Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - A Viagem Nacional (1994)


“Há tanto tempo que eu deixei você
Fui chorando de saudade
Mesmo longe não me conformei
Pode crer
Eu viajei contra a vontade”

Não tinha como começar um post sobre a trilha nacional de A Viagem, remake da Ivani Ribeiro, apresentada em 1994 na Globo, sem lembrar os refrãos da inesquecível  música “A Viagem” , composta especialmente para a trama.  A Música além ter aberto e encerrado todos os capítulos da novela, não enjoo e virou o grande sucesso do Roupa Nova  até então, comparada a “Dona” tema de Roque Santeiro (1985) e “Coração Pirata” de Rainha da Sucata (1990).
A Viagem foi o  remake escrito por Ivani e Solange Castro Neves, tendo como base a original  apresentada na Rede  Tupi em 1975, e tal qual acontecera com Mulheres de Areia  (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90.
Christiane Torloni , que viveu  a protagonista Dinah,  fez uma dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas, Antônio Fagundes (O Dr. Otávio Jordão) e Guilherme Fontes ( O Vilão Alexandre).
Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de golfe em Nogueira, distrito de Petrópolis (RJ). Já o Vale dos Suicidas, para onde Alexandre (Guilherme Fontes) vai depois de morto, era uma pedreira desativada em Niterói (RJ).
A Viagem foi reprisada em três ocasiões: duas no Vale a Pena Ver De Novo em 1997 e 2006 e no Canal Viva em 2014. Todas as exibições foram marcadas pelo sucesso.
Sendo a última novela escrita por Ivani Ribeiro,  a autora nos deixou em 1995, aos 74 anos, A Viagem é uma novelão em todos os sentidos, um elenco em sintonia, texto irrepreensível, direção cirúrgica e uma trilha sonora que embalou muitos amores dentro e fora da trama.

Hoje vou relembrar a trilha nacional   que trazia na capa Christiane Torloni, numa cruzada de pernas a lá Sharon Stone, e que teve uma compilação de músicas bem comerciais,  e  embora tenha vendido bem menos que a trilha internacional, também foi marcada pelo sucesso.  Ao ouvir cada música fica impossível não lembrar da trama ou do  personagem que ela embalou.

Iniciei o post com refrão de “A Viagem”, música composta por Aldir Blanc e  Cleberson Horsth,   e  gravada pelo grupo Roupa Nova especialmente para a abertura da trama. A Música é incontestavelmente um dos carros-chefes da trilha.

Outras músicas da trilha também viraram hits quase que imediatamente ao serem tocadas na novela. É o caso de “Quando Chove”  na voz da Patrícia Marx, versão de “Quano Chiove”  do Nelson Motta e Pino Daniele, o tema  que embalou a protagonista Diná, tão  linda e charmosa quanto a personagem imortalizada pela Christiane Torloni.

        “Caminhos de Sol”  foi outra música da trilha que virou hit  durante toda a exibição da novela. O tema foi interpretado pela Banda Yahoo, e depois de “Mordida de Amor” outro tema inesquecível  da banda, que integrou a trilha de Bebêa Bordo (1988), é a que mais nos faz lembrar o enigmático grupo que foi sucesso absoluto durante o final da década de 80 e início de 90. A Música foi tema da personagem Lisa, vivida pela Andréia Beltrão.

        Fernanda Rodrigues, atriz que cresceu diante dos nossos a cada novo trabalho, viveu em A Viagem sua primeira personagem adolescente e brilhou em muitas cenas mostrando toda a rebeldia da personagem,   principalmente contra a mãe Estela, vivida pela Lucinha Lins. Aliás, as duas atrizes eram tão parecidas que jurava que fossem mãe e filha mesmo na vida real.  Em Corpo Dourado, trama do Calmon,  exibida  no horário das sete 4 anos depois de A Viagem, Lucinha Lins foi escolhida para viver a personagem Hilda, que era também  mãe da personagem da Fernanda Rodrigues, exatamente por essa semelhança. Voltando para A Viagem, Bia ganhou como tema de suas aventuras a clássica “Mais Uma de Amor (Geme Geme)” da  Blitz.

        Grandes nomes da MPB integraram  e enriqueceram a trilha nacional da trama: Fábio Jr regravou “Esqueça (Forget Him)” ,  imortalizada na voz do Roberto Carlos, especialmente para a novela para ser o tema da Estela, a irmã de Diná,  vivida pela Lucinha Lins como já disse; à  Fafá de Belém coube o tema do protagonista Otávio Jordão, vivido pelo Antônio Fagundes, a romântica “Poeira de Estrelas”  e Lulu Santos embalou o personagem Tato, do ator Felipe Martins com a música “Febre”.

        Zeca e Naná, personagens do saudoso Irving São Paulo e Keila Bueno,  formavam um dos casais que cativaram o público. Eram personagens pequenos, mas que  cresceram no decorrer da novela. A Dupla ganhou como tema uma das músicas mais bonitas da trilha “Meu Grande Amor” numa interpretação impecável do Renato Terra. A novela foi a  única  da curta carreira  da Keila Bueno, que hoje aos 46 anos é bailarina de formação e mora fora do Brasil. O Sucesso da personagem foi tamanho que sempre que  a trama é reprisada ela  é procurada para dar reportagens do tipo “Por Onde Anda?” relembrando a Naná.

        Curiosamente Rita de Cássia, compositora famosa aqui no Ceará de  clássicos do Forró, integrou a trilha de A Viagem  com a romântica “Seja Lá como For”, tema da ainda mais romântica Carmen, personagem da Suzy Rêgo. Na trama ela se “enfeiava” por medo de perder o emprego. Carmen era atendente da loja de Diná, e sabia dos ciúmes que ela tinha do marido Téo (Maurício Mattar).

        Mauro, o personagem do Eduardo Galvão, era sócio do Téo em um  escritório de publicidade  e vivia sobre a sombra do amigo que tinha mais jogo de cintura com os clientes e as mulheres. Para acompanhar seu dilema nada mais sugestivo do que “Melodrama” na voz do Toni Platão. Já seu amigo Téo, o personagem do Maurício Mattar, no início da trama vivia sobre guarda cerrada de Diná, mas no decorrer   encontrou o amor sereno nos braços da Lisa. Acompanhando essa trajetória do personagem a música “Ter mais que um Coração” na voz do Artur Maia foi seu tema.

        Dois outros grandes nomes do cenário musical brasileiro abrilhantaram a trama: Milton Nascimento com “Beijo Partido”,  tema do casal Raul e Andrezza, vividos pelo Miguel Falabella e Thais de Campos,  e ZecaPagodinho com “Cada um no Seu Cada Um” , num dueto com Ivan Milanes embalou a hilária Cininha, personagem da saudosa Nair Belo.

        A trilha era completada por “Ilha de Mel” na voz da Leila Monjardim, tema da Regina, personagem da Mara Carvalho e “Paisagem” , a única música instrumental da trilha executada pela banda BR 3.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Um sucesso digno de aplausos e muitos prêmios, eu simplesmente amei e considero uma das melhores produções da Globo em contemporaneidade em aspectos de fotografia, cenário, efeitos especiais...Belo trabalho para todos os que participaram da trama que fora sucesso com Eva Wilma e grande elenco em 1975.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...