Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Locomotivas Nacional (1977)


        Muito antes do empoderamento feminino tão em voga atualmente, a Globo na década de 70  apresentou uma novela  que tinha  a mulher como centro e fio condutor de toda a trama.  Locomotivas foi  a segunda novela do autor Cassiano Gabus Mendes na Globo e a primeira apresentada totalmente em cores no horário das sete.
        Com um elenco de belas e talentosas  atrizes encabeçado por Eva Todor , AracyBalabanian, Elizangela , Ilka Soares e Lucélia Santos (que vinha do sucesso de EscravaIsaura, um ano antes),  Locomotivas foi uma deliciosa e charmosa novela que solidificou o estilo marcante de Cassiano Gabus Mendes. Foi um sucesso recordista de audiência da época.
        O Sucesso da trama foi tão grande que a Rede Tupi mudou o horário de exibição de sua trama, a novela Éramos Seis (1977), inclusive fazendo divulgação na tv e jornais   com  o  seguinte anuncio: “A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Locomotivas!”
        A novela foi reprisada  4 meses depois do seu término às 13:30h a partir de 17 de janeiro de 1978  e teve uma segunda reprise no ano de 1986 em forma compacta por causa de um problema  da Globo com o Sindicato dos Artistas, o que na época fez com que a emissora atrasasse sua nova novela das  seis – Direito de Amar do Walther Negrão.


        Tão charmosa e marcante quanto a novela foi sua trilha sonora nacional que estampava em sua capa o inesquecível logotipo da trama desenhado numa ousada silhueta feminina, considerado um dos mais criativos logos criados pela Globo até então.


        Eva Todor estreou na Globo vivendo a inesquecível Kiki Blanche, protagonista da novela , dona do salão de beleza, principal locação de Locomotivas. Com o sucesso pipocaram salões de beleza nos quatro cantos do Brasil batizados  de Locomotivas  e do nome da personagem. Como tema de sua personagem Eva Todor ganhou uma versão inesquecível de “Alô Alô Brasil”, composta por  EduardoDusek e gravado para o LP da trilha por ninguém menos que Marília Pêra, que vez ou outra integrava uma trilha com seu talento. A Música anos depois foi o tema de abertura da novela As Filhas da Mãe (2001), do Sílvio de Abreu, gravada pelo próprio Dusek.


        Toda a exuberância do que seria a novela era mostrada já em sua abertura, considera uma das mais criativas produzidas pela Globo. O   vídeo não trazia nada de efeitos especiais, e foi exatamente essa  simplicidade que lhe fez ser tão marcante. Uma bela mulher (A Modelo Mônica Saboya)  era penteada e maquiada em plano central do vídeo, no final, depois de pronta ela se levanta e dá um murro na tela com uma luva de boxe.  Ou seja,  estava vindo por ai muita novidade puxada por uma Locomotiva guiada por um turbilhão de emoções e acontecimentos. O tema de Abertura “Maria-Fumaça”, que é uma espécie de apelido para Locomotiva embalava a bela abertura, gravada pela  Black Rio,  banda de funk carioca que começava a ganhar destaque nos subúrbios do Rio, e claro que depois de passar pela abertura se firmou de vez.
        Outra faixa da trilha da novela foi gravada por RitaLee especialmente para ela. “Locomotivas”  que na época era sinônimo de mulheres poderosas, que buscavam o que queriam, as ditas “prafentex”,  batizou a trama, mas perdeu o posto de tema de abertura para “Maria – Fumaça”, pelo fato do tema instrumental casar melhor com o vídeo, aliás um casamento perfeito diga-se de passagem. Assim “Locomotivas” ganhou o status de tema  geral da novela.


        “Coleção”, clássica música do cantor Cassiano, e que na década de 90 voltou ao rastro de sucesso depois de regravada por  IveteSangalo, na época ainda vocalista da Banda Eva, em Locomotivas foi o tema da rebelde Fernanda, vivida pela Lucélia Santos. A Atriz vinha do megassucesso Escrava Isaura (1976) e   na pele da Fernanda mostrava a versatilidade do  seu talento vivendo uma personagem totalmente diferente da anterior.  


        O Responsável pela  compilação da trilha nacional de Locomotivas, Guta Graça Mello foi muito feliz na escolha do tema de Netinho, personagem que teve muito destaque na novela vivido pelo ator e diretor Denis Carvalho. Na trama, Netinho era sufocado pela mãe superprotetora, a Dona Margarida, vivida pela inesquecível Míriam Pires, e a situação chega ao seu ápice quando o rapaz se descobre apaixonado por Celeste, a personagem da Ilka Soares, amiga de Margarida e uma mulher mais velha. O  clássico “Filho Único”  do Erasmo e Roberto Carlos, interpretada por Eramos Carlos foi o tema do personagem que acabou se transformando em um dos grandes sucessos do tremendão graças ao personagem e da letra impecável. A Celeste   ainda ganhou  outro tema “Amar é Nunca Precisar Pedir Perdão”  na voz do cantor Mário Sérgio.


        Um dos carros-chefes da trilha era a música “Eu Preciso de Te Esquecer” que na voz da Cláudia Telles  virou hit nas rádios na época. A música foi o tema do casal principal da novela, Milena e Fábio, vividos pela  Aracy Balabanian e o saudoso Walmor Chagas. O Fábio também tinha um tema próprio, a música “Consideramos” na voz do Edu Lobo.
        “Baby” o clássico do Caetano Veloso, que já integrou várias outras trilhas, em Locomotivas ganhou uma versão mais suingada do Quinteto Ternura e virou o tema da  ambiciosa Lurdinha, vivida pela Teresinha Sodré.



        O Movimentado salão da Kiki Blanche, uma das principais locações de Locomotivas ganhou um dos temas mais populares e ao mesmo tempo classudo da trilha. “Voo sobre o Horizonte” da Banda Azimuth, na época descoberta por Tim Maia e contratada quase que  imediatamente pela Som Livre para integrar suas trilhas.  A  Música até hoje é presença constante nas rádios  nos programas de  músicas nostálgicas. Clássico é clássico, não é!?  
        Outro point de Locomotivas era o Bar do Vitor (Isaac Bardavid) que concentrava a turma jovem da trama. O Cantor e compositor César Costa Filho integrou a trilha com “Consumatum Est” que embalava os acontecimentos no Bar.


        Elizângela viveu a inesquecível Patrícia na novela. Uma menina esperta, porém angustiada e reprimida pelos pais. Mas essa repressão não lhe impedia de aprontar com os namorados Paulo (Joao Carlos Barroso) e depois Netinho (Denis Carvalho). Como tema,   a personagem ganhou a música “Enrosca”, clássico do Guilherme Lamounier, também sucesso na voz do Fábio Jr e do Junior da dupla Sandy  e Jr.


        Um dos primeiros chefes de cozinha a seduzir mulheres em novelas, na época ainda chamados de “Mestres – Cuca” foi o Machadinho, vivido pelo não menos galante ator português Toni Correa. Com grande destaque na trama o personagem ganhou dos temas: “Desencontro de Primavera”  na voz do Hermes Aquino e “Espere Por Mim, Morena” , clássico do Luiz Gonzaga Jr , quando Machadinho se envolve com Gracinha (Maria Cristina Nunes).
        Locomotivas nacional é uma trilha clássica e merece um lugar mais que especial na seleção das melhores de todos os tempos.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

10 Destaques de “Volta por Cima”

               Volta  por Cima   entra em sua reta final como a melhor novela no ar  no momento, embora  não tenha  caído no gosto das redes sociais, a trama   é a melhor escrita e com roteiro perfeito , Cláudia Souto    colhe só os   melhores   frutos desse trabalho.         Nas últimas quatro semanas a trama deu uma disparada na audiência mostrando que, as redes sociais nem sempre   refletem o sucesso.           Cheia de personagens críveis e interessantes a trama vista por   uma janela de um ônibus, é muito mais que uma novela inclusiva e consciente. Tem esses ingredientes cruciais    para as produções de dramaturgia atuais, mas é muito bem costurada por entrechos folhetinescos e viradas importantes que não a distância dos clássicos novelões....

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...