Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Chocolate com Pimenta (2003)


Clássico do Walcyr Carrasco no estilo comédia romântica com uma mescla de fatores que contribuíram para o seu sucesso completa 15 anos
       

Protagonizada por Mariana Ximenes e Murilo BenícioChocolate com Pimenta  teve sua trama principal inspirada  na opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehár e na peça A Visita da Velha Senhora, de Durrenmatt (que por sua vez, inspirou outras novelas, como Os Inocentes (1974),  Cavalo de Aço (1973) e Fera Radical (1988).
        Chocolate com Pimenta teve a maior audiência do horário das seis até então, superando inclusive o grande sucesso que foi O Cravo e a Rosa (2000), também do Walcyr Carrasco, e ambientada na mesma época.


        O estilo comédia romântica, a soma do humor com o romance, foi o grande trunfo de Chocolate com Pimenta, que somada a química dos protagonistas Mariana Ximenes e Murilo Benício, o duelo da mocinha com a vilã, interpretado por duas belas e talentosas atrizes que seguraram suas personagens magistralmente (Mariana de novo, e Priscila Fantin, respectivamente), Veteranos de renome em papéis de vilões farsescos e  cômicos, a minuciosa reconstituição de época, ótimos núcleos paralelos e a direção  cirúrgica para o humor,  do Jorge Fernando,  formavam o esqueleto do sucesso da trama, que revestido pelo texto pontual do Walcyr  não tinha como não ser sucesso.

        A trama se inicia em 1922, com a jovem Ana Francisca (Mariana Ximenes), quando esta perde seu pai, assassinado por grileiros no interior do sul do país, e vai morar em Ventura com um ramo da família que ela não conhece: a avó Carmem (Laura Cardoso), a verdureira da cidade, o tio Margarido (Osmar Prado), seus primos Timóteo (Marcelo Novaes) e Márcia (Drica Moraes) e a “agregada” Dália (Carla Daniel), no pobre, porém acolhedor, sítio da família.
Para ajudar em casa, Ana trabalha como faxineira na fábrica de chocolates Bombom, de Ludovico Canto e Mello (Ary Fontoura), que domina toda a economia da região. Ludovico fundou a empresa mas não a administra, pois mora em Buenos Aires, onde cuida de sua saúde delicada. A fábrica é dirigida por sua irmã mais nova, a astuta e inescrupulosa Jezebel (Elizabeth Savalla), que aplica frequentes desfalques nos negócios e vive como uma rainha em Ventura.
Numa visita à sua fábrica, Ludovico, precisando trocar de roupa, só consegue um uniforme de operário para vestir. No banheiro, ele encontra Ana Francisca, que está fazendo faxina. Ela o toma por um reles carregador da fábrica. Já Ludovico, que se diverte com a situação, mantém a farsa.

Ana estuda no colégio local como todos os jovens de Ventura, graças à vontade ferrenha de sua avó que não admite deixar a neta parar de estudar. Apesar de bonita, é uma espécie “patinho feio”, com seus vestidos pobres, penteados antiquados e óculos quebrados. Mesmo assim, a tímida Aninha chama a atenção de Danilo (Murilo Benício) , o rapaz mais bonito do colégio. Acontece que Danilo é a grande paixão de Olga (Priscila Fantin)  – a bela e mimada filha do delegado Terêncio (Ernani Moraes) – que não mede esforços para fisgar o bom partido. Mas acontece algo que foge ao controle de Olga: Danilo se apaixona por Ana. Mas Olga não desiste e com a ajuda de Bárbara (Lília Cabral), primeira-dama de Ventura e tia de Danilo, arma uma humilhação para Ana Francisca. Num baile do colégio, um balde cheio de um líquido grosso e verde cai sobre Aninha, que passa a ser motivo de piada para a cidade. Enquanto todos se divertem com a situação, Ana foge de Danilo culpando-o do acontecido e nem lhe revela que está grávida dele.
Vendo o desespero e o sofrimento de Aninha, Ludovico se comove e resolve revelar sua verdadeira identidade. Casa-se com ela para dar um nome à criança e a leva para Buenos Aires, onde Ana Francisca começa uma vida nova. Recebe aulas de etiqueta, dança e música, corta seu cabelo à última moda, ganha de Ludovico vestidos finos, jóias e peles e se transforma em uma linda mulher.

Ana Francisca volta a Ventura sete anos depois de sua partida mais bela do que nunca, agora como uma rica senhora, acionista majoritária da fábrica de chocolate, e disposta a se vingar de todos aqueles que um dia a fizeram sofrer.

Um dos destaques de Chocolate com Pimenta foi seu núcleo caipira, a família buscapé da história, com destaque para Drica Moraes como  a Márcia, que vivia gritando aos quatro cantos que era uma mulher chique – seu bordão “Sou chique beeem!” foi repetido por meses em todo o Brasil.  Laura Cardoso e Osmar Prado brilharam na caracterização dos caipiras Carmem e Margarido. A atriz contou em entrevista que em muitas cenas era  difícil segurar o riso.  Marcelo Novaes  na pele do caipira Timóteo,   caiu no gosto do público e deu um novo status a carreira.
        Inspirados em vilões de desenhos animados, os personagens do Fúlvio Stefanni, Cláudio Correa e Castro e Ernani Moraes, foram outros destaques no humor com seus vilões em tom farsescos.

Chocolate com Pimenta tinha um grande mistério – a menina ou menino , Bernardete, vivido pelo jovem Kayky Brito, era um menino que fora criado pela mãe como uma menina. Na verdade Jezebel, era mãe adotiva de Bernardete, que lhe havia sido dada pela empregada Cândida (Yeda Dantas),  ao saber que a toda poderosa da cidade queria adotar uma menina, depois de ter perdido sua filha de sangue. Com a intenção de dar uma vida melhor ao filho, lhe entrega a patroa sem lhes contar o verdadeiro sexo da criança.  Todos percebiam a estranheza de Bernardete, mas a verdade só veio  à tona às vésperas do casamento desta  por interesse, tudo organizado pela mãe Jezebel. 
        A cena de revelação do sexo de Bernardete deu picos de audiência a trama, com parte do elenco dando uma olhadinha por baixa das saias  da menina e descobrindo que tinha coisa demais ali. Um show de comicidade com a cara de cada um, com a expressão  ao  dar de cara com a revelação.
Curiosamente o entrecho  da menina que era menino quase não  entrou na trama de Chocolate com Pimenta. A Globo achou o assunto pesado para o horário das seis. Porém Walcyr Carrasco bateu o pé e disse que seria  feito de forma a não agredir o telespectador mais “conservador” do horário. E assim o fez.

Elizabeth Savalla  vivia sua segunda personagem seguida do autor em Chocolate com Pimenta, e deu um show com sua vilã cômica, a exuberante Jezebel. A Atriz que já havia brilhado como a Imaculada de A Padroeira (2001), passou a ser figura carimbada nas tramas do autor, um amuleto do Walcyr. Depois de Chocolate com Pimenta, a atriz deu vida à Agnes de Alma Gêmea (2005); a Rebeca de Sete Pecados  (2007); a Socorro de Caras e Bocas (2009); a Minerva de Morde e Assopra (2011); a Márcia de Amor à Vida (2013) e a Cunegundes , Dona Boca de Fumo de Êta Mundo Bom (2016). A atriz ficou de fora apenas de Gabriela (2012), Verdades Secretas (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017).

O tom de humor foi pincelado até no mocinho protagonista, vivido pelo Murilo Benício. Diferentemente de outras tramas cômicas, onde o galã fica lá ileso a comédia, Murilo deu um ótimo tom ao Danilo e brilhou em cenas cômicas que iam desde as fatídicas tortas na cara, até acordar pelado no dia do seu casamento.
Chocolate com Pimenta contou com várias participações especiais,  como o próprio diretor Jorge Fernando, que interpretou um palhaço no circo que chega a cidade  de Ventura; Lucinha Lins e Lauro Góes, que viveram os pais de Danilo; Marcos Frota, o  trapezista do circo, o Morcego Voador, que se apaixona por Bárbara, personagem da Lilia Cabral e os cantores Zezé di Camargo e Luciano,  que viveram um dupla caipira, Casca e Cascudo, que aparecem no sítio da família de Ana Francisca. Dália acaba se apaixonando por Cascudo e foge com a dupla quando esta deixa a cidade.
A Trama foi reapresentada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, em 24 de Julho de 2006 à 26 de Janeiro de 2007 e novamente em 12 de março a 21 de Setembro de 2012, ambas marcadas por uma boa audiência, assim como na apresentação original.

Chocolate com Pimenta  completa 15 anos de sua exibição original este mês,  sendo uma experimento do Walcyr Carrasco que deu muito certo para o horário das seis.  Indicava um bom caminho para lidar com o novo público das horário , mesclado por jovens e mulheres maduras, assim a trama central romântica temperada com enredos paralelos dosado num humor mais ousado , agradava aos dois tipos.  Pitadas de chocolate e pimenta numa história que nos fazia salivar de tão gostosa de assistir.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Walcyr Carrasco
Direção Geral  - Jorge Fernando
Elenco:
MARIANA XIMENES – Ana Francisca (Aninha)
MURILO BENÍCIO – Danilo
ELIZABETH SAVALA – Jezebel
PRISCILA FANTIN – Olga
DRICA MORAES – Márcia
MARCELLO NOVAES – Timóteo
CACO CIOCLER – Miguel
TARCÍSIO FILHO – Sebastian
FÚLVIO STEFANINI – Prefeito Vivaldo
LÍLIA CABRAL – Bárbara
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Conde Klaus Von Burgo
LAURA CARDOSO – Carmem
OSMAR PRADO – Margarido
DENISE DEL VECCHIO – Dona Mocinha
ROSAMARIA MURTINHO – Margot
RODRIGO FARO – Guilherme
SAMARA FELIPPO – Celina
NÍVEA STELMANN – Graça
ANTÔNIO GRASSI – Reginaldo
ÂNGELO PAES LEME – Soldado Peixoto
ERNANI MORAES – Terêncio
TÂNIA BONDEZAN – Marieta
KAYKY BRITO – Bernardete / Bernardo
LUIZA CURVO – Cássia
CARLA DANIEL – Dália
ARY FRANÇA – Epaminondas
ROSANE GOFMAN – Roseli
ANDRÉA AVANCINI – Ivete
GUILHERME PIVA – Dr. Paulo
MARIA MAYA – Lili
ALEXANDRE BARILARI – Beto
VICTOR PECORARO – Maurício
JULIANA ALVES – Selma
SABRINA ROSA – Vera
HILDA REBELLO – Matilde
MÔNICA CARVALHO – Gigi
MARCELO BARROS – Araújo
RICARDO MARTINS – Quincas
RENATO RABELLO – Padre Eurico
YEDA DANTAS – Cândida
VIVIANE PORTO – Inácia
GABRIEL AZEVEDO – Fabrício
BRUNO PEREIRA – Thiago
LUCY MAFRA – Venúsia
RENATO CHOCAIR – Eugênio
FRANCISCO FORTES – Astolfo
LUCIANA BARBOSA – Dona Micaela
ROSINA LOBOSCO – Pureza
KERUSE BONGIOLO – Camélia
as crianças
GUILHERME VIEIRA – Tonico
MARCELA BARROSO – Estelinha
SABRINA DE SOUZA – Darlene
CACÁ BUENO – Elias
LUIZ ANTÔNIO NASCIMENTO – Jóia (Vitor)
SAMUEL MELLO – Beleza (Vinícius)
JEAN FELIPE – Palito
e
ADÉLIA LAZARI – Dona Hortência (florista)
ARMANDO PAIVA – morador de Ventura
ARY FONTOURA – Ludovico Canto e Mello
CARLOS ALBERTO – juiz
CÁSSIA LINHARES – Nádia
CHARLE MYIARA – Juca (pai de Aninha, no 1º capítulo)
CHICO CARVALHO – Detetive Horácio
CLÁUDIA BORIONI – Madre Superiora, no 1º capítulo
DANIEL BARCELOS – joalheiro, pai de Fabrício
ÉLIDA L´ASTORINA – mãe de Fabrício
EMILIANO QUEIRÓZ – médico
FLÁVIO OZÓRIO – comerciante
GUSTAVO OTONI – Meirinho (jurado)
ISAAC BARDAVID – defensor público
JARDEL MELLO – Romão (sócio de Ismênia)
JORGE FERNANDO – Crispim (palhaço)
JOSÉ STEIMBERG – médico que examinou Graça
LAURO GÓES – Leonardo (pai de Danilo)
LUCINHA LINS – Elvira (mãe de Danilo)
MALU VALLE – Ismênia
MARCELLO GONÇALVES – comparsa de Juvenal
MARCO MIRANDA – Ladislau (perito)
MARCOS FROTA – Morcego Voador (trapezista)
MARIA SILVIA – vizinha de Aninha, no 1º capítulo
MÁRIO CARDOSO – Delegado
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – maquinista do trem, no 1º capítulo
MIRIAN PIRES – parteira de Graça
ODILON WAGNER – dono da fábrica de tecidos
PATRÍCIA FRANÇA – Dra. Sofia Mendonça
PAULO REZENDE – Flávio
ROBERTO BOMTEMPO – Juvenal
ROBERTO FROTA – Dr. Eusébio (assessor do secretário de segurança pública)
RÔMULO MEDEIROS – Amadeu (motorista de Jezebel)
SARAH MACIEL – Bernadete (criança)
SÉRGIO FONTA – Mestre Lael
SÔNIA DE PAULA – Dinorá (mulher de Epaminondas)
VICENTE BARCELLOS – vizinho de Aninha, no 1º capítulo
WALNEY COSTA – matou o pai de Aninha, no 1º capítulo
ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO – Cascão e Cascudo
Exibição: 08 de Setembro de 2003 à 08 de Maio de 2004
Capítulos: 209
Veja Também : 
Aberturas Inesquecíveis - Chocolate com Pimenta

Aberturas Inesquecíveis - O Cravo e a Rosa (2000)
Novelas Inesquecíveis - Alma Gêmea (2005) 
Novelas Inesquecíveis - Sete Pecados (2007)
Aberturas Inesquecíveis - Caras e Bocas (2009)
Nossos Autores - Walcyr Carrasco
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...