Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Eva Todor


        A Hungara Eva Todor é a grande homenageada do e10blog desta semana. Um dos patrimônios brasileiros com uma  vasta carreira no teatro, cinema e tv nos 80 anos de carreira e quase 100 de vida. Seu estilo cômico e ingênuo, marca registrada da maioria de suas personagens faz muita falta à Tv.
        Aos 12 anos, Eva Todor faz seu primeiro teste de atriz. Era para o Teatro Recreio  e em 1934 estreia como atriz no espetáculo “Quanto Vale uma Mulher”, de Luiz Iglesias. Eva acabou virando esposa de Luiz e estrela de sua companhia. O talento  para os papéis cômicos  foi pipocando a cada novo personagem criado por Iglesias o que virou especialidade de Eva.  Porém anos depois  encenou com bastante êxitos peças que mostraram uma faceta mais dramática do seu talento,  como “Cândida” e “Senhora da Boca do Lixo” do Jorge Andrade.       
        Em 1940, Eva foi naturalizada brasileira   pessoalmente por Getúlio Vargas que se encantou com seu talento ao assisti-la em uma montagem.
        No cinema, Eva estreou em “Os Dois Ladrões (1960)”, produção do diretor Carlos Manga e um dos primeiros filmes de sucesso do gênero das chanchadas. Ao lado de Oscarito,  protagonizou uma das  mais célebres  passagens do cinema brasileiro,  a “cena do espelho”. 
        Porém foi a Tv que consagrou Eva Todor como grande estrela popular em mais de 21 trabalhos entre novelas, minisséries e especiais, imortalizando personagens com sua interpretação tímida e ao mesmo tempo extravagante.
        Em 2007, aos 87 anos,  lançou seu livro de memórias, e em 2012 viveu sua última personagem na Tv até então, a Dália na trama de Salve Jorge da autora Glória Perez.
        A Atriz afastou-se dos palcos e da Tv por conta da Doença de Parkison, que a deixa muito limitada. Desde Março de 2017, segue internada na Clínica São José, em Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, por complicações da doença.
        Homenagear e relembrar as inesquecíveis personagens que Eva Todor viveu em nossas novelas e minissérie será um doce deleite!

Kiki Blanche de Locomotivas (1977)

        Eva Todor estreou nas novelas na trama de E Nós, Aonde Vamos,  da Glória Magadan na Tupi  em 1970, e na Globo quase estrearia na primeira versão de RoqueSanteiro, aquela que foi censurada em 1975. A Atriz iria viver a Dona Pombinha Abelha, que na versão de 85 ficou com a Eloisa Mafalda. Assim a estreia dela na Globo só aconteceria em 1977, como protagonista da novela Locomotivas, do autor Cassiano Gabus Mendes, vivendo a inesquecível ex-vedete Kiki Blanche.  A personagem acabou sendo um dos grandes destaques da novela e deu uma projeção instantânea a Eva Todor , que por anos, e depois de várias outras personagens ainda era  chamada de Kiki Blanche. Em 2010, a convite de Maria Adelaide Amaral, Eva Todor reviveu a antológica personagem no remake de Ti Ti Ti.


Lola de Te Contei? (1978)

        Em sua trama seguinte, Cassiano Gabus Mendes não abriu mão de Eva Todor e lhe presentou com outra personagem popular e carísmática na trama de Te Contei. A Personagem era Lola, a espanhola hilária,   dona de uma pensão e que adorava se meter e dar pitaco na vida de todos seus  pensionistas.


Santinha Rivoredo de Sétimo Sentido (1982)

        Em Sétimo Sentido, da Janete Clair, Eva Todor deu vida a matriarca da família Rivoredo, a fútil e sofisticada Santinha.  Com uma dose bem acentuada de humor, Santinha tem pavor de envelhecer e coleciona plásticas por todo o corpo. Tem uma verdadeira adoração pelos filhos Rudi (Carlos Alberto Ricelli), Sandra (Natáliado Valle) e Tony (Paulo Guarnieri).

Cecília de Partido Alto (1984)

        O estilo de personagens “louquinhas” vividas pela Eva Todor seguiu pela trama de Partido Alto, novela dos autores Aguinaldo Silva e Glória Perez, onde a atriz viveu a personagem Cecília, uma mulher que se comportava de uma maneira “desligada”  exatamente para se livrar das maldades do mundo que a cercava.

Liúba de O Outro (1987)

        Na trama de O Outro, do Aguinaldo Silva, Eva deu vida a fofoqueira oficial da trama, Dona Liúba que sabia tudo que acontecia e contava tudo que via nos corredores e dentro dos apartamentos do prédio Sobre as Ondas. No passado foi uma atriz de relevante sucesso, mas atualmente vive das lembranças e do suposto romance que gostaria de ter com Agostinho Della Santa, personagem do saudoso José Lewgoy.


Morgana Kundera de Top Model (1989)

        Em Top Model, do Antônio Calmon e Walther Negrão, Eva Todor deu vida a mãe-problema Morgana Kundera, progenitora dos protagonistas Gaspar (Nuno Leal Maia) e Alex (Cécil Thiré). Esperta, empreendedora e  aventureira,  vivia metida em  pequenos golpes e vícios. Foi mais uma grande momento da atriz em novelas,   explorando novamente sua veia cômica. Morgana tinhas umas tiradas inesquecíveis, principalmente em volta com os netos dando destaque no choque de geração entre eles.

Augusta de Quem é Você (1996)

        Outra personagem cativante vivida pela Eva foi a Dona Augusta na trama de Quem é Você, das autoras Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves.  Augusta mora na casa de repouso e vive fugindo à procura da filha Débora, a personagem da JuliaLemmertz, quem acha que só lhe abandonou por que estava viajando quando a prefeitura desapropriou sua casa e teve que se mudar para o asilo.  Guarda um grande segredo do passado que a faz sofrer.

Lolô Ventura de Hilda Furacão (1998)

        Em Hilda Furacão, minissérie da autora Glória Perez, baseada no romance homônimo de Roberto Drumond, a atriz deu vida a defensora da moral e bons costumes Dona Lolô Ventura da boêmia Belo Horizonte dos anos 50. Foi ela quem organizou o principal protesto contra os ditos  “desmandos” de Hilda Furacão (Ana Paula Arósio) na cidade ficando cara a cara com a pecadora. Foi mais uma hilária personagem  criada pela atriz  e que mesmo sendo a principal algoz da protagonista, conquistou o público.

Josefa de O Cravo e a Rosa (2000)

        Outra senhora inesquecível vivida pela Eva Todor na Tv foi a rabugenta dona Josefa de O Cravo e a Rosa, do Walcyr Carrasco. Tinha uma passado duvidoso, porém ostentava sempre ser a defensora da moral e bons costumes, apesar de esconder todas as escapadelas da filha Dinorá (Maria Padilha) contra o genro Cornélio (Ney Latorraca). Aliás a dobradinha Ney e Eva Todor rendeu momentos memoráveis à trama.

Dona Cidinha de Caminho das Índias (2009)    


        Em Caminho da Índias, da Glória Perez , voltou com mais uma personagem cativante, a Dona Cidinha, secretária do Dr. Castanho (Stênio Garcia), na clinica de recuperação e tratamento de esquizofrênicos. Na trama Cidinha tinha relação não resolvida como Cadore, o personagem vivido pelo saudoso Elias Gleizer.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

No Tema e Na Trilha do João Bosco

        Cantor, Violonista e compositor brasileiro, João Bosco é um dos grandes nomes da MPB e um dos que mais representa a Bossa Nova.  Começou a tocar violão aos 12 anos, por incentivo da família repleta de artistas ligados a música. Influenciado pelo Jazz, Bossa Nova e o Tropicalismo, João Bosco   conheceu em 1967 Vinícius de Moraes , e essa amizade rendeu várias composições que viraram sucesso nacional como “ Rosa dos Ventos” ,  “O mergulhador” e “Samba do Pouso ”. Aldir Blanc , João Bosco conheceu em 1970 e essa parceira rendeu mais sucessos como: “ O mestre sala dos mares”, “O bêbado e a equilibrista” , “Bala com bala”, “Kid cavaquinho”, “Caça à raposa”, “Falso brilhante”, “O rancho da goiabada”, “De frente pro crime”, “Fantasia”, “Bodas de prata”, “Latin Lover”, “O ronco da cuíca” e “Corsário”. Mesmo depois de seu primeiro disco lançado pela Gravadora RCB, o nome de João Bosco só  ficou conhecido nacionalmente...