Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Troféu Domingão – Melhores do Ano - Veja quem são os escolhidos do e10blog



        Saiu a listagem dos indicados ao Troféu Domingão – Melhores do ano de 2018. O prêmio que  está na sua 23ª edição vai premiar os profissionais que se destacaram na tv, esporte e jornalismo na  Globo.
Todo ano como é de praxe,  o Faustão anuncia em seu programa a lista com três dos escolhidos pelo funcionários da Globo e o público decide via internet  o melhor entre eles.
        O Programa da cerimônia de entrega será exibido no dia 09 de dezembro  nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro,  com 45 profissionais da casa convidados.
        O e10blog vai adiantar a votação e elencar quem é o seu preferido de cada categoria:
ATOR DE NOVELA

Emílio Dantas, por Segundo Sol
Sérgio Guizé, por O Outro Lado do Paraíso
Vladimir Brichta, por Segundo Sol
Escolhido do e10blog: Sérgio Guizé
Obs: Esta primeira categoria já me deixou em dúvidas entre o Sérgio Guizé e Vladimir Brichta. Ambos viveram personagens marcantes em suas respectivas tramas, e o Vladimir mesmo sem um protagonista, ganhou esse ar na pele de um vilão baiano inesquecível em Segundo Sol. Mas eu não poderia tirar o mérito do Gael em O Outro Lado do Paraíso. A composição física e psicológica dada pelo Sérgio foi crucial para credibilidade da trama e do contexto  histórico de violência doméstica do personagem.   Taxado  de vilão no início da novela, conseguiu empatia do público  e sua consequente redenção. Ah,  e sobre o Emilio Dantas, ele certamente  só está nesta lista ainda por causa da aura do Rubinho de A Força do Querer, que lhe deu o prêmio do ano passado,  por que o Beto Falcão foi cruel para o currículo do ator.
ATOR DE SÉRIE

Lázaro Ramos,  por Mister Brau
Rodrigo Lombardi, por Carcereiros
Escolhido do e10blog: Rodrigo Lombardi
Obs: Três grandes astros da teledramaturgia atual. Alexandre Nero e Lázaro Ramos dispensam apresentações, mas este ano foi do Rodrigo Lombardi pelo Adriano de Carcereiros por vários motivos. Além da atuação e entrega brilhante, a série  foi uma das primeiras a entrar para o Globoplay  antes de ter previsão de estreia na tv. Parecia que a Globo não apostava na trama.  Carcereiros estreou 8 meses depois de liberado na  plataforma de streaming e foi sucesso absoluto. O Rodrigo substituiu o Domingos Montagner, que estava escalado para viver o personagem quando ocorreu a tragédia,  enquanto  gravava Velho Chico (2016),  certamente foi uma substituição à altura. Isso sem falar que enquanto o Rodrigo  aparecia na pele do Adriano em Carcereiros, ele já estava no ar como o “apagado” Caio de A Força do Querer, o que mostrava ainda mais a fraqueza do personagem criado pela Glória Perez para o ator.

ATRIZ DE SÉRIE

Alice Wegmann,  por Onde Nascem os Fortes
Patrícia Pillar, por Onde Nascem os Fortes
Taís Araújo, por Mister Brau
Escolhido do e10blog: Patrícia Pillar  
Obs: Alice Weigmann e Patrícia Pillar foram sem dúvidas grandes destaques de Onde Nascem os Fortes,  eu escolhi a Patrícia  por seu conjunto da obra. Nos últimos anos a atriz se especializou neste tipo de personagem mais complexa, densa que exigem dela um composição mais detalhada, humana e psicológica. Foram personagens assim também em  Amores Roubados (2014), O Rebu (2014) e Ligações Perigosas (2016).

ATOR COADJUVANTE

Chay Suede, por Segundo Sol
Fabricio Boliveira, por Segundo Sol
Juliano Cazarré, por O Outro Lado do Paraíso
Escolhido do e10blog: Fabrício Boliveira
Obs: Depois de toda a polêmica antes da estreia de Segundo Sol , pela falta de escalação de atores negros, independentemente da cor, Fabrício Boliveira na pele do Roberval, viveu um dos melhores personagens da sua carreira. Era o personagem difícil, vingativo e que poderia cair em uma caricatura. Mas felizmente,   o ator deu um perfil crível ao personagem e o transformou em um dos melhores da trama do João Emanuel Carneiro. Se pudesse escolher 2, daria o prêmio também para o Chay Suede. Com o Ícaro , ele provou que já é  muito mais que um rostinho bonito, já é um dos grandes atores dessa nova geração.

ATRIZ COADJUVANTE

Giovanna Lancellotti, por Segundo Sol
Letícia Colin, por Segundo Sol
Tatá Werneck, por Deus Salve o Rei
Escolhido do e10blog: Letícia Colin
Obs: Não entendi o que a Letícia Colin está fazendo  na categoria de “Coadjuvante”? Ela foi a grande estrela de Segundo Sol, ofuscando a protagonista vivida pela Giovanna Antonelli, por isso merece o prêmio e posto de protagonista da trama.    A Tatá Werneck fez muito por Deus Salve o Rei, uma pena que o roteiro da trama já estava prejudicado e seu esforço acabou passando em vão. A Giovanna Lancellotti com a Rochelle de Segundo Sol teve seus altos e baixos, mas vale  lembrar que a atriz sabe como poucas fazer uma boa coadjuvante – foi assim em  Sol Nascente (2016), Alto Astral (2014)  e Gabriela (2012).

ATOR REVELAÇÃO

Anderson Tomazini, por O Outro Lado do Paraíso
Luis Lobianco, por Segundo Sol
Narcival Rubens, por Segundo Sol
Escolhido do e10blog: Luis Lobianco
Obs: Foi uma estreia em novelas com pé direito. Luis Lobianco tomou de assalto o público com o charme e carisma do Clovinho Falcão. O Ator que já tem uma boa bagagem de humor, tirou de letra  e a dobradinha com a Thalita Carauta foi a gota d´agua para consagrar de vez  o eternamente interprete do “Sal da pele, pele, pele , pele . . .

ATRIZ REVELAÇÃO

Bella Piero, por Outro Lado do Paraíso
Claudia Di Moura, por Segundo Sol
Kelzy Ecard, por Segundo Sol
Escolhido do e10blog: Bella Píero, Claudia di Moura e Kelzt Ecard
Obs: Impossível escolher quem foi a melhor nesta categoria – todas foram irrepreensivelmente perfeitas. Bella  Piero  como a Laura de O Outro Lado do Paraíso foi a estrela da trama na abordagem do tema da abuso sexual doméstico. Na trama, desde criança Laura era assediada e molestada pelo padrasto, o que a deixou com um trauma só revelado anos depois. A Atriz protagonizou cenas sensíveis e densas, mostrando a grande atriz que se formava.  Claudia di Moura e Kelzy Ecard, a Zefa e a Nice respectivamente de Segundo Sol brilharam de uma forma linear. A Cláudia deu a Zefa uma interpretação submissa com detalhes de olhar e expressão que irritava o telespectador essa tão real submissão da personagem. A Kelzy Ecard,  a bondosa Nice foi se transformando no decorrer da história, como é para a maioria das mulheres que casaram cedo com o primeiro namorado e que sempre viveram sob suas ordens. Felizmente nesta reta final de Segundo Sol, ambas as personagens conseguiram se soltar das correntes que as prendiam em situações humilhantes e se mostraram grandes mulheres,  e  suas intérpretes grandes atrizes que não podem mais faltar  à  teledramaturgia.

ATOR/ATRIZ MIRIM

Davi Queiroz, por Segundo Sol
Mel Maia, por Deus Salve o Rei
Vitor Figueiredo, por O Outro Lado do Paraíso
Escolhido do e10blog: Davi Queiroz
Obs: Essa é a categoria mais fraca. A Mel Maia entrou na metade da trama de Deus Salve o Rei ,  e mesmo com uma personagem interessante não teve armas para fazer da Agnes um grande momento da sua carreira. O Vitor Figueiredo, na pele do Tomás de O Outro Lado do Paraíso também não  teve nenhum momento que chamasse atenção. Então eu fiquei com o Baduzinho de Segundo Sol, que com sua graciosidade conquistou a Família Falcão e o público da trama.

COMÉDIA

Eduardo Sterblitch, pelas participações em Amor e Sexo
Marcelo Adnet, por Tá no Ar a Tv na Tv e Enquetes sobre os Presidenciáveis
Welder Rodrigues, pelo Zorra Total e Tá no Ar a Tv na Tv
Escolhido do e10blog: Marcelo Adnet
Obs: Essa categoria não tenho dúvidas também. Esse ano foi do Marcelo Adnet. Se não bastasse tudo que ele fez  no Tá no ar a Tv na Tv, as enquetes de humor sobre os Presidenciáveis já valeria o prêmio.

JORNALISMO

William Bonner – Jornal Nacional
Renata Vasconcellos – Jornal Nacional
Sandra Annenberg – Jornal Hoje
Escolhido do e10blog: Renata Vasconcellos 
Obs: Três  jornalistas consagrados, renomados e respeitados. O William e Sandra já foram agraciados com o Troféu,  e este ano seria ideal para ser a vez da Renata Vasconcellos.  A apresentadora já se firmou de vez à frente da bancada do JN e foi perfeita na transmissão da Copa do Mundo e nas entrevistas com os Presidenciáveis.

CANTOR

Ferrugem
Gusttavo Lima
Luan Santana
Escolhido do e10blog: Luan Santana 
Obs: Não sou fã de nenhum dos três selecionados, mas pelo apelo comercial  e a carreira crescente Luan Santana merece de novo, pelo oitava vez, o Troféu.

CANTORA

Ivete Sangalo
Iza
Escolhido do e10blog: Ivete Sangalo
Obs: Anitta e Ivete Sangalo  são sem dúvidas os dos grandes nomes da MPB e do mundo comercial musical. A Anitta tudo que toca vira ouro e administra sua carreira com perícia de uma cantora de anos de experiência. Mas cá pra nós, cantora mesmo  é a Ivete Sangalo, que além de ser uma grande estrela, ser a  mais bem sucedida cantora que deixou uma banda e seguiu na carreira  solo,  por todo seu conjunto da obra e quase  20 anos de carreira  como cantora solo é a grande merecedora de novo este ano. 

MÚSICA DO ANO

Largado às Traças (Zé Neto e Cristiano)
Meu Abrigo (Melim)
O Sol (Vitor Kley)
Escolhido do e10blog: Meu Abrigo
Obs: Nesta categoria a disputa fica entre “Meu Abrigo” e “O Sol”, realmente essas músicas tocaram praticamente umas 100 vezes por dia desde que foram lançadas. Eu confesso que cada vez que  ligo o rádio do carro tenho certeza que sempre vai está tocando uma delas, e está! Eu gosto das duas,   mas se é para escolher fico então com “Meu Abrigo” pelo conjunto da obra e por ser de uma banda, o que torna ainda mais difícil veicular e se fazer presente no nosso inconsciente.

PERSONAGEM

Adriana Esteves  (Laureta/Segundo Sol)
Fernanda Montenegro (Mercedes/O Outro Lado do Paraíso)
Marieta Severo (Sofia/O Outro Lado do Paraíso)
Escolhido do e10blog:  Adriana Esteves  
Obs: Sobre a personagem do ano não tem o que discutir mesmo. A Laureta foi sem dúvidas a grande personagem desse e de muitos dos próximos anos. Além da caracterização e composição  perfeita da Adriana Esteves, que conseguiu depois de 6 anos viver na tv uma personagem com o mesmo peso que a Carminha de Avenida Brasil (2012), algo que lhe era muito cobrado desde lá. Claro que a Fernanda e Marieta  também fizeram um trabalho impecável em O Outro Lado do Paraíso, mas a Mercedes teve muitos altos e baixos no decorrer da novela e a Sofia prometeu mais do que entregou. Assim dessa lista,  a Laureta é a rainha absoluta consagrando uma personagem única e o trabalho magistral já reconhecido da Adriana.
Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos do Vladimir Brichta
Meus Personagens Favoritos da Patricia Pillar 
Meus Personagens Favoritos da Tais Araujo
No Tema e Na Trilha da Ivete Sangalo
Meus Personagens Favoritos da Fernanda Montenegro
Meus Personagens Favoritos da Marieta Severo 
Aberturas Inesquecíveis - Avenida Brasil (2012)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: divulgação Globo

Comentários

  1. Deveria se chamar "Os melhores das novelas das 21h". Inadmissível jóias como "Orgulho e Paixão" e a série "Sob Pressão" serem completamente esquecidas

    ResponderExcluir
  2. Por mim tirava a Tatá e colocava a Gabriela Duarte, que deu um show em "Orgulho e Paixão". Também tirava o Lázaro (Mister Brau é muito chato, faz favor) e colocava o Júlio Andrade de "Sob Pressão"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...