Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cavalo de Aço (1973)


        Nesta semana a única novela do autor Walther Negrão apresentada em horário nobre fez 43 anos. Estou falando da trama de Cavalo de Aço, novela protagonizada por Tarcisio Meira e que 15 anos depois foi usada como ponto de partida para a trama de Fera Radical, em que o autor trocou o sexo do protagonista e fez sucesso no horário das seis com essa nova versão.

        Cavalo de Aço conta a história de Rodrigo (Tarcisio Meira) que   chega à cidade de Vila da Prata, interior do Paraná, para vingar o extermínio de sua família ocorrido em sua infância. O responsável pelo massacre é o Sr. Max (Ziembinski). Para realizar seus intentos, Rodrigo torna-se líder de uma revolta social contra o velho fazendeiro, que domina a venda de madeira dos pinheirais e de todo o mercado de trabalho da região.  Do lado de Rodrigo estão seus amigos Brucutu (Stênio Garcia), Sabá (Dary Reis) ,  Santo (Carlos Vereza) e o Professor (José Lewgoy), que o apoiam em sua luta. Em meio à disputa, o rapaz se vê dividido entre o amor de Miranda (Glória Menezes), uma fazendeira rude, e a jovem Joana (Betty Faria), a filha mimada de Max.
        Walther Negrão havia ganho a chance de subir para o horário nobre depois do sucesso arrebatador de O Primeiro Amor, no ano anterior. Infelizmente a experiência não foi muito boa para o autor. A trama que tinha no seu subtexto  o tema sobre reforma agrária , acabou sendo muito perseguida pela censura federal que impediu que o assunto fosse abordado. Negrão tomou outra linha  de raciocínio transformando  a novela em uma trama mais romântica, e depois com autorização da censura tocou no tema do antitóxico Porém essa mesma censura que autorizou,  proibiu novamente o assunto embora passasse uma mensagem positiva contra o uso de drogas. O autor  então  ficou sem alternativas e  para não perder o rumo da trama  matou o grande vilão Max , vivido pelo Ziembinski, transformando Cavalo de Aço numa trama policial impulsionada por um “Quem Matou?”.
        Como se não bastasse toda a perseguição da censura, Walther Negrão ainda foi avisado por Daniel Filho que a novela teria que terminar no capítulo 100. Assim ele resolveu todas as tramas paralelas e já se preparava para encerrá-la  quando,  o diretor voltou a procura-lo e avisou que a trama teria que ficar pelo menos mais uns 50 capítulos no ar. Cavalo de Aço acabou finalizando com 180 capítulos, e só viu o público começar a se interessar pela trama exatamente a partir do capítulo 100.

        Walther Negrão contou em entrevistas que a ideia da novela surgiu de uma conversa como Gilberto Martinho, que é de Santa Catarina, região madeireira. A esposa do autor  sendo Paraná, tem muitos madeireiros na família,  e assim ele viu um bom entrecho para o pano de fundo da trama.

        A Motocicleta, o Cavalo de Aço do título, foi escolhida como um símbolo para a força do personagem, assim como o autor havia escolhido a bicicleta em O primeiro Amor (1972) e depois   a camicleta em SHazan , Xerife e Companhia  (1974). Na trama de Fera Radical (1988), a personagem da Malu Mader, que correspondia ao do Tarcísio em Cavalo de Aço, também tinha como   transporte uma moto.

        Carlos Vereza que vivia o personagem Santo na trama, foi preso pelo DOPS durante as gravações da trama. No interrogatório Carlos Vereza foi indagado pelos militares para responder duas perguntas: A Localização de um guerrilheiro  procurado no Rio de Janeiro e a identidade do assassino do  Velho Max  em Cavalo de Aço. O ator contou ao site Memória Globo que corajosamente não respondeu a nenhuma das perguntas. Foi solto 8 dias depois e voltou gravar a novela em  um  mês.

        Cavalo de Aço marcou a estreia de José Lewgoy na Tv,  depois de muito famoso nos cinemas. Também marcou a estreia na Globo dos atores Stênio Garcia, Sônia Oiticica e Fúlvio Stefanni (numa pequena participação).

        Em um incêndio que os estúdio da Globo no Rio de Janeiro sofreram em 1976, foram perdidas todas as fitas de Cavalo de Aço, restando apenas algumas chamadas de estreia e fotos. Uma pena!

        Sobre o “Quem Matou o Velho Max?” que acabou salvando a trama em sua reta final, foi revelado que a assassina era Lenita,  a personagem da Arlete Salles, num crime por vingança devido a problemas familiares. 
Cavalo de Aço é lembrada  apenas como a trama que serviu de base para Fera Radical, porém a trama tem seus méritos. Muitos personagens ganharam a empatia do público, como o herói Rodrigo, do Tarcísio Meira, a Mocinha Joana vivida pela Betty Faria e o vilão Velho Max, do Ziembinski, que mesmo sendo o grande causador dos males da trama tinha um certo carisma junto ao público. 
        Foi uma novela difícil para o autor, mas ao mesmo tempo desafiadora para o seu talento de escrever. Negrão mudou  a trama por mais de 4 vezes   até se acertar bebendo do quase sempre infalível “Quem Matou?”.  Mesmo assim,   Cavalo de Aço foi  a única trama do autor apresentada no horário nobre global até então. Walther Negrão acabou se especializando em tramas para o horário das seis onde ficou marcado por vários sucessos a partir da década de 80.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral: Walter Avancini e David Grimberg
Elenco:
TARCÍSIO MEIRA – Rodrigo Soares
GLÓRIA MENEZES – Miranda
ZIEMBINSKI – Max
BETTY FARIA – Joana
EDSON FRANÇA – Lucas
CLÁUDIO CAVALCANTI – Aurélio
MILTON MORAES – Carlão
ARLETE SALLES – Lenita
CARLOS VEREZA – Santo
Renata Sorrah – Camila
JOSÉ WILKER – Atílio
STÊNIO GARCIA – Brucutu
JOSÉ LEWGOY – Professor
DARY REIS – Sabá
SUZANA GONÇALVES – Bisteca
ELIZÂNGELA – Teresinha
MÁRIO LAGO – Inácio
MARIA LUIZA CASTELLI – Marta
PAULO GONÇALVES – Tobias
MIRIAN PIRES – Benvinda
SÔNIA OITICICA – Catarina
MILTON VILLAR – Jorge
PAULO PADILHA – Almeida
TONY FERREIRA – Dr. Castro
GERMANO FILHO – Antônio
FRANCISCO MILANI – Moraes
WÁLTER MATTESCO – Dr. Renato
TALITA MIRANDA – Maria Amélia
MARILENE SILVA – Alzira
LUIZA DO CARMO – Maria
MARIO PETRAGLIA – Guigui
SÉRGIO MANSUR – Ciro
REYNALDO GONZAGA – Felipe
URBANO LÓES – Campelo
NAIR PRESTES – Juventina
DARCY DE SOUZA – Socorro
SYLVIA GUIMARÃES – Jucléia
as crianças
ROSANA GARCIA – Ninita
RICARDO GARCIA – Zezinho
JÚLIO CÉSAR 
e
AUGUSTA MOREIRA – mulher da rua
CASTRO GONZAGA – tabelião Cecil
FÁBIO SABAG – Patrocínio Cardoso
FRANCISCO SILVA – Tonho (capanga de Max)
FÚLVIO STEFANINI – agente federal
MOACYR DERIQUÉM – médico
Exibição: 24 de Janeiro a 21 de Agosto de 1973
Capítulos: 180

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...