retratava o reencontro de 12 amigos em São Paulo, no ano de 1989, fazendo um balanço das utopias da juventude brasileira dos anos 70. A História foi protagonizada por Dan Stulbach, e foi o próprio ator que sugeriu a adaptação do livro à Maria Adelaide Amaral

        Ambientada nos anos 1980, a obra é recheada de canções que capturam toda a efervescência, angústia e esperança da época. A seleção musical foi feita com sensibilidade, reunindo clássicos nacionais  que embalam os reencontros, os amores e os dilemas existenciais dos personagens.

        A trilha é uma verdadeira cápsula do tempo, que nos transporta para um Brasil em transição e faz qualquer um que viveu ou ama os anos 80 se emocionar. Uma seleção musical feita com alma — assim como a minissérie.

        Nomes como Milton Nascimento, Gal Costa, Simone, Gonzaguinha, Elis Regina, Ivan Lins, Maria Bethânia, Rita Lee, Clara Nunes, Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola e Gilberto Gil enriquecem a  trilha sonora.

        Curiosamente, a trilha não foi lançada comercialmente durante a exibição da minissérie, mas meses depois dela ter acabado, no segundo semestre de 2008, juntamente com o lançamento do DVD Queridos Amigos.

        No post de hoje vamos  voltar aos maravilhosos anos  80 mergulhando nessa trilha.

 

“Canção da América”

Intérprete: Milton  Nascimento

Compositores: Fernando Brant e Milton Nascimento



        "Canção da América" é uma das composições mais emocionantes e marcantes da carreira de Milton Nascimento, lançada em 1981 no álbum “Caçador de Mim”. A letra foi escrita por Fernando Brant, parceiro frequente de Milton.

A música é uma poderosa homenagem à amizade verdadeira, marcada por versos que falam da dor da perda e da ausência, mas também da permanência do afeto e da memória dos que amamos.

Essa versão que entrou na trilha de Queridos Amigos, vem com uma participação especial da banda Boca Livre.

 

“Meu Bem Meu Mal”

Intérprete: Gal Costa

Compositores:  Michael Sullivan e Paulo Massadas



        Lançada em 1990, a música “Meu Bem, Meu Mal”, na voz marcante de Gal Costa, tornou-se um verdadeiro hino de amor e contradição. Composta por Michael Sullivan e Paulo Sérgio Valle, a canção ganhou ainda mais notoriedade por ter sido  tema de abertura da novela homônima da  Globo, em 1991, na voz do Marcos André. 

A letra é intensa e dramática, refletindo os altos e baixos de uma relação onde o amor e o sofrimento caminham lado a lado. Gal interpreta com emoção e elegância, conferindo à faixa um tom ao mesmo tempo sensual e melancólico e, na minissérie casou perfeitamente com o casal Raquel e Pingo, vividos pelos atores Joelson Medeiros e Maria Luísa Mendonça. 

 

“Flor  de Lis”

Intérprete e compositores: Djavan



        "Flor de Lis", lançada em 1976, é uma das músicas mais emblemáticas de Djavan e marca o início de sua carreira com força e sensibilidade. A canção faz parte do álbum “A Voz, o Violão”, a Música de Djavan e rapidamente se tornou um clássico da MPB. Na minissérie embalou o novo romance de Pingo, que se apaixona por Lorena  (Fernanda Machado) no  decorrer da história.

 

“O Que Será (A Flor da Terra)”

Intérprete: Simone

Compositor: Chico Buarque



        A música “O Que Será?” é uma composição de Chico Buarque feita em 1976 para a trilha sonora do filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, inspirado no livro de Jorge Amado. Ela possui três versões — Abertura, À Flor da Pele e À Flor da Terra — cada uma com nuances distintas na narrativa da trama do filme.  A gravação do tema para o filme foi um divisor de águas na carreira de Simone. Depois disso, ela passou a ser amplamente reconhecida nacionalmente. É  a versão  A Flor da Terra” que entrou na trilha da minissérie como tema do personagem Ivan, vivido pelo  ator Luiz Carlos Vasconcellos.

 

“Não Dá Mais Para Segurar (Explode Coração)”

Intérprete e Compositor: Conzaguinha



        A música "Não Dá Mais pra Segurar (Explode Coração)", de Gonzaguinha, é uma das canções mais emblemáticas da MPB e um verdadeiro grito de liberdade emocional e existencial. Lançada em 1979, a faixa faz parte do álbum “Gonzaguinha da Vida” e consolidou ainda mais o talento do artista como compositor sensível e engajado. Em Queridos Amigos a música  foi o tema  da  personagem Lena, vivida magistralmente pela Déborah Bloch.

 

“O Bêbado e a Equilibrista”

Intérprete:  Elis Regina

Compositores: Aldir Blanc e João Bosco



        Utilizada como  tema de locação  na minissérie, a música foi lançada em 1979, em plena ditadura militar, e é uma metáfora poética sobre o sofrimento do povo brasileiro e o desejo de liberdade. A figura do bêbado, que chora pela realidade, e da equilibrista, que insiste em caminhar com esperança, representam o Brasil daquele momento, dividido entre dor e resistência.

 

“Somos Todos Iguais Esta Noite (É o Circo de Novo)

Intérprete: Ivan Lins

Compositores: Vitor Martins



        Lúcia e Rui, os personagens da Malu Galli e  Tarcísio Filho, foram embalados por essa faixa na voz do Ivan Lins.  A canção é faixa-título do álbum “Somos Todos Iguais Nesta Noite”, gravado entre 1976–77 e lançado pela EMI‑Odeon em 1977 . A parceria entre IvanLins e Vítor Martins já estava consolidada, e a faixa contribuiu para o reconhecimento crítico e popular do álbum.

 

“Esse Cara”

Intérprete:  Maria Bethânia

Compositor: Caetano  Veloso



        Na voz intensa e carregada de emoção de Maria Bethânia, a canção “Esse Cara”, composta por Caetano Veloso, ganha ainda mais profundidade ao embalar os sentimentos complexos dos personagens Ivan (Luiz Carlos Vasconcellos) e Lena (Débora Bloch) na minissérie Queridos Amigos.  A música, com sua melodia suave e letra que mistura admiração, ironia e amor mal resolvido, serve como um retrato perfeito do relacionamento entre Ivan e Lena — uma relação marcada por afetos ambíguos, memórias compartilhadas e feridas abertas.

 

“Mania de Você”

Intérprete:  Rita Lee

Compositores: Rita Lee e Roberto de Carvalho



Lançada em 1979, “Mania de Você” é uma canção sensual, com uma melodia suave e letra carregada de desejo, paixão e intimidade. Composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho, ela traduz a entrega amorosa de forma leve e provocativa. A  música  embalou a  sensual personagem Lorena, vivida  pela Fernanda Machado na minissérie.

 

“Você Não Soube me Amar”

Intérprete:  Blitz

Compositores: Evandro Mesquita, Ricardo Barreto  e Zeca Mendigo



        A música “Você Não Soube Me Amar”, lançada em 1982 pela banda Blitz, é um verdadeiro marco do rock nacional e símbolo da explosão do BRock nos anos 80. Foi o primeiro grande sucesso da banda e também o seu cartão de visitas para o grande público. Misturando rock, pop, teatralidade e muito humor, ela trouxe uma linguagem jovem e irreverente que se destacava na época.  A  Música  já havia explodido como tema da novela Solde Verão em 1982 e na minissérie Queridos  Amigos  foi o tema da Karina, personagem da Mayana Neiva. 

 

“Vital e Sua Moto”

Intérpretes: Paralamas do Sucesso

Compositores:  Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone



        "Vital e Sua Moto", foi um dos primeiros grandes sucessos dos Paralamas do Sucesso.  Tem uma sonoridade marcada por elementos do rock com influências do ska e da new wave, características marcantes dos Paralamas naquela época. A letra conta a história de um jovem, Vital, que encontra liberdade e prazer ao pilotar sua moto. É uma canção que expressa o espírito aventureiro, urbano e meio inconsequente da juventude oitentista  e por isso mesmo foi o tema do   núcleo jovem da minissérie. 

 

                                          “Conto de Areia”

                                    Intérprete: Clara Nunes

           Compositores:  Romildo Bastos e Toninho  Nascimento



        "Conto de Areia" é um dos mais emblemáticos sambas na voz de Clara Nunes, lançado em 1974 no álbum “Alvorecer”.  A canção é uma parceria dos compositores Romildo Bastos (de Pernambuco) e Toninho Nascimento (do Pará), ambos frequentadores da Portela, escola de samba querida de Clara Nunes. Toninho contou que se inspirou em relatos da Bahia, especialmente histórias de mulheres que perderam seus amores no mar e vagavam pelas praias, numa mistura de lenda e realidade. A Música entrou na trilha como tema de locação.

 

Coração Leviano”

Intérprete e  Compositor: Paulinho da Viola



        Coração Leviano” é uma joia do repertório de Paulinhoda Viola, que transforma o sofrimento amoroso em poesia musical, reafirmando sua maestria na arte de fazer samba com alma e elegância.  A música embalou o casal veterano  Iraci e Alberto, vividos pela FernandaMontenegro e Juca de Oliveira. 


“Domingo no Parque”

Intérprete e Compositor:  Gilberto Gil



         Composta por Gilberto Gil em 1967 e apresentada no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, a canção ficou em segundo lugar, perdendo para "Ponteio" de Edu Lobo. Ainda assim, recebeu o prêmio de Melhor Arranjo, assinado por Rogério Duprat. Foi um marco inicial do movimento Tropicália, liderado porGil e Caetano Veloso, que buscava fundir elementos tradicionais brasileiros com influências internacionais modernas.

 

Veja Também:

Deus Nos Acuda


Labirinto



Além do Tempo 



Trilha  Sonora Eterna - O  QUinto dos Infernos 



Marron Glace Internacional



Mico Preto Internaciona



Anos Rebeldes



Mico Preto 



Perigosas  Peruas 



Perigosas Peruas Nacional 

Terra Nostra 

Trilha Sonora Eterna - A Vida da Gente (2011) 

Fernanda Montenegro

Maria Adelaide Amaral 



Dan Stulbach 



Deborah Bloch 2 



Meus Personagens Favoritos da Déborah Bloch


Denise Fraga

Dan Stulbach


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...