Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Sete Pecados (2007)


        O e10blog não reserva a seção “Novelas Inesquecíveis” apenas para as tramas que foram sucesso de audiência, público ou crítica, a seção também reverência tramas que por um problema ou outro ficaram devendo e mesmo sendo de autores com sucessos consagrados, acabaram não se tornando mais um grande sucesso em seus currículos.
        Sete Pecados, trama do autor Walcyr Carrasco que fez 10 anos no mês passado,   é um desses casos. Era a primeira trama do autor no horário das sete, depois da consagração no horário das seis  com O Cravo e Rosa (2001), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005), e devidos à vários fatores o autor não foi feliz em sua primeira experiência no novo horário.
        O Autor buscou inspiração para a trama na obra  prima de  Dante Alighieri, A Divina Comédia , que cita os sete pecados capitais retratados na trama. Porém esses “Sete Pecados” logo foram abandonando a trama no decorrer dos capítulos quando o público também começou a desaparecer.

        Sete Pecados tinha uma produção caprichada, como poucas do horário das sete, mas infelizmente vários pontos contribuíram para o desinteresse do público, como a trama inconsistente, situações  já vista em várias outras tramas do autor, e a falta de química dos protagonistas Giovanna Antonelli , Reynaldo Gianecchinni e Priscila Fantin. Mas sem dúvidas, o numeroso elenco  que   deixou personagens sem nenhum peso na trama,  foi a gota d´agua  para o enfraquecimento total da novela.
        Ao perceber esses erros, o autor foi adaptando a obra e excluindo alguns personagens e até núcleos por completo, centrou os pecados capitais apenas na trama central realmente.

        A Novela contava a história de Beatriz (Priscila Fantin) é uma jovem mimada, rica e cheia de vontades, cuja vida é uma eterna busca de prazer. Conhece Dante (Reynaldo Gianechinni), um taxista, que é um homem simples, reto, ético. Em um momento de crise ele lhe oferece o que ela nunca tem: ajuda espontânea e desinteressada. Ela resolve conquistá-lo. Para sua surpresa, ele não cai a seus pés. Ferida em seu orgulho, Beatriz não quer reconhecer que se apaixonou. Decide conquistar Dante dizendo que só fará isso para lhe dar um pontapé. Mas apaixonou-se perdidamente pelo único homem que não a quis.
Beatriz decide fazer tudo para conquistá-lo. Está decidida a oferecer sua alma imortal. Cai nas mãos de um guru, Barão (Ailton Graça), ligado a uma sociedade secreta, dirigida por uma misteriosa mulher, Ágatha (Cláudia Raia). Beatriz oferece sua alma para ter esse homem. Mas o guru diz que se quiser o amor de Dante, ela tem que transformá-lo. Fazer com que ele escolha um outro caminho na vida. Dante é um homem especial, de coração puro, honesto. E para mudar, Dante deverá praticar os Sete Pecados, pois um pecado leva a outro. Só assim ele deixará seus princípios éticos e abandonará a esposa, Clarice (Giovanna Antonelli), e os filhos por uma paixão. Mas no processo, Beatriz se transformará, descobrindo suas próprias qualidades para ajudar Dante, cada vez que ela mesma o colocar em alguma confusão.
Mas os membros da Sociedade Secreta têm um objetivo misterioso. De fato, o pai de Beatriz, um milionário, desapareceu num acidente de jatinho deixando toda a fortuna nas mãos da única filha reconhecida. E a misteriosa Ágatha pretende botar as mãos nessa fortuna. Para isso quer manipular Beatriz de todas as maneiras, e a paixão desenfreada dela por Dante parece a melhor maneira de conseguir o que quer.

Além dos problemas na história da trama, Walcyr Carrasco teve que enfrentar outros percalços com alguns dos nomes do numeroso elenco. O Ápice desse caos foi a saída da ClaudiaRaia da trama. A atriz vivia uma das principais personagens, a vilã Ágatha que representava a inveja dentro na história. Com rumores de que Cláudia não estava satisfeita com o rumo da personagem,   e depois que Walcyr não gostava dos cacos e improvisos que a atriz fazia no texto, decidiu-se eliminar Ágatha,  que foi vítima de uma bomba que ela recebeu numa caixa endereçada a Clarice, a personagem da Giovanna Antonelli.  A Solução criada para a saída de Claudia, acabou virando um bom entrecho para Sete Pecados. Afinal quem mandara a caixa bombástica para Clarice?
Maria Zilda Bethlem (a Cintia) e Ailton Graça ( O Barão ) foram outros atores que se desagradaram com o rumo de seus personagens na novela. Maria Zilda pediu para sair quando viu que a história da sua personagem não acontecia,  e Ailton Graça , viu seu Barão , simplesmente sumir do dia para a noite, sem nenhuma explicação. Apenas no último capítulo foi revelado que o Barão havia sido assassinado por Carla (Mel Lisboa)
Houveram especulações também de que Reynaldo Gianecchini também não estava feliz com o rumo do seu personagem, mas não passou disso.
Apesar de considerada uma novela fraca, Sete Pecados teve 208 capítulos e quando apresentada no Vale a Pena Ver de Novo, esses capítulos foram condensados em apenas 83, também devido à baixa audiência da trama no horário.
Sete Pecados foi a primeira novela a abordar o drama de jovens que já nasceram com HIV. Gina (Carla Diaz) era portadora do vírus, e sofria preconceito na escola.  A novela ainda abordou o alcoolismo através da personagem Valéria (Sofia Torres).

Nas tramas paralelas de Sete Pecados chamou atenção a história da professora jovem e idealista Miriam (Gabriela Duarte), que decide transformar uma caótica escola pública ao assumir o posto de diretora da instituição. Para motivar os alunos e mudar a dinâmica da escola, Miriam conta com a ajuda da inspetora Raquel (Maria Carol). Ali também trabalham Maura (Maria Regina), Lineu (Ary França), Eliete (Marisol Ribeiro) e Vicente (Marcello Novaes), com quem Miriam inicia um romance. Vicente hostiliza Miriam no início da trama mas, com o tempo, apaixona-se por ela. O romance dos dois é boicotado por Simone (Samara Felippo), ex-cunhada de Vicente, capaz de qualquer coisa para ficar a seu lado. Nos capítulos finais, Simone sofre um acidente de carro e fica paraplégica, o que aumenta sua revolta. Ela tem um final trágico: depois de tentar matar Miriam, cai de uma escada e morre.

O Romance da terceira idade vivido Romeu e Juju, personagens do Ary Fontoura e NiceteBruno; assim como o conturbado romance entre Régis e Elvira, personagens do Malvino Salvador e Nívea Stelmann, cheio de idas e vindas, chamaram atenção na trama.

No núcleo do humor escrachado,  que não pode faltar em tramas do Walcyr Carrasco, Elizabeth Savalla na pele da Rebeca foi o destaque absoluto. Na trama,  ela fazia a mãe da protagonista Beatriz e gastava rios de dinheiro.  Obcecada com a beleza, ela é a representação exacerbada de até onde uma mulher pode ir por vaidade. Vive atrás das últimas novidades em cosméticos e alternativas para ficar mais jovem. Muitas vezes, acaba com a pele queimada, sem conseguir falar ou abrir os olhos devido aos inúmeros tratamentos que faz.
        Sete pecados marcou a estreia em novelas dos atores Rafael Zulu, Rosanne Mulholland, Amanda Azevedo, Ricardo Duque, Carina Porto e Leilah Moreno.
        Como o próprio autor afirmou em entrevistas depois do seu término, Sete Pecados foi uma trama muito prejudicada por seu elenco inchado, o que fez com  que as tramas de alguns personagens fossem esquecidas ou diminuídas, o que irritou  seus interpretes e refletia no resultado final da novela. Curiosamente cerca de um ano depois, o autor voltou ao mesmo horário com uma trama que tinha as mesmas características de  elenco inchado  e repetições de situações corriqueiras em suas novelas, porém Caras e Bocas (2009) foi marcada pelo sucesso e é considerada uma das melhores do horário dos anos 2000.
        Os sete pecados capitais não trouxeram bons fluídos para o autor, digamos que ele pecou ao escolhe-los como pano de  fundo!
Ficha Técnica:
Novela do Autor Walcyr Carrasco
Direção Geral : Fred Mayrink, Pedro Vasconcellos e Marcelo Zambelli
Elenco:
PRISCILA FANTIN – Beatriz
REYNALDO GIANECCHINI – Dante
GIOVANNA ANTONELLI – Clarice
PAULO BETTI – Flávio
CLÁUDIA RAIA – Ágatha
CLÁUDIA JIMENEZ – Custódia
ELIZABETH SAVALA – Rebeca
ARY FONTOURA – Romeu
NICETTE BRUNO – Juju
RODRIGO PHAVANELLO – Adriano
ROSAMARIA MURTINHO – Otília
GABRIELA DUARTE – Miriam
MARCELLO NOVAES – Vicente
MALVINO SALVADOR – Régis Ninja
NÍVEA STELMANN – Elvira
AÍLTON GRAÇA – Barão
SIDNEY SAMPAIO – Pedro
SAMARA FELIPPO – Simone
MARCELO MÉDICI – Antero / Zizi / Chong Xing / Tião
MEL LISBOA – Carla
ERIK MARMO – Gabriel
MÁRCIA CABRITA – Eudóxia
JUAN ALBA – Rodolfo
ROBERTO BATAGLIN – Teobaldo
SUELY FRANCO – Agripina
DUDA NAGLE – Ariel
MARISOL RIBEIRO – Eliete
MAX FERCONDINI – Aquiles
THALMA DE FREITAS – Berenice
RENATA CASTRO BARBOSA – Adalgisa
RICARDO DUQUE – Marcelo
MARCELO BARROS – Azucrim
MARCO ANTÔNIO GIMENEZ – Vitor
ROSANE MULHOLLAND – Daniela
ISABEL FILLARDIS – Fátima
ILYA SÃO PAULO – Elias
ROSANE GOFMAN – Néia
ZÉ VICTOR CASTIEL – Perseu
VALÉRIA SÂNDALO – Minerva
WAGNER SANTISTEBAN – Ulisses
CARINA PORTO – Irene
RAFAEL ZULU – Leonardo
RAFAEL CALOMENI – Hércules
KAYKY BRITO – Xongas
CECÍLIA DASSI – Estela
MARIA REGINA – Maura
ARY FRANÇA – Lineu
JOHN HERBERT – Schmidt
CARLOS CASAGRANDE – Amadeu
SÉRGIO FONTA – Delegado Renato
FLÁVIO MIGLIACCIO – Nino
MALU VALLE – Palma
LÍGIA CORTEZ – Amélia
LEILAH MORENO – Nalah
ILVA NIÑO – Marli
ABRAHÃO FARC – Silas
HILDA REBELLO – Corina
DARLAN CUNHA – Sandro
CARLA DIAZ – Gina
RAFAEL CIANI – Danilo
JÚLIA RUIZ – Márcia
BRUNO PEREIRA – Edu
HENRIQUE PAGNONCELLI – Reginaldo
BRUNO KIMURA – Shiro San
LENA ROQUE – Dóris
as crianças
AMANDA AZEVEDO – Benta
MARINA RUY BARBOSA – Isabel
TIAGO SALOMONE – Laerte
DANIELLE ROBLES – Dilma
GUSTAVO SANTOS – Ciro
GABRIEL MOURA – Moa
e
ADA CHASELIOV – namorada de Marcelo
ALEXANDRO MALVÃO – Maciel (motorista de Beatriz)
ANA LÚCIA TORRE – Guilhermina (anjo que desce à Terra para supervisionar o trabalho dos querubins)
ANA PAULA BOUZAS – presidiária na cadeia onde Beatriz é presa
ANA TEREZA – Valdirene (comparsa de Antônia)
ANDRÉ DELUCCA – Carlão (seqüestrador de Otília)
ANDRÉ SANTINHO – Fred
ÂNGELA LEAL – Edith (apresentadora do concurso de doces onde Clarice é vencedora)
ANTÔNIO FRAGOSO – fiscal que confisca os bens da casa da Otília
BETTY ERTHAL – baronesa tia da princesa russa Maria Gandara
BRUNO GIORDANO – Anderson (pai de Simone)
CÁSSIO PANDOLFI – médico
CLARISSE DERZIÊ LUZ – mãe de Xongas
CRISTIANA OLIVEIRA – Margareth
DON CHAGAS – Don (informante da polícia na cadeia)
EDYR DUQUI – vendedora de barraquinhas da escola
EMILIANO RUSCHEL – Dorival (amigo de Régis, campeão de atletismo)
FÁTIMA FREIRE – juíza no caso da guarda de Benta
FRANCISCO FORTES – Juca (lutador da academia de Régis)
GASPAR FILHO – Ed Tavares
GENÉZIO DE BARROS – médico responsável pelo asilo onde Juju foi internada
GUILHERME PIVA – Joilson
HÉLIO RIBEIRO – advogado de Vicente
ÍRIS NASCIMENTO – Antônia (tia de Benta)
JAIME LEIBOVITCH – anjo professor que instrui os anjos sobre os sete pecados
JOSIE ANTELLO – confirma com Beatriz os detalhes da abertura da Naraka
JULIANA POGGI – Janaína (merendeira na escola)
JÚLIO BRAGA – chefe de Schmidt
LUCAS DOMSO – Pepe (lutador da academia de Régis)
LUCIANA RIGUEIRA – Cris (professora de Benta)
LUMA ANTUNES – aluna amiga de Márcia
LUPE GIGLIOTTI – Nair (companheira de Juju no asilo)
MARCELA DINIZ
MARIA CAROLINA – Raquel (inspetora na escola)
MARIA CLARA ZINCONE
MARIA CRISTINA GATTI – presidiária na cadeia onde Beatriz é presa
MARIA ZILDA BETHLEM – Cíntia (irmã de Amélia, cria sozinha o pequeno Moa)
MÁRIO CARDOSO – advogado de Dante que vai à casa de Clarice pedir a guarda dos filhos
MÁRIO GOMES – Amadeu
MAURÍCIO BRANCO – novo decorador da Naraka nos primeiros capítulos
MICHEL MAX – Bob (lutador da academia de Régis)
MURILO GROSSI
NARJARA TURETTA – médica na última semana da novela
ODILON WAGNER – Anselmo (marido de Rebeca)
PIETRO MÁRIO – Eurípedes (especialista em línguas antigas)
RAFAEL PRIMO – Sérgio (advogado de Dante)
RAFAEL RAPOSO – Peninha
RANGEL DE OLIVEIRA – Tito
RÔMULO MEDEIROS – policial
RONAN HORTA – Nico (lutador da academia de Régis)
RÔ SANTANNA – Zilda (presidiária que tenta matar Beatriz na cadeia)
RÚBENS CARIBÉ – decorador da Naraka no 1º capítulo
SABRINA DE SOUZA – aluna
SABRINA ROSA – Verônica (mãe de Benta)
SANDRA PÊRA – carcereira da prisão para onde vai Beatriz
SILVIO POZATTO – médico que tratou de Romeu / milionário paulista que compra a menina Helena com o intuito de adotá-la
SIMONE SOARES – cliente de Clarice
SUSANA WERNER – amiga de Elvira
VICTOR PECORARO – dono de site de vídeos
VINÍCIUS MANNE – treinador de boxe de Régis
VIRGÍNIA LANE – ex-vedete amiga de Corina
VIVIANE NETTO
WANDA GRANDI – Tamiris
WILSON RABELO – Jair (taxista amigo de Dante)
Maria Gandara – princesa russa que tenta dar o golpe em Rodolfo

Exibição: 18 de Junho de 2007 à 15 de Fevereiro de 2008
Capítulos: 208
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil