Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Que Rei Sou Eu? (1989)


        O Brasil vivia a euforia da sua primeira eleição direta para Presidente da República depois de um jejum de quase 30 anos, e CassianoGabus Mendes ousou a apresentar a trama de Que Rei Sou Eu? em 1989  – Um capa e espada que se passava  entre 1786 e 1789 no Reino de Avilan, um fictício país durante a transição da idade moderna, marcada pelos estados absolutistas comandados com mãos de ferro pelos monarcas – para a idade contemporânea, inaugurada pela revolução francesa.
        Na verdade Avilan era uma espécie de cópia de tudo que tinha de pior no Brasil, e a novela acabou se transformando num grito de basta do povo que não aguentava mais tanta falcatrua.
        O Mais engraçado  é que a trama infelizmente se transformou em atemporal. Assisti à pouco tempo a reprise pelo Canal Viva e foi impressionante como em 25 anos  não tinha mudado tanta coisa assim, e se  compararmos com a política de hoje então!
        Política à parte, Que ReiSou Eu?  foi um grande sucesso  do final dos anos 80 da Globo e considerada a melhor novela do Cassiano.
        A trilha nacional de Que Rei Sou Eu? foi quase toda composta especialmente para a trama e emplacou vários hits nas rádios Brasil afora.


        O LP da trilha nacional trazia  Paulo César Grande na capa,  que na trama  vivia  o rebelde Berthran, e abria a seleção com  o meu conterrâneo Fagner com “Nossa Luz”, o tema romântico da também rebelde Aline, primeira protagonista em novelas da atriz Giulia Gamm.


        Para a inesquecível abertura da trama,   o Boni, então  manda-chuva da Globo na época,  compôs o tema “Rap do Rei” que foi gravado pela Banda Luni, que tinha  como vocalista  ninguém menos que Marisa Orth, anos depois revelada grande atriz e humorista.  A Banda Luni ainda fez uma participação especial na música “Que Rei Sou Eu?” também composta especialmente para a trama pelo Eduardo Dusek.
        Um dos carros-chefes da trilha e que até hoje toca em todas as rádios do Brasil é “Bye Bye Tristeza” da Sandra de Sá. Quem nunca cantou no tom mais alto que pudesse esse inesquecível refrão : “Bye Bye Tristeza, não precisa voltaaaaar . . .”. A música consagrou de vez Sandra de Sá e foi tema da personagem Suzanne, vivida pela Natália do Valle, sem dúvidas o que mais tocou na trama.


        As personagens femininas foram um dos pontos fortes de Que Rei Sou Eu?. Atrizes consagradas e outras praticamente estreantes   foram impecáveis com interpretações inesquecíveis. Seus temas musicais também seguiram essa linha dando ainda mais força dramaturga aos papéis. Loulou Lion, a cigana inesquecível vivida pela magistral Ítala Nandi, ganhou “Espanhola” como tema, clássica composição do Flávio Venturini e Gutemberg Guarabyra, imortalizada na voz da dupla Kleiton e Kledir.


        Claudia Abreu, como presente pelo  destaque  da Ana Paula Flores de Fera Radical (1988),  ganhou a “prafentex”  Princesa Juliette em Que Rei Sou Eu?, que depois lhe renderia a protagonista de Barriga de Aluguel (1990). A Princesa de Avilan ganhou como seu tema ,  que embalou a  paixão proibida pelo   Pichot (Tata Gabus) a música “Renascer”  na voz inconfundível da Zizi Possi.


        Marieta Severo viveu na trama Madeleine, uma mulher criada no Corte de Avilan, mas logo no início da trama é jogada junto aos plebeus, onde  encontra  ainda mais forças para lutar contra as injustiças. Sua personagem ganhou como tema “Finge que não Falou” do Nico Rezende. Ísis de Oliveira, atriz constante em tramas nos anos 80 e início de 90,  viveu em Que Rei Sou Eu a esfuziante  Lucy, uma dama da corte que não perdoava uma chance de dar uma pulada de cerca. Curiosamente seu tema musical na voz do Wando tinha um título bem sugestivo : “As Muralhas do Teu Quarto são bem Altas,   Mas Eu Posso de Alcançar”.


        O Grupo Roupa Nova, recordistas em trilhas de novelas, também integrou a de Que Rei Sou Eu?  com a  música “Chama”, tema do Bergeron, personagem defendido pelo ator e diretor Daniel Filho.
        Cristina Prochaska entrou no decorrer da trama de Que Rei Sou Eu para disputar o amor de Bergeron com Madeleine. A Personagem ganhou como tema a música “Nunca é Tarde pra Sonhar”  na voz da Eddy Benedict.  


        Os vilões da trama também tiveram seus temas: Crespi Aubriet, o perverso conselheiro da coroa vivido pelo saudoso Carlos Augusto Strazzer, ganhou “Medieval 2”, composição do Cazuza  e Meanda, interpretada por Léo Jaime;   Já  Pichoet, o falso rei vivido pelo Tato Gabus Mendes ganhou um tema muito sugestivo “A Dama e o Vagabundo”  na voz do Zé Lourenço.


        Carla Daniel interpretou em Que Rei Sou Eu a taberneira Cozette. Além de Atriz, Carla vez ou outra atacava de cantora. Assim integrou a trilha com a música “Cigana”, tema das meninas da taberna de Lou Lou Lion.  


        Guilherme Arantes entrou na trilha com “Raça de Heróis” tema do protagonista Jean Pierre, o verdadeiro herdeiro do trono de Avilan vivido pelo Edson Celulari.
        Marcus Viana fecha o post com a inesquecível instrumental “Flecha” numa interpretação do grupo Sagrado Coração da Terra, que serviu de tema geral da trama.


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...