Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Água Viva Internacional (1980)


A trilha se divide entre baladas e momentos mais dançantes, originados  da Disco Music,  ritmo ainda em voga na virada da década.

        O Primeiro verão da década de 80 não poderia ter sido comemorado de melhor forma do que com  a estreia de Água Viva, do Gilberto Braga,  no horário nobre Global.  O Autor abandonava as discotecas ,  principal locação de sua trama anterior (Dancin´Days/1978),  e  centrava a alta sociedade cariosa em praias ensolaradas tendo windsurfe como principal esporte explorado na trama.
        Protagonizada por Betty e Reginaldo Faria e um elenco estrelar -  Raul Cortez, Ângela Leal, Lucélia Santos, Glória Pires e Isabela Garcia, então com 12 anos,  entre outros, Água Viva  foi uma novela charmosa e envolvente, com muitas gravações externas e que traçou um painel de costumes do Rio de Janeiro marcando a passagem da década de 70 para 80.
        A trilha sonora também marcava essa passagem e no post de hoje vamos dissecar o LP internacional, mas antes deem uma olhadinha no post sobre  os temas nacionais que o e10blog publicou há alguns meses.
        A Capa da Lp internacional da trama, assim como o nacional, não trouxe nenhum dos astros da novela, naquela época ainda não praxe um dos atores do elenco estrelar  capas de trilhas, isso viraria regra mais ou menos em meados de 1985 com a trilha de Roque Santeiro Volume 1, salvo algumas raras exceções antes. Na capa um close de uma vela das embarcações que os praticantes de windsurfe usavam na trama.

        O sucesso de Água Viva Internacional  foi tão grande que oportunamente a Gravadora Continental lançou também uma coletânea com os temas internacionais da  novela, porém em gravações não originais. Até a capa do disco  lembrava a oficial lançada pela Som Livre.

        A trilha se divide entre baladas de várias vertentes e momentos mais dançantes,  originados ainda da Disco Music,  ritmo ainda em voga na virada da década.

        São desse ritmo três faixas que foram usadas como tema de locação e que tocavam quando os personagens frequentavam as boates na trama. Impossível  uma balada disco dos anos 70 e 80 e não lembrar imediatamente de “Mandolay”, do grupo americano La Flavour; “D. I.S.C.O.” do Duo Ottawan e “The Second Time Around” do trio vocal americano Shalamar.

        É fato que a Disco Music dava seus últimos suspiros naquele início de década, e alguns dos astros remanescentes do ritmo tentavam buscar novos horizontes para suas carreiras,  o  caso do grupo Voyage  que entrava na trilha de Água Viva com um rock dançante na música “I Don´t Want To Fall In Love Gain” , características que eles começavam a seguir em seu terceiro disco de carreira.

        Marcos e Janete, os personagens  do Fábio Jr e Lucélia Santos, ganharam uma das baladas da trilha como tema de amor do casal que passou por muitos percalços no decorrer da história. Escrita e interpretada por Smokey Robinson, um dos criadores da  Motown Records,  teve destaque absoluto com a soul ballad “Cruisin´  entre outros sucesso que  emplacou.

        Outra balada romântica que marcou a trilha e a década foi “Just Like You Do”, tema do Lígia (Betty Faria) e Miguel (Raul Cortez), na voz doce da Carly Simon, mas conhecida como  a ex-mulher de James Taylor.

        Sueli, uma das grandes interpretações de Ângela Leal na tv , passou a trama inteira tentando se fazer notar por Nelson Fragonard (Reginaldo Faria) e ganhou como tema internacional para acompanhar essa paixão não compreendida  a música “Lead Me On  do Maxine Nigthingale, que abria o lado A do disco. 

Babe” , tema do Edir (Cláudio Cavalcanti) e Márcia  (Natália do Valle), da banda Styx , fez tanto sucesso  que tornou o grupo americano de rock progressivo e seu então vocalista Dennis De Young conhecidos mundialmente.

        Jimmy Cliff enriqueceu a trilha com “Love I Need que tocou pouquíssimo em Água Viva. Curiosamente um conterrâneo de Jimmy Cliff que não estava na trilha fez uma participação especial em um dos capítulos da trama. Tosh estava no Brasil participando de um festival de jazz e aceitou o convite de cantar em um dos capítulos  como se fosse um antigo amigo de Stela, a personagem da Tônia Carrero.

        Lígia e Nelson, os protagonistas vividos pela Betty Faria e Reginaldo Faria, ganharam a balada de letra triste e sentimental “Just When I Needed You Most”, na voz do Tony Wilson. Nelson ainda ganhou um tema internacional individual  - “Ships” do Barry Manilow.

        Isabela Garcia encantou o público com seu talento e graciosidade na pele da doce Maria Helena, a órfã que encontrava o pai Nelson no decorrer da novela. Sua personagem ganhou um tema internacional instrumental – “Memories  na voz da Bianchi, mas cá pra nós a personagem merecia um tema muito melhor.

        Do That To Me One More Time” da Susan Case & Sound Around foi o tema da Lourdes Mesquita, a vilã falida vivida magistralmente por Beatriz Segall na trama , e “Never (Gonna Let You Go)”  do bandar Charme embalou a personagem Sandra, vivida pela Glória Pires.
        Conforme informações do Blog Porcos, elefantes eDoninhas, do Daniel Couri, antes da trilha internacional de Água Viva está pronta, a novela usou algumas músicas da coletânea do LP Disco 80, lançada pela Som Livre em 1979, em algumas festinhas e baladas.
As músicas eram:

Sweet´N Sour” – The Crusadrs (Tema da vinheta de “Estamos Apresentando”)
“Slippin´Away” – Bem Morre
“Disconnected” – New View Featuring Ann Calvert
“(Who Were With You) In The Moonlight” – Dollar
“Supernatural” – Richard Orange
“After Love Has Gone” – Noon e Midnight
“Sleazy”  - Village People
“Classical Dancin” – Walther Murphy
“Le Sud” – Paul Mauriat

Veja Também : 
Novelas Inesquecíveis - Água Viva (1980)
Nossos Autores - Gilberto Braga
Trilha Sonora Eterna - Água Viva Nacional (1980)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...