Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria internacional (1989)



Com uma boa proposta inicial, em 1989 Lauro César Muniz nos apresentou a trama de OSalvador da Pátria, um clássico do horário nobre global,  e que tinha   uma trama inteligente e bem amarrada.
O Ano de 1989 seria um dos mais importantes  para a história política do Brasil, elegeríamos o nosso primeiro presidente em voto direito pós-ditadura. De olho nisso Lauro idealizou a espinha dorsal da novela,  que tinha ainda inspiração no Caso Especial do autor O Crime de Zé Bigorna, escrito por ele e que virou filme em 1977. O título em si já era uma espécie de grito nacional  que representava a esperança de 100% do povo.
Porém todo esse entrecho político fez com que Brasília interferisse na novela, e mesma sem a ditadura oficial, o autor foi obrigado a atenuar a história do Sassá Mutema,  o protagonista vivido pelo Lima Duarte, apontado por muitos como a figura do então candidato à presidência da República,  Luís Inácio Lula da Silva,  O Lula.  A novela foi acusada de fazer apologia à candidatura do petista  à presidência.
Enfim, O Salvador da Pátria mesmo mutilada é considerada um dos novelões da Globo e marcou a memória de muita gente com personagens inesquecíveis  como o protagonista Sassa Mutema, vivido magistralmente pelo Lima e Juca Pirama do Luiz Gustavo. O “Meninos eu Ví!” , bordão do radialista que denunciava os desmandos políticos da sua região ganhou os quatro cantos do país.
O Faixa a faixa de hoje do Trilha Sonora Eterna  vai relembrar a trilha internacional de O Salvador da Pátria, um dos discos de novelas muito cultuados entre os fãs e até mesmo  os que não são. O LP é um copilado de músicas que em sua maioria marcaram aquela virada de década – 80  para 90 – com faixas que até hoje tocam nas rádios e festas saudosistas. 
A trilha que tem Maitê Proênça no auge da sua beleza com hipnotizantes olhos azuis na capa,  tem supervisão musical   do Nelson Motta , um mestre neste quesito. 

Praticamente metade da trilha ainda toca  até hoje quase que diariamente nas rádios Brasil a fora e embalaram muitos romances na vida real também – como esquecer Whitney Houston impecável em “One Moment In Time”, Bon Jovi com  “I´ll Be There For You”, Debbie Gibson em “Lost In Your Eyes” , “I Believe In You” da Banda Stryper e o clássico “Dominó Dancing” do Peto Shop Boys.

“Hold Me Inyor Arms”
Intérprete e Compositor: Rick Astley

        O Disco abria com o tema de Severo e Bárbara, os personagens que se tornam amantes no decorrer da trama vividos pelo Francisco Cuoco e a  Lúcia Veríssimo. “Hold Me Inyor Arms” do Rick Astley ,  foi o terceiro single do álbum homônimo do cantor inglês.

Two Hearts”
Intérprete: Phil Collins
Compositores: Lamont Dozier e Phil Collins

        Phil Collins em parceria com Lamont Dozier entrou na trilha com essa faixa dançante que serviu de tema para solar personagem Alice, vivida pela SuzyRêgo, e que adorava infernizar a vida da irmã complexa Camila (Mayara Magri). A Música foi composta especialmente para a trilha do filme Buster de 1988 e fez tanto sucesso que foi indicada e ganhou dois prêmios: o Globo de Ouro de Melhor canção original e o Grammy de Melhor Canção escrita especificamente para um filme ou televisão de 1989.

“One Moment In Time”
Intérprete: Whitney  Houston
Compositor: Abert Hammond e John Bettis

        Um dos grandes destaques do disco é a interpretação de Whitney Houston em “One Moment in Time” , música com a qual Whitney abriu os Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul em 1988. A Canção é um hino e superação para os atletas que são incentivados a acreditarem neles mesmos. A Canção é espetacular apesar de seu conteúdo não ter nada a ver com a personagem de O Salvador da Pátria a qual foi tema. A música embalou a bela Gilda, personagem da Susana Vieira,  esposa e braço direito de Severo Branco (Francisco Cuoco), aceitando até as amantes do marido em troca do poder político da região.

“I´ll Be There For You”
Intérprete: Bon Jovi
Compositores: J.Bon Jovi e R. Sambora

        Bon Jovi é figura carimbada em trilhas de novelas e em O Salvador da Pátria Internacional foi a banda que embalou as angústias e amores da personagem Ângela, vivida pela Lucinha Lins, com um de seus clássicos – “I´ll Be There For You”.

“Girl, You Know It´s True”
Intérprete: Milli Vanilli
Compositores: Bill Pettaway, Jr, Kevin Lyles, Ky Adeyemo, Rodney Hollaman, Sean Spencer

        Girl, You Know It´s True” tema de locação e da rádio do João Mattos (José Wilker), era o título do álbum de 1989 da dupla Milli Vanilli que marcou a estreia do grupo pop alemão nos EUA. A Música se transformou em clássico nas pistas de dança nos quatro cantos do Brasil e mesmo hoje depois de toda a polêmica envolvendo  o grupo que na verdade  não eram os intérpretes  apresentados a mídia que realmente cantavam as canções,  suas músicas  são tocadas em todas as rádios saudosistas e consideradas clássicos de uma geração.

“Inside a Dream”
Intérprete: Jane Wiedlin
Compositores: Gardner Cole

        A música pop “Inside a Dream” que embalava as locações de Tangará, a cidade fictícia de OSalvador da Pátria, era o segundo single do álbum “Fur” da guitarrista do Go Go,  Jane Wiedlin.

“Closer Wish”
Intérprete: Sarah e Leon Bishop

        A última faixa do Lado A do disco trazia essa esquecível música da dupla Sarah e Leon Bishop, que foi tema  da Clotilde (Maitê Proença) e Ricardo, personagem do Gracindo Jr, que era ex-marido da professorinha e  vinha a Tangará com o intuito de uma reconciliação.

“Dominó Dancing”
Intérprete: Pet Shop Boys
Compositores: Tennant e Lowe

        O Núcleo jovem da trama, assim como os jovens daquela década, foram embalados  pelos Pet Shop Boys, a boyband em voga naquela virada de ano  com o clássico “Dominó Dancing”, que abria o Lado B do disco.

“Baby I Love Your Way”
Intérprete: Will to Power
Compositores: A.Colilins, P.Frampton e R. Van Zandt

        Camila, a complexa personagem vivida pela Mayara Magri na trama, ganhou como tema internacional essa outra faixa que se transformou em um dos maiores sucessos do disco da trilha – “Baby I Love Your Way” do Will to Power.

“Lost In Your Eyes”
Intérprete e Compositor: Debbie Gibson


        Betty Faria e José Wilker viveram um dos mais quente  casais de O Salvador da Pátria. O Relação conturbada de Marina Sintra e João Mattos  ganhou como tema internacional essa faixa que é o maior sucesso da Debbie Gibson que no auge  da canção, de composição própria, tinha apenas 18 aninhos.

“Dear God”
Interprete e compositor: Midge Ure

        Alexandra Marzo e o saudoso Luís Maças repetiram em  O Salvador da Pátria o par romântico de Fera Radical, novela anterior da dupla de atores. Na trama do Lauro César Muniz , Zezé e Marco Antônio, seus personagens,  ganharam essa canção como tema.


“Nice And Slow”
Interprete: George McCrae
Compositores: K. Gibson

        Regina, a graciosa filha de João Mattos e Ângela, interpretada magistralmente pela ainda atriz mirim Natalia Laje, ganhou como tema internacional  essa faixa na voz do George McGrae.  George é um cantor de soul dos EUA, mas conhecido pelo hit “Rock You Baby”, a canção considerada uma das percursoras da Disco Music.

Just Like The Phonix”
Intérprete: Cathy Fischer

        Diná e Plínio, o casal vivido pela Aldine Muller e Antônio Grassi, foram  embalados por “Just Like The Phonix” da Cathy Fischer.
“I Believe In You”
Interprete: Stryper
Compositor: Michael Sweet

        Curiosamente  o tema do principal casal da trama – A professorinha Clotilde e o então não mais boia-fria Sassa Mutema (Lima Duarte) – veio na última faixa do disco da trilha. “I Believe In You”  pipocou em todas as rádios daquele ano. A  banda Stryper, intérprete da canção foi formada em 1983 pelos irmãos Michael (Vocalista) e Robert Sweet (Baterista) e os amigos Oz Fox (Guitarrista) e Timothy Gaines (Baixista, tecladista). O Título do banda é uma referência a palavra “stripes”, do verso 5 do capítulo 53 de Isaías na bíblia.

Veja Também: 
Texto: Evaldiano de Sousa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh