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Enquete e10blog

Novelas – Balanço 2019 (as tramas que ainda estão no ar)


        

          
            A virada do ano e da década vai  trazer 6 novelas que  começaram em 2019  para 2020, ou seja muita coisa ainda vai acontecer em cada trama, mas o e10blog faz um balanço do seu conjunto da obra do que  foi apresentado até o dia  27.12.2019, data em que terminei esse post.
        As Aventuras de Poliana, a trama infantil do SBT vira mais um ano. A novela  que estreou em maio de 2018, segue firme e forte para o seu segundo ano de exibição, e a contar por sua repercussão e boa recepção, Silvio Santos ainda vai estendê-la  até o máximo possível.
        Bom Sucesso, a melhor trama do ano sem sombra de dúvidas,  vai apresentar sua reta final durante o mês de janeiro de 2020, assim como as sombrias e soturnas Éramos Seis e Amor de Mãe, que vai ganhar mais formas no decorrer do novo ano.
        A RecordTv ousou e estreou sua nova trama em pleno o mês de dezembro, sempre tido como complexo para início de uma nova produção de teledramaturgia, devidos os recessos e confraternizações familiares de final de ano, o que deixa pouco tempo para vermos tv, mas Amor sem Igual, outra do gênero contemporâneo, vem se firmando a olhos vistos a cada novo capítulo.
        Enfim , 2020 já está bem calçado no campo da teledramaturgia, e o e10blog  segue torcendo por um novo ano ainda melhor.

As Aventuras de Poliana (SBT – 16 de Maio de 2018 . . .)

        As Aventuras de Poliana, trama da autora Íris Abravanel já caminha para ser uma das novelas mais longas do SBT.  Baseada no romance Pollyanna, da Eleonor H. Porter, se firmou como uma das melhores da emissora  em 15 anos.
         Em números de audiência , As Aventuras de Poliana,  ficou em empate técnico com a trama mexicana Carrossel 2 (Viva as Crianças),  apresentada em 2003, perdendo por apenas 7 décimos. últimos 15 anos.
        A novela  estreou sem nenhuma pretenção, e claro que todo mundo apostou que viria mais um novelão  falando sobre crianças órfãs  escrita pela autora oficial das tramas infantis do SBT.  Ledo Engano!  As Aventuras de Poliana se mostrou uma trama diferente,  a tomar por base sua protagonista, que ao contrário da Lorena Queiroz, de Carinha de Anjo,  encantava o público com sua  graciosidade, da Sophia Valverde pudemos cobrar mais, e a menina vem mostrando que foi uma escalação acertada com muita graciosidade sim, em cena,  mais com muito talento envolvido também.
            Os bons frutos colhidos pela trama é um diferencial nas novelas infantis da casa, claro que Carrossel (2012), Chiquititas (2013) e Cúmplices de um Resgate (2015), também foram marcadas pelo público cativo, mas As Aventuras de Poliana, foi uma ousadia da emissora  e da Íris Abravanel, que abandonaram  as adaptações de  novelas mexicanas e apostaram em um clássico das histórias infantis.
        O Bom mote enxergado por Íris  no jogo do contente, que a protagonista Poliana (Sophia Valverde) tanto espalha na trama deu certo, e a novela além do rótulo de “novela infantil” pode ser adjetivada de uma “novela” simplesmente, visto que vários telespectadores foram conquistados pela essência da trama, que realmente tem o apelo folhetinesco na medida do possível para o público alvo.
        As Aventuras de Poliana sobreviveu até uma troca de protagonistas – Milena Toscano por Thais Melchior  na pele da Luísa Dávila,  o que muito pelo contrário deu um ar de curiosidade ao telespectador  para assistir o capítulo em que uma sai e a outra entra em cena. Foi um ponto positivo para a novela. Isso levando em conta  também que a Thais Melchior  vem segurando a personagem com maestria.
       

Bom Sucesso (Globo – 29 de Julho de 2019 . . . )

         Bom sucesso desde seus primeiros capítulos se destaca  pelo pano de fundo literário com trechos de livros clássicos sempre citados  pelos protagonistas ou outros personagens, mas a trama vai além, sem abrir mão da linha folhetinesca, os autores conseguiram  imprimir e apresentar uma trama simples, com entrechos conhecidos,  mais tão bem emoldurados pelo belo texto e um elenco  escalado com mestria que encanta a cada cena.
        A qualidade de Bom Sucesso ainda é mais evidente quando comparada a trama das nove A Dona do Pedaço, considerada um fenômeno de audiência, mas que fica anos luz de distância em qualidade de texto, roteiro e coerência.
        Alguns site chamam o sucesso de Bom Sucesso de “Avassalador” – Eu chamo de um sucesso anunciado. A trama foi muito bem alicerçada e os autores  Rosanne Svartman e Paulo Halm souberam apresentar a espinha dorsal interessante no início que foi só tomando formas melhores ainda no decorrer do enredo.
        Grazzi Massafera sem dúvidas  é o grande acerto do ótimo  elenco  de Bom Sucesso. Se a paloma não funcionasse  no ar, talvez isso prejudicasse todo o andamento da novela, mas felizmente Grazzi vem mostrando que é sim uma grande atriz e na pele de uma personagem simplória, sem subterfúgios  ou alegorias,  segurou  com muita competência  cenas de humor e dramas na mesma proporção. 
                Com ótima direção (Marcus Figueiredo e Luiz Henrique Rios)  e roteiro a trama  até então em nenhum momento perdeu o fôlego  e apresentou entrechos inteligentes que vão se interligando  no decorrer dos  acontecimentos sem precisar de emendas grosseiras – Os encontros da Paloma com as outras pontas da história -  como a Alberto (Antônio Fagundes),  Nana (Fabíula Nascimento) e Marcos (Rômulo Estrela) pareceu uma orquestra, tudo milimetricamente  medido.
        Acima de tudo Bom Sucesso tem uma pegada sutil,  e isso é o que mais encanta, nada é barato ou descartável, nada é exageradamente folhetinesco ou melodramático, apesar de ser um doce folhetim e um melodrama apaixonante.
        Depois de Verão 90,  que simplesmente entreteu no horário, Bom Sucesso vem entretendo porém com tramas adultas, inteligentes e muito conteúdo. 


Éramos Seis (Globo – 30 de Setembro de 2019 . . . )


        Com sucesso mediano e narrativa mais contemplativa, a quinta adaptação de Éramos Seis, escrita agora por Ângela Chaves, é uma novela soturna se comparada as tramas atuais, inclusive as de época, e isso  cobra do telespectador mais atenção para apreciar seus detalhes, e talvez na roda viva que é  a maioria da vida dos brasileiros atualmente, esse tempo pra apreciação não exista.
        Cheia de qualidades que vão do texto a interpretação magistral da Glória Pires como Dona Lola, que já imprimiu a Lola dela, assim como Nicete Bruno  marcou a sua na versão de 1977 da Tupi e Irene Ravache na do SBT em 1994,  Éramos Seis não decola e infelizmente ainda é em repercussão muito aquém do que a adaptação anterior, a do SBT, que aliás é  uma das melhores novelas que o canal já produziu.

Amor de Mãe (Globo - 25 de Novembro de 2019 . . .)

        Com texto da Manuela Dias elogiadíssimo, e atuações impecáveis, Amor de Mãe é de longe uma  novela  acima da média, porém a autora e a direção vem pecando em um ponto – overdose de sofrimento de seus personagens sem nenhum alívio cômico -  o que vem deixando o folhetim muito obscuro e  despertando desinteresse do público.  
        Sem discutir as tramas,  os ótimos  ganchos e os entrechos de Amor de Mãe, e apesar do jeito despachado da  Lurdes (Regina Casé)  e algumas tiradas cômicas da Érica, a personagem da Nanda Costa, a trama ainda é muito sufocante,  com todos os personagens  sempre  em estado de sofrimento, choro, descobertas bombásticas . . . enfim eu que reclamava do clima circense exagerado e pincelado em cor de rosa de A Dona do Pedaço, acho pesadas as tramas escuras de Amor de Mãe. Ou seja nem 8 nem 80,   o meio termo tem que ser encontrado.
        Para uma autora que sabe escrever como a Manuela Dias, isso não  é nada difícil, e eu entendo que acostumada as minisséries e seriados, obras menores, ela precisa de um tempo para adaptação, mas em uma trama de horário nobre da Globo se essa adaptação demorar muito pode ser fatal.

Amor sem Igual (RecordTv – 10 de Dezembro de 2019 . . .)

        Com uma protagonista ousada, uma prostituta ,  e um galã  do bem, quase medieval de tão bondoso, a emissora aposta na  ousadia e puritanismo em mais uma história contemporânea  para segurar a boa audiência deixada por Topíssima.
        Com  protagonismo absoluto de Day Mesquita, na pele da Angélica , a Poderosa,  o roteiro mostrou todo o drama e perrengues  pelo qual a moça foi levada até chegar a  essa profissão. Sua química com Rafael Sardão,  o Miguel, explodiu logo nas primeiras cenas. O Casal promete ocupar com louvor o lugar de Antônio e Sophia  da trama anterior.
        Aliás,  a escolha de Day Mesquita e Rafael Sardão  para protagonistas é na verdade um reconhecimento da RecordTv a seu próprio trabalho. Ambos são atores praticamente nascido na casa – A Day que  teve  apenas algumas passagens pelo SBT, BAND e Globo, viu seu trabalho ser reconhecido nas tramas bíblicas da RecordTv como Os DezMandamentos (2015), A Terra Prometida (2016) e Jesus (2018). Muito bom ver a emissora dando valor as  pratas da casa.
        Claramente inspirada  no filme Uma Linda Mulher, que marcou a carreira da Julia Roberts, principalmente na cena em que Angélica é humilhada em uma loja chique,  o grande trunfo de Amor sem Igual é que a prostituição não é romantizada ou marginalizada  - ficou numa linha tênue – deixando para o telespectador pensar se Angélica estava ou não certa em aderir a profissão  e tomar certas atitudes radicais.
        Com uma trama  bem elaborado  Cristiane Fridmann tem um novelão para apresentar, Amor sem Igual deve caminhar na mesma linha de outros sucessos da autora como  Chamas da Vida (2008), Vidas em Jogo (2011),  e  Topíssima.


Malhação – Toda Forma de Amar  (Globo – 16 de Abril de 2019 ...)

         A atual temporada  de Malhação com subtítulo de Toda Forma de Amar , estreou em abril deste ano, e o autor Emanuel Jacobina, o pioneiro da novela teen, resolveu não arriscar e focou  em  “Viva a Diferença”, a aclamada temporada escrita por Cao Hamburguer , que foi muito elogiada e premiada pelo Emmy Kids de 2018.
        Toda Forma de Amar  ao invés das “Five” focou   a história no inusitado encontro entre 6 adolescentes que depois de serem testemunhas de um crime criam um grupo em uma rede social para continuarem  em contato.
        Até a gravidez na adolescência, tal qual teve em Viva a Diferença, Toda Forma de Amar  abordou como principal tema. Ou seja , a Globo e o autor não fizeram nenhuma questão de disfarçar  a inspiração e o receio de errar, como  acontecera com Vidas Brasileiras, que teve uma apresentação muito aquém do  desejado e muito criticada pela nova narrativa.
        A temporada marcou a volta de Paloma Duarte à Globo depois de 15 anos afastada, quando em  2006 fechou contrato com a RecordTv  e estrelou a novela  Cidadão Brasileiro (2006), se transformando em uma das grandes estrelas da emissora depois de várias protagonistas.
        Outros astros da RecordTv também  voltaram  à Globo na nova temporada,  como Paulo Gorgulho, Roger Goberth, Roberto Bomtempo e Rosanne Mulholland.
        A Nova temporada teve uma boa recepção , mas agora com quase 6 meses no ar vem perdendo o  fôlego e andando em círculos, tenho receio que a história  não se sustente por mais 3 meses, já que a nova  temporada com o subtítulo de Transformação só estreia em abril de 2020.

Veja Também:
Novelas - Balanço 2018  - As Tramas que ainda estão no ar

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

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