Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Trilha Sonora Eterna - A Viagem Nacional (1994)


“Há tanto tempo que eu deixei você
Fui chorando de saudade
Mesmo longe não me conformei
Pode crer
Eu viajei contra a vontade”

Não tinha como começar um post sobre a trilha nacional de A Viagem, remake da Ivani Ribeiro, apresentada em 1994 na Globo, sem lembrar os refrãos da inesquecível  música “A Viagem” , composta especialmente para a trama.  A Música além ter aberto e encerrado todos os capítulos da novela, não enjoo e virou o grande sucesso do Roupa Nova  até então, comparada a “Dona” tema de Roque Santeiro (1985) e “Coração Pirata” de Rainha da Sucata (1990).
A Viagem foi o  remake escrito por Ivani e Solange Castro Neves, tendo como base a original  apresentada na Rede  Tupi em 1975, e tal qual acontecera com Mulheres de Areia  (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90.
Christiane Torloni , que viveu  a protagonista Dinah,  fez uma dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas, Antônio Fagundes (O Dr. Otávio Jordão) e Guilherme Fontes ( O Vilão Alexandre).
Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de golfe em Nogueira, distrito de Petrópolis (RJ). Já o Vale dos Suicidas, para onde Alexandre (Guilherme Fontes) vai depois de morto, era uma pedreira desativada em Niterói (RJ).
A Viagem foi reprisada em três ocasiões: duas no Vale a Pena Ver De Novo em 1997 e 2006 e no Canal Viva em 2014. Todas as exibições foram marcadas pelo sucesso.
Sendo a última novela escrita por Ivani Ribeiro,  a autora nos deixou em 1995, aos 74 anos, A Viagem é uma novelão em todos os sentidos, um elenco em sintonia, texto irrepreensível, direção cirúrgica e uma trilha sonora que embalou muitos amores dentro e fora da trama.

Hoje vou relembrar a trilha nacional   que trazia na capa Christiane Torloni, numa cruzada de pernas a lá Sharon Stone, e que teve uma compilação de músicas bem comerciais,  e  embora tenha vendido bem menos que a trilha internacional, também foi marcada pelo sucesso.  Ao ouvir cada música fica impossível não lembrar da trama ou do  personagem que ela embalou.

Iniciei o post com refrão de “A Viagem”, música composta por Aldir Blanc e  Cleberson Horsth,   e  gravada pelo grupo Roupa Nova especialmente para a abertura da trama. A Música é incontestavelmente um dos carros-chefes da trilha.

Outras músicas da trilha também viraram hits quase que imediatamente ao serem tocadas na novela. É o caso de “Quando Chove”  na voz da Patrícia Marx, versão de “Quano Chiove”  do Nelson Motta e Pino Daniele, o tema  que embalou a protagonista Diná, tão  linda e charmosa quanto a personagem imortalizada pela Christiane Torloni.

        “Caminhos de Sol”  foi outra música da trilha que virou hit  durante toda a exibição da novela. O tema foi interpretado pela Banda Yahoo, e depois de “Mordida de Amor” outro tema inesquecível  da banda, que integrou a trilha de Bebêa Bordo (1988), é a que mais nos faz lembrar o enigmático grupo que foi sucesso absoluto durante o final da década de 80 e início de 90. A Música foi tema da personagem Lisa, vivida pela Andréia Beltrão.

        Fernanda Rodrigues, atriz que cresceu diante dos nossos a cada novo trabalho, viveu em A Viagem sua primeira personagem adolescente e brilhou em muitas cenas mostrando toda a rebeldia da personagem,   principalmente contra a mãe Estela, vivida pela Lucinha Lins. Aliás, as duas atrizes eram tão parecidas que jurava que fossem mãe e filha mesmo na vida real.  Em Corpo Dourado, trama do Calmon,  exibida  no horário das sete 4 anos depois de A Viagem, Lucinha Lins foi escolhida para viver a personagem Hilda, que era também  mãe da personagem da Fernanda Rodrigues, exatamente por essa semelhança. Voltando para A Viagem, Bia ganhou como tema de suas aventuras a clássica “Mais Uma de Amor (Geme Geme)” da  Blitz.

        Grandes nomes da MPB integraram  e enriqueceram a trilha nacional da trama: Fábio Jr regravou “Esqueça (Forget Him)” ,  imortalizada na voz do Roberto Carlos, especialmente para a novela para ser o tema da Estela, a irmã de Diná,  vivida pela Lucinha Lins como já disse; à  Fafá de Belém coube o tema do protagonista Otávio Jordão, vivido pelo Antônio Fagundes, a romântica “Poeira de Estrelas”  e Lulu Santos embalou o personagem Tato, do ator Felipe Martins com a música “Febre”.

        Zeca e Naná, personagens do saudoso Irving São Paulo e Keila Bueno,  formavam um dos casais que cativaram o público. Eram personagens pequenos, mas que  cresceram no decorrer da novela. A Dupla ganhou como tema uma das músicas mais bonitas da trilha “Meu Grande Amor” numa interpretação impecável do Renato Terra. A novela foi a  única  da curta carreira  da Keila Bueno, que hoje aos 46 anos é bailarina de formação e mora fora do Brasil. O Sucesso da personagem foi tamanho que sempre que  a trama é reprisada ela  é procurada para dar reportagens do tipo “Por Onde Anda?” relembrando a Naná.

        Curiosamente Rita de Cássia, compositora famosa aqui no Ceará de  clássicos do Forró, integrou a trilha de A Viagem  com a romântica “Seja Lá como For”, tema da ainda mais romântica Carmen, personagem da Suzy Rêgo. Na trama ela se “enfeiava” por medo de perder o emprego. Carmen era atendente da loja de Diná, e sabia dos ciúmes que ela tinha do marido Téo (Maurício Mattar).

        Mauro, o personagem do Eduardo Galvão, era sócio do Téo em um  escritório de publicidade  e vivia sobre a sombra do amigo que tinha mais jogo de cintura com os clientes e as mulheres. Para acompanhar seu dilema nada mais sugestivo do que “Melodrama” na voz do Toni Platão. Já seu amigo Téo, o personagem do Maurício Mattar, no início da trama vivia sobre guarda cerrada de Diná, mas no decorrer   encontrou o amor sereno nos braços da Lisa. Acompanhando essa trajetória do personagem a música “Ter mais que um Coração” na voz do Artur Maia foi seu tema.

        Dois outros grandes nomes do cenário musical brasileiro abrilhantaram a trama: Milton Nascimento com “Beijo Partido”,  tema do casal Raul e Andrezza, vividos pelo Miguel Falabella e Thais de Campos,  e ZecaPagodinho com “Cada um no Seu Cada Um” , num dueto com Ivan Milanes embalou a hilária Cininha, personagem da saudosa Nair Belo.

        A trilha era completada por “Ilha de Mel” na voz da Leila Monjardim, tema da Regina, personagem da Mara Carvalho e “Paisagem” , a única música instrumental da trilha executada pela banda BR 3.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Um sucesso digno de aplausos e muitos prêmios, eu simplesmente amei e considero uma das melhores produções da Globo em contemporaneidade em aspectos de fotografia, cenário, efeitos especiais...Belo trabalho para todos os que participaram da trama que fora sucesso com Eva Wilma e grande elenco em 1975.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil