Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Motivos para não perder a reprise de “Baila Comigo” no Viva



        Mais um clássico inesquecível da nossa teledramaturgia está de volta a partir deste mês  graças ao Canal Viva.
Baila Comigo, do autor Manoel Carlos, um dos títulos mais pedidos desde a estreia do Canal,  reestreia no próximo dia 20  substituindo  Sinhá Moça na faixa das 14:30h e reprise à 01:15h.
    A novela é a primeira solo do Manoel Carlos , onde o autor apresentou sua primeira Helena, imortalizada  pela  interpretação irretocável da saudosa Lílian Lemmertz e deu um novo status a carreira de Tony Ramos  que viveu os gêmeos protagonistas Quizinho e João Victor.
    Esses e outros motivos,  que veremos abaixo, fazem de Baila Comigo uma trama impossível de perder:

Primeira trama solo do autor Manoel Carlos

        Baila Comigo é a primeira novela solo do Manoel Carlos no horário nobre da Globo. O Autor que já tinha se firmado com muitas adaptações de sucesso no horário das seis, como   Maria, Maria (1979) e  A Sucessora (1979), ganhou a  credencial para o horário nobre  como o  destaque na trama de Água Viva (1980) em parceria com  Gilberto Braga um ano antes, e dada às devidas proporções, Baila Comigo bebeu muito da fonte de Água Viva, em destaque para estética e o estilo solar de ambas as tramas. Com Baila Comigo , o autor deu início a uma série de novelas que abordaram o sacrifício de uma mãe em busca da felicidade de seus filhos, tema recorrente em todas as  tramas seguintes do Maneco, regadas a muito realismo e crônicas do cotidiano, tendo sempre a figura da mulher como a principal força da história.
        Segundo Manoel Carlos, a inspiração para a trama surgiu da notícia publicada em jornais, de um filho  legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida da história.

Lilian Lemmertz, como a primeira Helena do autor

        A saudosa Lílian Lemmertz deu vida a primeira Helena do autor. A personagem batizada com esse nome  passou a ser a protagonista  de todas as outras tramas do Manoel Carlos. Lílian Lemmertz  foi aclamada pelo público e pela crítica pela interpretação crível  e sofrida da Helena, que passou por muitos momentos memoráveis dentro de Baila Comigo. Sem dúvidas um dos melhores personagens defendidos por essa grande atriz.
        Manoel Carlos idealizou a  Helena  sabendo que Fernanda Montenegro viveria sua primeira Helena, porém a direção preferiu escalar Lilian Lemmertz para o papel, e o autor acabou criando uma personagem especialmente para Fernandona. A Atriz acabou saindo antes do término da  trama para entrar no elenco de Brilhante (1981), do Gilberto Braga,  que sucedeu Baila Comigo.
        As outras Helenas do Maneco:
·        Maitê Proença em Felicidade (1991);
·        ReginaDuarte em História de Amor (1995)
·        Regina Duarte em Por Amor (1997)
·        Vera Fischer em Laços de Família (2000)
·        ChristianeTorloni em Mulheres Apaixonadas (2003)
·        Regina Duarte em Páginas da Vida (2006)
·        Taís Araújo em Viver a Vida (2009)
Na trama de Em Família (2014), última novela do autor até então, ele homenageou Lilian Lemmertz  através da sua filha Júlia Lemmertz, ao escala-la  para viver a Helena da trama.

Tony Ramos e os gêmeos Quinzinho e João Victor

        Tony Ramos já vinha numa crescente de bons personagens quando ganhou de vez o público e a crítica pela interpretação dos gêmeos protagonistas Quinzinho e João Victor. O Ator tinha uma tarefa muito difícil, interpretar os dois papéis gêmeos utilizando apenas de recursos técnicos de voz, postura corporal e respiração, e conseguiu imprimir para o telespectador as diferentes personalidades entre os irmãos. Inesquecível   a cena   do primeiro encontro dos gêmeos. Foi exigido muito da produção e de Tony Ramos para dar a maior veracidade possível  de que eles estavam realmente frente a frente.  

A Garota voluntariosa – Outro personagem marcante nas tramas do autor

        Outra personagem característica nas tramas do Maneco é a garota voluntariosa, sem papas na língua, inconveniente , inconsequente, mimada ou egoísta, fazendo as vezes de vilã.  O Autor inicia esse perfil de personagem também em Baila Comigo, com a Mira Maia, vivida pela Lídia Brondi.
        A Mira foi em Baila Comigo o que a Joyce (Carla Marins) foi em História de Amor (1995); a Laura (VivianePasmanter)  em Por Amor (1997); a Íris (Déborah Secco) em Laços de Família (2000); a Dóris (Regiane Alves) em Mulheres Apaixonadas (2003), a Izabel (Adriana Birolli) em Viver a Vida (2009) e a Luiza (Bruna Marquezine) em Em Família (2014).

Betty Faria como  Joana Lobato

        A Bela Joana Lobato, interpretada pela não menos bela Betty Faria, não tinha uma maior função dentro de Baila Comigo, a não ser difundir a dança moderna que era usada como pano de fundo da trama. A novela vinha no rastro do filme Fama, de Alan Parker (1980), e em consequência, a moda dos bailarinos do filme se popularizou no Brasil por meio da novela, com polainas de lã e collants usados  pela Betty e os dançarinos da trama.

A história de amor entre Otto (Milton Gonçalves)  e Letícia (Beatriz Lyra)
        O preconceito racial  foi abordado através da história de amor entre o negro Otto (Milton Gonçalves)  e a branca Letícia (Beatriz Lyra).  O Entrecho criou polêmicas após a exibição da cena de beijo entre os dois personagens. A atriz chegou a ser hostilizada na rua.  

O público mudou o rumo da história

        A Empatia do público ao personagem  Plínio, vivido pelo Fernando Torres, mudou o rumo da história. Guilherme Fonseca, personagem do Cláudio Cavalcanti, foi desenvolvido de forma diferente da sinopse original e  do que fora proposto ao ator. Conforme inicialmente planejado, Guilherme se aliaria a vilã Marta (Tereza Rachel) em um vingança pessoal contra Quim (Raul Cortez), já que este abandonaria a mulher para unir-se a Helena, que ficaria viúva de Plínio. Porém o público protestou contra a morte do personagem, um dos mais queridos da trama, e o autor teve que ajustar  a história e manteve o Plínio até o final, fazendo com que Guilherme perdesse função  na história.

O Batismo da novela
        Baila Comigo foi batizada por causa da música homônima de  Rita Lee e Roberto de Carvalho, do disco dela de 1980. Porém a gravação suave  da Rita não serviu para ilustrar a abertura, na qual o bailarino Lennie Dale (Um dos fundadores do Dzi Croquettes), comandava uma ágil coreografia. A Solução para manter  a música e o titulo da novela, foi encomendar aos arrajadores Robson Jorge e Lincoln Olivetti uma versão instrumental e mais frenética, com uma base eletrônica, que casou perfeitamente com a abertura.

Estreia de Lilian Lemmertz, Fernando Torres e Fernanda Montenegro na Globo

        Baila Comigo marcou a estreia em novelas da Globo de três grandes nomes da teledramaturgia: Lilian Lemmertz, que veio de grandes papeis na Excelsior e Rede Bandeirantes; Fernanda Montenegro e Fernando Torres como ator, já que  ele  havia trabalhado como  diretor na emissora na década de 70.

A Censura em “Baila Comigo
        Manoel Carlos declarou em entrevista que sofreu com a censura em Baila Comigo. Os censores cortaram o relacionamento dos personagens interpretados por Raul Cortez e Fernanda Montenegro, absolutamente necessário ao seguimento da história. Também impediu o tiro levado pelo personagem do Carlos Zara. Deixa que um marido seja enganado,  mas corta sua vingança,  obrigando  o autor deixar um furo no roteiro.  Coisas da censura!!
Outros Post´s relacionados: 
Novelas Inesquecíves - Baila Comigo (1981) 

Trilha Sonora Eterna - Baila Comigo (1981) 

Trilha Sonora Eterna - Baila Comigo Internacional (1981)

Homenagem e10blog - Manoel Carlos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil