Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Eterna Magia (2007)


        Há 10 anos, exatamente em 14 de maio de 2007, ElizabethJhin estreava como autora solo no horário das seis global com a trama de Eterna Magia, novela ambientada nos anos 40 e que retratou uma comunidade de descendentes de irlandeses em Minas Gerais.
        A inspiração central de Eterna Magia veio das bruxas “winncas”, mulheres que praticavam a religião Wicca. A Inspiração acabou contrastando com a localização no tempo da trama que se passava em 1940 do século 20 , e a tal religião só começou a ser divulgada nos anos 50.

        A  história de Eterna Magia  se passa na fictícia Serranias, em Minas Gerais. Fundada por irlandeses, ela é conhecida como “a cidade das bruxas”. O “título”, um tanto curioso, alimenta o turismo e o negócio de alguns. E a vergonha de outros.
A trama se movimenta em torno de duas irmãs: Eva (Malu Mader) e Nina Sullivan (Maria Flor). A primeira é uma pianista famosa internacionalmente que, depois de passar dez anos na Irlanda, decide retornar à sua cidade-natal, que ela considera berço de pessoas medíocres e supersticiosas. A sua volta mexe com a vida de todos, principalmente com a de Nina. Ao contrário de Eva, ela é simples e nasceu com o dom para a magia, mas procura não exercê-lo. Nina só não vai conseguir dominar os tais dotes quando perder o noivo, Conrado (Thiago Lacerda), para a irmã.

Ao reencontrar o rapaz que um dia fora apaixonado por ela, Eva não pensa duas vezes e lança seu charme para cima dele. Para ajudá-la a conquistar Conrado de vez e tirar Nina de seu caminho, a pianista conta com o apoio de uma grande e perigosa aliada: Zilda (Cássia Kiss), uma bruxa “do mal”. Mesmo sofrendo por Conrado, Nina terá seus pretendentes. Lucas (Cauã Reymond) é loucamente apaixonado pela moça, mas não tem coragem de se declarar. Na segunda fase da trama, chega à cidade o historiador Flávio Falcão (Thiago Rodrigues). Completamente cético, ele quer provar em sua tese de doutorado que as bruxas não existem.

        Todo esse clima soturno em tons de bruxaria acabou não agradando o público,  além de ter ficado difícil engolir a Malu Mader vivendo uma personagem  vilã e sem escrúpulos. Assim a autora teve que repensar a história e acabou dando uma atenuada nos temas que se referiam as bruxas, mudou o perfil da Eva, vivida pela Malu e até a fotografia da novela foi mais clareada, mudança sentida a partir do capítulo 32 quando a trama passou de fase.

        A bruxa Zilda, personagem da Cássia Kiss, a grande vilã da novela foi outra que sofreu grandes mudanças a partir da segunda fase da novela. O visual da personagem foi inspirado em  Miranda Presley,  a personagem vivida pela Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada.
        Aproveitou-se também essa mudança de fase para a troca da abertura. Saiu o tema instrumental e entrou uma versão de “Nada Além” na voz do Sidney Magal.

        A partir da segunda fase, a trama foi se acertando com o público que começou a se apegar à história  que tinha um conteúdo sofisticado e era muito rica dramaturgicamente. Além  das bruxas Valentinas, como Nina (Maria Flor), Medéia (Araci Esteves), Pérola (Eliane Giardini), Zilda (Cássia Kiss) e Elisa (Milena Toscano) e Clara (Anna Rita) e  seus  dons, outros núcleos chamaram atenção em Eterna Magia.
        A Barbearia do Zequinha (Isaac Berdavid), a pensão Aprazível do Seu Carlão (Carl Schumarquer)  e a paróquia do Padre Aguinaldo  (Emiliano Queiroz), de mentalidade bastante estreita  e que acaba sendo sucedido pelo Padre Zuza (Maurício Gonçalves) foram outros núcleos de destaque na trama.

        Eterna Magia foi uma das poucas novelas das seis a ter gravações fora do Brasil. Normalmente isso só acontece com tramas das nove da emissora. A trama teve suas cenas inicias gravadas em Dublin, na Irlanda.
        Paulo Coelho  fez uma participação especialíssima no primeiro capítulo da novela como o Mago Simon, que narrava um texto explicando a história da trama.

        Irene Ravache foi espetacular na pele da inicialmente amargurada Loreta, uma mulher que,  desprezada pelo marido se descuida da imagem e se torna uma pessoa muito introspectiva. No decorrer da trama sofre uma transformação   ao se apaixonar pelo Médico Rafael (Luis Mello). Pela personagem, Irene foi indicado ao Emmy Internacional de melhor atriz.
        O humor foi representado na trama pelos núcleos dos casais Flora (Lívia Falcão) e Carlão (Carl Schumacher), e Gonzaga (Eduardo Mancini)  e Sofia (Nica Bonfim), a sensual Matilde , personagem da Rita Guedes e a caipira Joyce , vivida pela Marcela Valente.    
        Marco Pigossi, Isabelle Drumond e Tainá Muller estrearam  em novelas na trama de Eterna Magia.
        Apesar de atenuar os temas mais obscuros, Eterna Magia teve sua estrutura envolta de uma aura mística enriquecida por temas e magias da Irlanda.  A trama não é a melhor da Elizabeth Jhin, que só veio ter   sucesso mais concreto  em voo solo com a trama de Escrito nas Estrelas (2010), quando entrou de cabeça nos temas espíritas.
Eterna Magia me parece  uma história que  seria mais aceita em forma de minissérie, já que o cima soturno para o horário das seis soou  como pesado. Mas é uma trama que merecia ser reprisada, para comemorar seus 10 anos e quem saber sabe ser feito justiça  numa exibição com menos pretensão.

Ficha Técnica:
Novela da Autora Elizabeth Jhin
Direção Geral: Ulisses Cruz
Elenco:
MALU MADER – Eva Sullivan
THIAGO LACERDA – Conrado O´Neill
MARIA FLOR – Nina
WERNER SCHÜNEMANN – Max (Maxmilliam Sullivan)
ELIANE GIARDINI – Pérola
CÁSSIA KISS – Zilda
LUÍS MELLO – Rafael
IRENE RAVACHE – Loreta
OSMAR PRADO – Joaquim
THIAGO RODRIGUES – Flávio Falcão
PIERRE KIWITT – Peter Gallagher
CAUÃ REYMOND – Lucas
ARACY BALABANIAN – Inácia
ISAAC BARDAVID – Zequinha
CLEYDE YÁCONIS – Dona Chica
ARACY ESTEVES – Medéia
RITA GUEDES – Matilde
MILENA TOSCANO – Elisa
CARL SCHUMACHER – Carlão
LÍVIA FALCÃO – Flora
BEATRIZ TRAGTENBERG – Neném
MIRIAM THERESA – Edméia
EMILIANO QUEIRÓZ – Padre Agnaldo
MAURÍCIO GONÇALVES – Padre Zuza
NICA BONFIM – Sofia
EDUARDO MANCINI – Gonzaga
ANA CAROLINA GODOY – Carol
MARCO PIGOSSI – Miguel
ISABELLE DRUMMOND – Gina
THIAGO DE LOS REYES – Bruno
MARCELLA VALENTE – Joice
PEDRO GARCIA NETTO – Bernardo
LARA RODRIGUES – Teca
BIA SION – Evelyn
BEL KUTNER – Berta
DANIELA FONTAN – Suzana
VINÍCIUS MANNE – Capitão Marques
NIZO NETO – Brasil
CHRIS COUTO – Eglantina
LIONEL FISCHER – Eurico
TAINÁ MÜLLER – Laura
JOÃO ACAIABE – Afonso
MARIA CLARA MATTOS – Rita
FERNANDA BIANCAMANNO – Celinha
MARC FRANKEN – Bento
DANIEL ERTHAL – Nicolau
IZAK DAHORA – Tadeu
MARCELA ROSIS – Nora
CLÁUDIO ANDRADE – William
RODRIGO GUIMARÃES – Jonathan
CAETANO O´MAIHLAN – Oscar
ROGÉRIO FARIA – Antônio
VÍVIAN PIMENTEL – Molly
RICK GARCIA – Tomaz
JACY MARQUES – Hilda
FÁBIO KELDANI – Mauro
JÚLIA OLIVA – Aninha
JOANA AZEVEDO – Alberta
CAIO GRACO – Artur
ANTÔNIO FRAGOSO – Jorge
as crianças
ANNA RITA CERQUEIRA – Clara
GUILLERMO HUNDADZE – Quinzinho
RAFAEL RITTO – Severino
e
ADRIANA RABELLO – Marta Sullivan (falecida mulher de Max, mãe de Eva e Nina)
BEATRIZ ROSSETI – Celinha (criança)
FÁBIO LENHAIOLI – Conrado (adolescente)
FLÁVIA COPPOLA – Teca (criança)
GABRIEL SCHER – Bento (criança)
GIULIA GAM – Regina (mulher que teve filhos com Joaquim, marido de Loreta, morre no início)
JAIME LEIBOVITCH – cumprimenta Zequinha pelo sucesso de Lucas
MARCELO SABACK – Jair Ferreira
MARCELO TORREÂO – narrador da radionovela
MICHAEL NIX – Bruno (criança)
PAULO COELHO – Simon (forma humana do Grande Dagda, que, na mitologia celta, é o Grande Senhor, deus da magia e da terra)
RAFAELA VICTOR – Carol (criança)
RAYANA FRANÇA – Gina (criança)
REBECA MOLINA – Eva (adolescente)
RODOLFO VALENTE – Miguel (criança)
Exibição: 14 de Maio à 03 de Novembro de 2007
Capítulos: 148

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...