Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna -Top Model Nacional (1989)


        Era o último verão da década de 80 (Pelo menos aqui no nordeste que o  verão começa em meados de julho) e Walther Negrão em parceria com Antônio Calmon apresentaram no horário das sete a trama de Top Model, uma novela ensolarada e recheada de entrechos direcionados para o público jovem, que acabou se tornando em um dos maiores sucessos do  início da década de 90.
        Os jovens, que nesta época ainda nem sonhavam com a Malhação (que só estrearia 6 anos depois), se apegaram  de corpo e alma a trama se identificando com cada filho do Gaspar (Nuno LealMaia), que dentro da história representavam os dramas e os sonhos   comuns aos jovens da época como namoros, amizades, primeira transa, gravidez precoce entre outros.
        Alinhavado a essa história, Top Model mostrava ao grande público o luxuoso mundo das passarelas através   belas mulheres e não escondendo o que acontecia por trás das cortinas. Mesclado a isso tudo o inesquecível romance de Duda e Lucas, os protagonistas vividos pela Malu Mader e Taumaturgo Ferreira.
        Para não fugir a temática da trama, a trilha sonora nacional de Top Model se tornou clássica ao apresentar um disco com o mais nobre que tínhamos da MPB como Djavan e Marina Lima mesclado com as bandas de Rock que começaram a surgir  naquela década e que se firmariam no decorrer dos anos.
        O mais interessante sobre essa trilha, que eu tenho aqui velhinha na minha coleção, era ver os  jovens curtindo  esses nomes da MPB  com músicas de conteúdo  em seus walkman com fitas cassete,   até hoje  sucessos nas rádios.
        O disco estampava em sua capa Suzy Rêgo, uma das top models da trama, no auge da sua beleza. Eu lembro que fiquei “p” da vida, pois esperava a Malu na capa. A Duda só veio na capa da trilha internacional.



        Três músicas foram os pilares do long-play nacional de Top Model, tanto que até hoje é impossível ouvi-las e não lembrar do personagem e/ou passagens da trama.


        “Oceano” do Djavan foi a música romântica obrigatória de todo casal que se apaixonou naquele ano de 1989. Os acordes e versos da música fixaram na memória nacional. Na trama a música embalou o complicado romance dos protagonistas Duda e Lucas,  vividos pela Malu Mader  e Taumaturgo Ferreira.


        A Clássica “À Francesa” da Marina Lima, virou sinônimo de sofisticação   ao integrar a trilha como o tema da Duda e dos   luxuosos desfiles que  Top Model apresentava quase que semanalmente.


        Nuno Leal Maia viveu em Top Model o inesquecível surfista quarentão Gaspar, e tal qual acontecera com o Professor Fábio de A Gata Comeu (1985) e o Tony Carrado de Mandala (1987),  o personagem teve uma grande empatia junto ao público se tornando um dos que mais identifica o trabalho do ator. Para celebrar um personagem  com esse status só um tema que se imortalizasse junto a ele. Para isso foi escalada a emblemática e polêmica versão de “Hey Jude”, clássicos dos Beatles,  feita pelo Kiko Zambianchi. Era quase que impossível ligar as rádios naquele ano e a música não tocar no mínimo umas quinze vezes ao dia. Mesmo com essa exaustão e muita gente torcendo o nariz para a versão, “Hey Jude” foi a música do ano e é um clássico dos temas de novelas.


        Evandro Mesquita cantou o tema do seu próprio personagem na trama. O  Saldanha era o  grande amigo de Gaspar e assim como ele,  surfista das antigas. “Babilônia Maravilhosa”  se transformou em um dos grandes sucessos de novela  e acabou se transformando também no tema  dos personagens  quando iam à praia, curtindo a beira mar. Com uma levada boa a música tal qual “Você não Soube me Amar” do Evandro ainda no tempo da Blitz,  virou clássico também.


        Com o intuito de conquistar os jovens telespectadores de Top Model também através da trilha, nomes do cenário musical que nasceram ou se firmaram no decorrer dos anos 80 também integraram a trilha com músicas que marcaram suas carreiras.  O Caso do Kid Abelha com “Dizer Não é Dizer Sim” que embalou o romance  do casal teen Elvis Presley e Tininha, vividos pelo Marcelo Faria e uma estreante e promissora Adriana EstevesLobão foi outro nome que se firmou durante a década de 80 e o hit “Essa Noite Não” com o subtítulo “Marcha à Ré em Paquetá” foi tema do psicopata e inescrupuloso vilão Alex, magistralmente vivido pelo Cécil Thiré; e fechando a trinca,  LéoJaime com “Bobagem”  tema da carreirista Marisa, vivida pela linda Maria Zilda Bethlem.


        Outra música chiclete da trilha de Top Model foi “Fica Comigo”  tema de outro casal jovem da história, Artur e Olívia, os personagens do Jonas Torres, primeiro personagem de maior destaque do ator pós-Armação Ilimitada e Gabriela Duarte, que estreava em novelas na trama. A música da Banda Placa Luminosa (Eu passei meses pensando que fosse do Roupa Nova) virou grande hit daquele ano e  vários outros seguintes. A Banda ganhou projeção nacional, virou   presença constante em todos os programas de auditório da época em todos os canais de tv. Foi literalmente uma banda de um grande sucesso só. O Placa Luminosa continuou gravando depois da novela, mas nunca mais “emplacou” uma música nesse nível.


        Duas outras bandas que germinaram na década de 80 também integraram a trilha:  Buana 4 imortalizou “Eu Só Quero Ser Feliz”, a música que embalou a inesquecível abertura da trama. A banda tinha Maurício Barros como vocalista e tecladista, membro fundador do BarãoVermelho. Buana 4 teve pouquíssimo tempo de duração e gravou apenas um disco. Seguindo a mesma linha, Os Cascavelletes que cantaram “Nega Bom Bom”, o tema do Ringo Star (Henrique Farias), banda que veio do Porto Alegre nessa onda do Rock junto com vários outras,  inclusive os  Engenheiros do Hawai,  teve também poucos anos de formação  e é lembrada mesmo por essa música na trilha.


        O Casal Rita Lee e Roberto de Carvalho compuseram e gravaram “Independência e Vida” que embalou a personagem que foi a grande revelação de Top Model,  a hilária Naná, vivida pela estreante Zezé Polessa.


        Fábio Jr foi outro grande nome que enriqueceu o LP da novela. Com “Vida” o cantor embalou a história da  sonhadora doméstica dos Kundera, Cida vivida pela também estreante em novelas Drica Moraes, outro nome promissor que Top Model nos presenteou.


        Fechando a trilha duas músicas instrumentais  finalizam o lado A e o Lado B do LP: “Memories” do Rob Little,   tema do Jacques e Lia, personagens do Jonas Bloch e Denise Del Vecchio; e “Passarela” do Grupo Nova Era  que embalava o núcleo das modelos da trama.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...