Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Troféu Domingão – Melhores do Ano - Veja quem são os escolhidos do e10blog



        Saiu a listagem dos indicados ao Troféu Domingão – Melhores do ano de 2018. O prêmio que  está na sua 23ª edição vai premiar os profissionais que se destacaram na tv, esporte e jornalismo na  Globo.
Todo ano como é de praxe,  o Faustão anuncia em seu programa a lista com três dos escolhidos pelo funcionários da Globo e o público decide via internet  o melhor entre eles.
        O Programa da cerimônia de entrega será exibido no dia 09 de dezembro  nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro,  com 45 profissionais da casa convidados.
        O e10blog vai adiantar a votação e elencar quem é o seu preferido de cada categoria:
ATOR DE NOVELA

Emílio Dantas, por Segundo Sol
Sérgio Guizé, por O Outro Lado do Paraíso
Vladimir Brichta, por Segundo Sol
Escolhido do e10blog: Sérgio Guizé
Obs: Esta primeira categoria já me deixou em dúvidas entre o Sérgio Guizé e Vladimir Brichta. Ambos viveram personagens marcantes em suas respectivas tramas, e o Vladimir mesmo sem um protagonista, ganhou esse ar na pele de um vilão baiano inesquecível em Segundo Sol. Mas eu não poderia tirar o mérito do Gael em O Outro Lado do Paraíso. A composição física e psicológica dada pelo Sérgio foi crucial para credibilidade da trama e do contexto  histórico de violência doméstica do personagem.   Taxado  de vilão no início da novela, conseguiu empatia do público  e sua consequente redenção. Ah,  e sobre o Emilio Dantas, ele certamente  só está nesta lista ainda por causa da aura do Rubinho de A Força do Querer, que lhe deu o prêmio do ano passado,  por que o Beto Falcão foi cruel para o currículo do ator.
ATOR DE SÉRIE

Lázaro Ramos,  por Mister Brau
Rodrigo Lombardi, por Carcereiros
Escolhido do e10blog: Rodrigo Lombardi
Obs: Três grandes astros da teledramaturgia atual. Alexandre Nero e Lázaro Ramos dispensam apresentações, mas este ano foi do Rodrigo Lombardi pelo Adriano de Carcereiros por vários motivos. Além da atuação e entrega brilhante, a série  foi uma das primeiras a entrar para o Globoplay  antes de ter previsão de estreia na tv. Parecia que a Globo não apostava na trama.  Carcereiros estreou 8 meses depois de liberado na  plataforma de streaming e foi sucesso absoluto. O Rodrigo substituiu o Domingos Montagner, que estava escalado para viver o personagem quando ocorreu a tragédia,  enquanto  gravava Velho Chico (2016),  certamente foi uma substituição à altura. Isso sem falar que enquanto o Rodrigo  aparecia na pele do Adriano em Carcereiros, ele já estava no ar como o “apagado” Caio de A Força do Querer, o que mostrava ainda mais a fraqueza do personagem criado pela Glória Perez para o ator.

ATRIZ DE SÉRIE

Alice Wegmann,  por Onde Nascem os Fortes
Patrícia Pillar, por Onde Nascem os Fortes
Taís Araújo, por Mister Brau
Escolhido do e10blog: Patrícia Pillar  
Obs: Alice Weigmann e Patrícia Pillar foram sem dúvidas grandes destaques de Onde Nascem os Fortes,  eu escolhi a Patrícia  por seu conjunto da obra. Nos últimos anos a atriz se especializou neste tipo de personagem mais complexa, densa que exigem dela um composição mais detalhada, humana e psicológica. Foram personagens assim também em  Amores Roubados (2014), O Rebu (2014) e Ligações Perigosas (2016).

ATOR COADJUVANTE

Chay Suede, por Segundo Sol
Fabricio Boliveira, por Segundo Sol
Juliano Cazarré, por O Outro Lado do Paraíso
Escolhido do e10blog: Fabrício Boliveira
Obs: Depois de toda a polêmica antes da estreia de Segundo Sol , pela falta de escalação de atores negros, independentemente da cor, Fabrício Boliveira na pele do Roberval, viveu um dos melhores personagens da sua carreira. Era o personagem difícil, vingativo e que poderia cair em uma caricatura. Mas felizmente,   o ator deu um perfil crível ao personagem e o transformou em um dos melhores da trama do João Emanuel Carneiro. Se pudesse escolher 2, daria o prêmio também para o Chay Suede. Com o Ícaro , ele provou que já é  muito mais que um rostinho bonito, já é um dos grandes atores dessa nova geração.

ATRIZ COADJUVANTE

Giovanna Lancellotti, por Segundo Sol
Letícia Colin, por Segundo Sol
Tatá Werneck, por Deus Salve o Rei
Escolhido do e10blog: Letícia Colin
Obs: Não entendi o que a Letícia Colin está fazendo  na categoria de “Coadjuvante”? Ela foi a grande estrela de Segundo Sol, ofuscando a protagonista vivida pela Giovanna Antonelli, por isso merece o prêmio e posto de protagonista da trama.    A Tatá Werneck fez muito por Deus Salve o Rei, uma pena que o roteiro da trama já estava prejudicado e seu esforço acabou passando em vão. A Giovanna Lancellotti com a Rochelle de Segundo Sol teve seus altos e baixos, mas vale  lembrar que a atriz sabe como poucas fazer uma boa coadjuvante – foi assim em  Sol Nascente (2016), Alto Astral (2014)  e Gabriela (2012).

ATOR REVELAÇÃO

Anderson Tomazini, por O Outro Lado do Paraíso
Luis Lobianco, por Segundo Sol
Narcival Rubens, por Segundo Sol
Escolhido do e10blog: Luis Lobianco
Obs: Foi uma estreia em novelas com pé direito. Luis Lobianco tomou de assalto o público com o charme e carisma do Clovinho Falcão. O Ator que já tem uma boa bagagem de humor, tirou de letra  e a dobradinha com a Thalita Carauta foi a gota d´agua para consagrar de vez  o eternamente interprete do “Sal da pele, pele, pele , pele . . .

ATRIZ REVELAÇÃO

Bella Piero, por Outro Lado do Paraíso
Claudia Di Moura, por Segundo Sol
Kelzy Ecard, por Segundo Sol
Escolhido do e10blog: Bella Píero, Claudia di Moura e Kelzt Ecard
Obs: Impossível escolher quem foi a melhor nesta categoria – todas foram irrepreensivelmente perfeitas. Bella  Piero  como a Laura de O Outro Lado do Paraíso foi a estrela da trama na abordagem do tema da abuso sexual doméstico. Na trama, desde criança Laura era assediada e molestada pelo padrasto, o que a deixou com um trauma só revelado anos depois. A Atriz protagonizou cenas sensíveis e densas, mostrando a grande atriz que se formava.  Claudia di Moura e Kelzy Ecard, a Zefa e a Nice respectivamente de Segundo Sol brilharam de uma forma linear. A Cláudia deu a Zefa uma interpretação submissa com detalhes de olhar e expressão que irritava o telespectador essa tão real submissão da personagem. A Kelzy Ecard,  a bondosa Nice foi se transformando no decorrer da história, como é para a maioria das mulheres que casaram cedo com o primeiro namorado e que sempre viveram sob suas ordens. Felizmente nesta reta final de Segundo Sol, ambas as personagens conseguiram se soltar das correntes que as prendiam em situações humilhantes e se mostraram grandes mulheres,  e  suas intérpretes grandes atrizes que não podem mais faltar  à  teledramaturgia.

ATOR/ATRIZ MIRIM

Davi Queiroz, por Segundo Sol
Mel Maia, por Deus Salve o Rei
Vitor Figueiredo, por O Outro Lado do Paraíso
Escolhido do e10blog: Davi Queiroz
Obs: Essa é a categoria mais fraca. A Mel Maia entrou na metade da trama de Deus Salve o Rei ,  e mesmo com uma personagem interessante não teve armas para fazer da Agnes um grande momento da sua carreira. O Vitor Figueiredo, na pele do Tomás de O Outro Lado do Paraíso também não  teve nenhum momento que chamasse atenção. Então eu fiquei com o Baduzinho de Segundo Sol, que com sua graciosidade conquistou a Família Falcão e o público da trama.

COMÉDIA

Eduardo Sterblitch, pelas participações em Amor e Sexo
Marcelo Adnet, por Tá no Ar a Tv na Tv e Enquetes sobre os Presidenciáveis
Welder Rodrigues, pelo Zorra Total e Tá no Ar a Tv na Tv
Escolhido do e10blog: Marcelo Adnet
Obs: Essa categoria não tenho dúvidas também. Esse ano foi do Marcelo Adnet. Se não bastasse tudo que ele fez  no Tá no ar a Tv na Tv, as enquetes de humor sobre os Presidenciáveis já valeria o prêmio.

JORNALISMO

William Bonner – Jornal Nacional
Renata Vasconcellos – Jornal Nacional
Sandra Annenberg – Jornal Hoje
Escolhido do e10blog: Renata Vasconcellos 
Obs: Três  jornalistas consagrados, renomados e respeitados. O William e Sandra já foram agraciados com o Troféu,  e este ano seria ideal para ser a vez da Renata Vasconcellos.  A apresentadora já se firmou de vez à frente da bancada do JN e foi perfeita na transmissão da Copa do Mundo e nas entrevistas com os Presidenciáveis.

CANTOR

Ferrugem
Gusttavo Lima
Luan Santana
Escolhido do e10blog: Luan Santana 
Obs: Não sou fã de nenhum dos três selecionados, mas pelo apelo comercial  e a carreira crescente Luan Santana merece de novo, pelo oitava vez, o Troféu.

CANTORA

Ivete Sangalo
Iza
Escolhido do e10blog: Ivete Sangalo
Obs: Anitta e Ivete Sangalo  são sem dúvidas os dos grandes nomes da MPB e do mundo comercial musical. A Anitta tudo que toca vira ouro e administra sua carreira com perícia de uma cantora de anos de experiência. Mas cá pra nós, cantora mesmo  é a Ivete Sangalo, que além de ser uma grande estrela, ser a  mais bem sucedida cantora que deixou uma banda e seguiu na carreira  solo,  por todo seu conjunto da obra e quase  20 anos de carreira  como cantora solo é a grande merecedora de novo este ano. 

MÚSICA DO ANO

Largado às Traças (Zé Neto e Cristiano)
Meu Abrigo (Melim)
O Sol (Vitor Kley)
Escolhido do e10blog: Meu Abrigo
Obs: Nesta categoria a disputa fica entre “Meu Abrigo” e “O Sol”, realmente essas músicas tocaram praticamente umas 100 vezes por dia desde que foram lançadas. Eu confesso que cada vez que  ligo o rádio do carro tenho certeza que sempre vai está tocando uma delas, e está! Eu gosto das duas,   mas se é para escolher fico então com “Meu Abrigo” pelo conjunto da obra e por ser de uma banda, o que torna ainda mais difícil veicular e se fazer presente no nosso inconsciente.

PERSONAGEM

Adriana Esteves  (Laureta/Segundo Sol)
Fernanda Montenegro (Mercedes/O Outro Lado do Paraíso)
Marieta Severo (Sofia/O Outro Lado do Paraíso)
Escolhido do e10blog:  Adriana Esteves  
Obs: Sobre a personagem do ano não tem o que discutir mesmo. A Laureta foi sem dúvidas a grande personagem desse e de muitos dos próximos anos. Além da caracterização e composição  perfeita da Adriana Esteves, que conseguiu depois de 6 anos viver na tv uma personagem com o mesmo peso que a Carminha de Avenida Brasil (2012), algo que lhe era muito cobrado desde lá. Claro que a Fernanda e Marieta  também fizeram um trabalho impecável em O Outro Lado do Paraíso, mas a Mercedes teve muitos altos e baixos no decorrer da novela e a Sofia prometeu mais do que entregou. Assim dessa lista,  a Laureta é a rainha absoluta consagrando uma personagem única e o trabalho magistral já reconhecido da Adriana.
Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos do Vladimir Brichta
Meus Personagens Favoritos da Patricia Pillar 
Meus Personagens Favoritos da Tais Araujo
No Tema e Na Trilha da Ivete Sangalo
Meus Personagens Favoritos da Fernanda Montenegro
Meus Personagens Favoritos da Marieta Severo 
Aberturas Inesquecíveis - Avenida Brasil (2012)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: divulgação Globo

Comentários

  1. Deveria se chamar "Os melhores das novelas das 21h". Inadmissível jóias como "Orgulho e Paixão" e a série "Sob Pressão" serem completamente esquecidas

    ResponderExcluir
  2. Por mim tirava a Tatá e colocava a Gabriela Duarte, que deu um show em "Orgulho e Paixão". Também tirava o Lázaro (Mister Brau é muito chato, faz favor) e colocava o Júlio Andrade de "Sob Pressão"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Família é Tudo” revela seu principal segredo em meio às polêmicas de assedio

          Nesta semana em Família é Tudo , Daniel Ortiz usou o principal cartucho da trama – Revelou que o ataque ao Lucca (Jayme Matarazzo), que levou Electra   ( Juliana Paiva ) à cadeia por anos, na verdade foi todo   arquitetado   pelo 2   vilões da trama – Hans (Raphael Logam) e Jéssica (Rafa Kalimann), ou seja nada de surpresa.           Na verdade já havia uma   espécie de conspiração nas redes sociais   de que Electra, poderia ser realmente a vilã da trama ao invés da Jéssica, que ela realmente   seria culpada pelo ataque ao namorado, o que daria um viés muito interessante a história,   uma espécie de releitura de A Favorita ( 2008). Com essa revelação tão simples, tão óbvia, o autor queima um dos principais cartuchos de Família é Tudo   e   perde a oportunidade de dar um novo gás na história.         E por falar em Família é Tudo a trama está na boca do povo por outros 2 motivos – O Primeiro deles é – Cadê Arlete Sales Arlete Sales na história ?    De que adiantou ap

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh

“No Rancho Fundo” emociona público com a mudança da Família Leonel para o Hotel São Petesburgo

        A trama do  Mário Teixeira continua sendo a menina dos olhos da Globo . A “continuação” de Mar do Sertão , acertou a fórmula e reconquistou o público que correu de Elas por Elas .   Nesta semana a novela chegou em uma das fases aguardadas, a reviravolta da família Leonel que graças a Tubaína se tornam milionários.         A Cena em que a família sai do rancho rumo ao grande Hotel São Petsburgo, que fechou o capítulo desta sexta(17.05),    emocionou o público com   a junção   da sequencia da novela com o take da abertura que conta a história da família.         É Fato que essa fórmula   de apelo popular, quase folclórico, vem se tornando uma boa saída para ao horário das seis, que sempre   que   investiu   nesse viés viu essas novelas se   transformarem em sucesso,   como foram O Cravo e a Rosa (2000), Êta Mundo Bom   (2016) e a própria Mar do Sertão , ou seja é a simplicidade somada a criatividade provando que nunca sai de moda. Veja Também: No Rancho Fundo null Deb