Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Minisséries - Balanço 2019


Se Eu Fechar os Olhos Agora (Globo) – Assédio (Globo)



        Este ano foi complicado para a tv aberta, as plataformas de streaming cada vez mais roubaram   público e elenco das emissoras abertas   deixando ainda mais  nítido que a junção entre essas plataformas e seus canais abertos, o caso da Globo e Globoplay , agora Grupo Globo  é a solução natural.
        Só a Globo apresentou minisséries este ano, ambas apresentadas primeiramente  na Globoplay  ou outras plataformas para testar sua popularidade e em  seguida jogadas na tv aberta.
        A Emissora apresentou duas obras de um requinte  e produções incontestáveis, porém marcados pela audiência minguante,  embora  principalmente no caso de Assédio, quando apresentado na plataforma de streaming da emissora tenha sido o grande bum do ano.
        Se Eu Fechar os Olhos Agora, do Ricardo Linhares,  baseado no livro homônimo do escritor e jornalista Edney Silvestre, apresentou um roteiro de mistério e elenco afinadíssimos  que a transformaram  numa produção muito acima do esperado. Apresentada inicialmente em 2018 na Now (Plataforma on demond da Net e Claro) que pagou pela exclusividade, apesar de gravada e já  pronta em 2018, só chegou a Globo em abril deste ano. 
        Assédio, minissérie da Maria Camargo,  livremente inspirada no livro A Clinica : A Farsa e os crimes de Roger Abdelmassih , do Vicente Viladarga,  foi a primeira  produção da Globo feita especialmente para a Globoplay  que  depois de lançada na plataforma em horas se transformou em sucesso, por isso o estranhamento de não ter seguido a mesma linha quando apresentada na tv  aberta entre maio e julho deste ano.

Se Eu Fechar os Olhos Agora (Globo – 15 a 30 de Abril de 2019)

        Se Eu Fechar os Olhos Agora, minissérie do autor Ricardo Linhares, baseada  no livro de Edney Silvestre,  embora a minissérie já tenha sido apresentada na plataforma do Now , a trama chamou atenção pelos mistérios do seu roteiro que encanta a cada novo capítulo e faz  o telespectador vibrar a cada reviravolta apresentada na resolução da morte de Anita (Thainá Duarte) – e sem querer dar spoiler  -   o desfecho é genial.
         Mesmo sem popularidade, a minissérie é uma das melhores produções  deste ano, e nem o fato de já ter sido  apresentada em outras plataformas  tirou o valor de Se Eu Fechar os Olhos Agora, embora  tenha ficado devendo em audiência.
        Outro ponto forte da trama foi seu  elenco afiadíssimo. Aliás os protagonistas infantis vividos pelos atores Xande Valois (Eduardo)  Gabriel D´aleluia  (Paulo Roberto)  foram a grande revelação e destaque da produção. Embora ainda sobre o rótulo de “atores-mirins”, Se Eu Fechar os Olhos Agora mostrou que eles são atores com “A” maiúsculo. Dois astros que merecem todos os aplausos. Impressionantes o quanto foram irrepreensíveis à frente dos papéis, com interpretações críveis e seguras.
         Mariana Ximenes (a Adalgisa), Débora Falabella (Isabel)  Lidi Lisboa  (Irmã Maria Rosa)  foram o destaque do elenco feminino, cada uma com perfis complexos,  conseguiram imprimir o que as personagens pediam e brilharam dramaturgicamente com interpretações simplesmente  viscerais.
         A Minissérie apresenteou   trabalhos impecáveis dos veteranos Antônio Fagundes (Ubiratan Duarte), Jonas Bloch (Dom Tadeu),  Milton Gonçalves (Paulo Roberto) e Betty Faria (Hanna Rizoreck).
        Acho que o único pecado da trama foi a escalação de Murilo Benício e Gabriel Braga Nunes para  os personagens Adriano e Geraldo. Não prejudicaram em nada o conjunto da obra, mas também não mostraram nada de novo ou interessante.  
        O roteiro envolto nos mistérios da trama revelado e recriado a cada nova sequência, fez da trama um grande thriller de suspense  que atiçou  a curiosidade, ficando impossível imaginar perder o próximo episódio, e transformou  Se Eu Fechar os Olhos Agora em uma produção requintada, enriquecendo as obras globais apresentadas  na tv aberta.


Assédio (Globo – 03 de Maio a 12 de Julho de 2019)

          A  obra escrita por Maria Camargo e dirigida por Amora Mautner, é a primeira original da Globo a entrar no seu catálogo de streaming, a Globloplay.
        A entrada foi triunfal, a minissérie  mostou  um amadurecimento da teledramaturgia global que pela primeira vez apresenta uma história polêmica, com o principal protagonista ainda vivo sem se preocupar com as ramificações que isso pudesse causar.
        O  verbo  “causar” é digamos o melhor empregado sobre a produção. Impossível ficar inerte ao assistir as cenas tão grotescas e revoltantes que a minissérie retrata com tamanha realidade. A direção não poupou em nenhum momento o telespectador, e talvez por isso não tenha prejudicado o andamento da história,  que pede essa realidade e a  falta de pinceladas de imaginação. É tudo bem explícito.
        O elenco recheado de estrelas foi sem dúvidas o principal trunfo de Assédio. Atrizes totalmente entregues às suas personagens   são o diferencial do produto. No primeiro episódio destaque para a sempre perfeita Adriana Esteves. Ela dar vida a Stela, que intitula o  episódio, e numa interpretação  ímpar  mostra mais uma vez a grande estrela que é. Impossível não se emocionar ou sentir a dor da sua personagem ao ver seu grande sonho de ser mãe ser transformado em uma tragédia sem precedentes.
        No elenco feminino vale destacar ainda as atuações de Paolla Oliveira (Carolina), Jéssica Ellen (Daiane) e  Elisa Volpatto que vive a repórter Mira, responsável pela união das mulheres na denúncia ao médico, uma cara pouco conhecida da TV aberta. Antes Elisa só havia feito participação no seriado Doce de Mãe (2012 e 2014).
         Mariana Lima, que na trama interpreta a Senhora Glória Sadala, esposa de Roger, vive uma drama à parte dentro da minissérie. Além de ter que engolir calada todas as traições e crimes sexuais do marido, acompanha isso tendo que   curar-se  de um câncer. A Caracterização e interpretação da atriz nas várias fases da doença é impressionante, e isso tudo além de protagonizar uma nudez frontal inesquecível e contextual.
        Mas o dono da minissérie  é  incontestavelmente Antônio Calloni. Que trabalho impecável do ator à frente do Roger Sadala,  o Doutor Vida. Uma interpretação visceral e sob medida de um personagem complexo, controverso e com um viés difícil, que poderia facilmente cair numa caricatura. Mas o Calloni fez com uma propriedade única.
        Assédio é uma minissérie forte, incômoda e  sombria,  porém muito importante como cunho social e um passo importante para a teledramaturgia nacional,  uma pena que por diversos fatores que em nada tem a haver com a qualidade da trama, sua apresentação em Tv aberta tenha ficado aquém do esperado. 
        Globo fez  pouquíssima divulgação dos episódios e talvez essa falta de propaganda tenha prejudicado seu  desempenho, além   do excesso de series já consagradas em temporadas anteriores  (Sob Pressão e Carcereiros)  apresentadas no mesmo período.

Veja Também:
Assédio - Entrada triunfal da Globo nas plataformas de Streaming 

Minisséries - Balanço 2018
Séries - Balanço 2018 
Novelas - Balanço 2018 
Novelas - Balanço 2018 
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...