Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Meus Personagens Favoritos do Roberto Bomfim




        Um especialista em viver tipos brasileiros  ... Roberto  Bomfim encerra mais um personagem marcante na trama de Segundo Sol, que recheia sua brilhante carreira alicerçada por mais de 40 trabalhos em novelas e minisséries na tv.
        Integrante do movimento estudantil secundarista pré e pós-1964,  Roberto Bomfim decidiu-se  pela carreira artística quando militava politicamente.  Após o Golpe , participou da criação do Teatro Universitário Carioca, em 1965 e no TUCA teve sua primeira experiência nos palcos. A   peça teatral, ainda amadora, O Coronel de Macambira (Bumba Meu Boi), dirigida por Amir Haddad, em 1967, foi seu primeiro trabalho.
        No ano seguinte passou a trabalhar profissionalmente e já gravava seu primeiro,   dos mais de 30 filmes  do seu currículo, entre eles A Dama da Lotação (1978), Chuvas de Verão (1979) e Lampião (2017).
        Na Globo, onde começou e fez a maioria de seus papéis, viveu personagens que ficaram na memória nacional desde o Balalaika de Bandeira 2 (1971), a primeira.

        Para comemorar mais esse êxito como o covarde, preconceituoso e violento Agenor de Segundo Sol, vamos relembrar   12  dos  mais importantes  personagens que Roberto Bomfim imortalizou na nossa teledramaturgia.

José Ambrósio, O José do Estaleiro de Selva de Pedra (1972)

        Depois de algumas participações, Roberto Bomfim ganha seu primeiro personagem fixo de maior destaque na trama da primeira versão de Selva de Pedra, da autora Janete Clair. Seu personagem entra no meio da novela, em um momento de ajustes, por conta de uma história que não funcionava bem até então. Como José do Estaleiro, aceitou casar-se com uma mulher grávida de outro homem,   Jane  (Ângela Leal)  grávida de personagem do Carlos Vereza.

Gomes de O Feijão e o Sonho (1976)

        Em 1976, Roberto Bomfim ganhou seu primeiro grande papel, um dos protagonistas da trama de O Feijão e o Sonho, do autor Benedito Ruy Barbosa,  junto com Cláudio Cavalcanti, Nívea Maria e  Lúcia Alves.  Gomes , seu personagem na trama, é  cunhado dos Campos Lara, casado  com Creuza (Lúcia Alves). Homem bonachão, extrovertido e honesto, com um  tino especial para os negócios.  Roberto  Bomfim  faria dois papéis na trama, de pai e filho. Infelizmente o ator ficou doente  durante as gravações e a Globo teve que escalar outro ator, Élcio Romar, para viver Ivan, o filho do personagem de Gomes.

Tobias de Cabocla (1979)

        Em Cabocla, outra trama do autor Benedito Ruy Barbosa,  Roberto Bomfim, ganhou o personagem Tobias, um dos protagonistas e que dividia no início da trama o amor de Zuca (Glória Pires) com Luis Jerônimo (Fábio Jr). Com uma caracterização perfeita do boiadeiro valente e briguento, Roberto Bomfim brilhou com um personagem que tinha uma luz própria, mesmo estando  entre dois astros em ascensão daquele fim de década  Fábio Jr e Glória Pires.

Sargento Libório de Lampião e Maria Bonita (1982)

        Em 1982,  Roberto Bomfim participou do projeto da primeira minissérie brasileira apresentada pela Rede Globo,  Lampião e Maria Bonita, minissérie do Aguinaldo Silva e Doc Comparato, que contava a história do lendário casal do sertão nordestino. O ator deu vida ao Sargento Libório, autoridade política de Joremoabo, o responsável por passar a noticio para o governo  do estado sobre o sequestro que o bando de Lampião (Nelson Xavier)  cometera nos arredores da cidade. Sequestro esse que resultaria no extermínio de Lampião, Maria Bonita (Tania Alves) e seu grupo.

Terêncio de Paraíso (1982)

        O Terêncio de Paraíso foi outro peão de boiadeiro criado por Benedito Ruy Barbosa para o Roberto Bomfim. Terêncio é o grande amigo de José Eleutério, o Zeca, protagonista da trama vivido pelo Kadu Moliterno. No decorrer da trama ele se apaixona por Rosinha (Zaíra Zambelli), que julga ser irmã verdadeira de Zeca, mas não tem coragem de assumir a paixão.

Wanderley de Cambalacho (1986)

        Em Cambalacho, do Silvio de  Abreu, seu personagem Wanderley discute a fidelidade e o ciúme na relação conturbada e hilária  com  a ciumentíssima e neurótica Cecília, personagem da Rosamaria Murtinho. Ela, insegura, desconfia de todos os passos do marido, enquanto ele é o mais fiel dos homens. 

Amintas de Tieta (1989)

        Na trama de Tieta, clássica novela do Aguinaldo Silva, baseada no romance homônimo de Jorge Amado, Roberto Bomfim veio na pele do galante Amintas, um solteirão cheio de graças para as mulheres. Dona da única loja de construção de Santana do Agreste, o personagem era um dos integrantes dos ditos “Cavaleiros do Apocalipse”.  Além dele, Osnar (JoséMayer), Timóteo (Paulo Betti) e Ascânio (Reginaldo Faria) integram os cavaleiros. No decorrer da trama, Amintas se encanta pela  beata Amorzinho, vivida pela Lília Cabral, e as cenas deles acabam rendendo momentos hilários à trama – Como o dia em que ele chega à casa de Amorzinho  e a mesma o recebe com um rádio nas mãos e só de calçola vermelha.

Diocleciano de Renascer (1993)

        Outra caracterização  incrível  feito pelo Roberto Bomfim foi o Diocleciano, braço direito do Coronel José Inocêncio (Antônio  Fagundes) na trama de Renascer. Mais um personagem inesquecível que o Benedito Ruy Barbosa escreveu para o ator. Na trama, o personagem foi vivido na primeira fase por Leonardo Brício, quando se apaixona por Morena (Cyria Coentro/Regina Maria Dourado), uma das meninas da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro). Apesar de viverem  há anos juntos, nunca foram felizes como casal.
       
Natário da Fonseca de Tocaia Grande (1995)

        O Sucesso de Renascer  rendeu ao Roberto Bomfim o convite para protagonizar a trama de Tocaia Grande, dos autores Mário Teixeira, Marcos Lazarini e Duca Rachid, baseado no romance homônimo do Jorge Amado, apresentada na Rede Manchete em 1995. A novela não chegou a ser o sucesso que a Manchete prometeu, mas Roberto protagonizou cenas inesquecíveis ao lado  do saudoso Carlos Alberto e das atrizes Tânia e Gabriela Alves, os outros protagonistas da trama.

Pajé de Uga Uga (2000)

        Em 2000, de volta à Globo, depois de participações em Hilda Furacão (1998), Pecado Capital (1998) e Terra Nostra (1999), o ator deu vida ao índio Pajé na trama de Uga Uga, do autor Carlos Lombardi. O Pajé era o único índio da tribo que viveu entre os brancos e conhece todos os truques do homem civilizado. Finge que não entende  português, mas até gíria ele conhece muito bem. Apesar de amoral, gosta de Tatuapú (Claudio Heinrich), que salvou quando tinha três anos de idade.

Edvaldo de O Clone (2001)

        Na trama de O Clone, da Glória Perez, Roberto Bomfim era o literal “Pé de Valsa” Edvaldo, frequentador assíduo da gafieira, uma das principais locações da  novela. Namorado de Deusa (Adriana Lessa), a quem abandona quando ela resolve fazer a inseminação artificial que gera  o clone da história. Casa-se com Odete (Mara Manzan), uma engolidora de  fogo que ele conhece no circo. Versado em profecias  sobre o fim do mundo, através do personagem,  Glória Perez abordou as curiosidades a respeito dessas expectativas sobre o advento dos novos tempos.

Salvador de Celebridade (2003)

        Um pai e vozão!  Essas eram as principais características   do Salvador,  o personagem que Roberto Bomfim  defendeu na trama de Celebridade, do autor Gilberto Braga.  Pai de Fernando Amorim (Marcos Palmeira) e avô de Inácio (Bruno Gagliasso), com quem mantem uma ótima relação. É dono de um simples salão de barbeiro no Andaraí, onde trabalham as musas Darlene e Jaqueline Joy, as personagens vividas pela Déborah Secco e Juliana Paes. No passado, foi campeão de remo de equipe junto com Lineu Vasconcellos (Hugo Carvana), Ubaldo Quintela (Gracindo Jr) e o já falecido Hélio Diniz, marido de Corina (Nívea Maria), e  pai da Maria Clara (Malu Mader) e Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira). 

Veja Também:
Novelas Inesquecíveis - Paraíso (1982)
Novelas Inesquecíveis - Cambalacho (1986)
Novelas Inesquecíveis - Tieta (1989)
Novelas Inesquecíveis - Renascer (1993)
Novelas Inesquecíveis - Tocaia Grande (1995)
Novelas Inesquecíveis - Uga Uga (2000)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Hola mi querido Roberto Bomfim. Soy su fan,soy Uruguaya, de la ciudad de Rivera frontera con la ciudad de Livramento( río grande do sul) . Me encanta ud como actor y siempre miraba la novela en que actuaba. Le escribí una vez y ud amablemente me contesto y me envio una fotografía,para ese entonces trabajaba ud el la telenovela Paraiso. Me quedé muy feliz y guardo con cariño sus fotos que son dos enviadas por ud.... Después por cosas de la vida perdida contacto y no pude seguir escribiéndole. Hoy lo hago,no se si ud leerá mi comentario, espero que lo haga. Un fuerte abrazo y todo mi cariño para ud. 🇺🇾🇺🇾🥰🥰🤩😍😍😘😘😘😘🙏👏👏💝💝

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil