Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Balanço da Década - Anos 2010 – Temporadas de Malhação



        Embora  tenha cambaleado das pernas nesta última década, e até rumores de que era seria extinta pipocaram  na mídia, Malhação se manteve firme e forte  fechando 2019 em sua 27ª. temporada. Foi nesta década  que  apresentou  suas melhores temporadas, focando ainda mais em temas polêmicos e pertinentes ao público adolescente, ousou em apresentar inclusive beijo gay feminino e masculino em pleno horário vespertino.
        A Novela   se firmou ainda mais como um produto de qualidade e além do foco nos adolescentes, também conversou com o público adulto ajudando nessa interação entre as duas gerações – Pais e filhos.


        A  década começou com 17ª  temporada, que iniciada em 2009,  ficou no ar até agosto de 2010.   Para alavancar a audiência – em baixa desde a temporada de 2007 – foram convocados Ricardo Hofstetter (criador da temporada 2004, então a de maior sucesso da história de Malhação) e Mário Márcio Bandarra para ocuparem, respectivamente, a autoria e a direção geral da nova temporada.
A nova temporada de Malhação foi repaginada com o título de Malhação ID. Acabou por registrar a pior média geral de audiência desde a estreia do seriado, em 1995 – assim como acontecera com suas três temporadas antecessoras. Nem mesmo o sucesso que o cantor-ator-protagonista Fiuk (filho do cantor-ator Fábio Jr.) fizera com as adolescentes serviu para alavancar o ibope da trama. Com a tentativa de agradar o público jovem já a partir da trilha sonora – Mú Carvalho e Victor Pozas foram  substituídos na direção musical da temporada por Rick Bonadio, produtor de bandas de sucesso entre os jovens.

Em 23 de Agosto de 2010,  estreava a  18ª. temporada  protagonizada por  Bruno Gissoni, Daniela Carvalho e Ariela Massotti.  Criador de Malhação com Andréa Maltarolli (em 1995), Emanuel Jacobina reassumiu esta nova temporada da trama. O autor estava dez anos longe de Malhação. Até então, ele havia estado à frente da trama em dois momentos: escreveu os dois primeiros anos da novela-teen e retornou ao posto em 1999, quando o colégio Múltipla Escolha virou o cenário central e as casas dos personagens também passaram a aparecer na história. A nova fase do programa englobou não apenas tramas que destacavam questões sobre o preconceito social, como também abordou os riscos e prazeres típicos da adolescência. MV Bill, estreante como ator, foi um dos professores do colégio da nova temporada. Um dos destaques do elenco dessa temporada foi o Marcelo Mello Jr que deu vida ao jogador de futebol Maicon, que caiu no gosto popular com suas tramas cômicas  - uma espécie de Mocotó ou Cabeção da temporada.  Protagonizada por Caio Paduan, Bia Arantes e Thais Melchior, Malhação Conectados  trouxe uma variedade de cenários bem maior do que nas temporadas anteriores e colocou na história temas como o realismo fantástico e a utilização muito forte da Internet e interatividade. A Internet trabalhou a favor do encontro entre os personagens, aproximando-os e intensificando laços, unindo e complementando as relações da vida offline. A Globo estreou a fase Conectados de Malhação com grande alarde. Trouxe Ingrid Zavarezzi da TV a cabo para roteirizar e lançou a temporada de 2011 prometendo tramas sobrenaturais repletas de mistério e suspense. Porém, de nada adiantou apelar para o sobrenatural. À medida que a audiência foi caindo, os temas paranormais foram sumindo da história. Desta forma, os dramas e relacionamentos amorosos ganharam força, novos personagens entraram na trama e outros saíram, mas a audiência só veio mesmo nas últimas semanas da temporada.  Os blogs  – Além da Intuição e “Nós Online” – existiam também no “mundo real”, assim como os perfis dos personagens nas redes sociais.  A Comunidade dos Anjos era uma favela fictícia que foi cenário da trama, que tinha ainda universidade, escola, um brechó e um posto de gasolina onde funcionavam uma loja de conveniência e uma locadora. Malhação Conectados   foi a primeira temporada a ser transmitida em HD.

        A 20ª temporada de Malhação manteve a tradição do programa, retratando o dia a dia de colegiais, seus namoricos e problemas pessoais e familiares dentro e fora da escola. Com uma cara mais moderna e foco maior em adolescentes, a novela teen enfrentou a baixa audiência que assolou a TV aberta entre o final de 2012 e o verão de 2013. Porém, conseguiu levantar esse número até o final da temporada, em julho, alcançando um saldo positivo.  Com o subtítulo de Intensa como a Vida , a temporada foi protagonizada pelos atores Guilherme Prattes, Alice Weigmann e Ágatha Moreira e Juliana Paiva , que deu a vida a Fatinha, a  personagem que marcou a temporada.  Em janeiro de 2013, o ator Guilherme Prattes, que vivia o protagonista Dinho, deixou Malhação. De acordo com a mídia, seu personagem, Dinho, teria sido rejeitado no grupo de discussão realizado pela emissora com telespectadores da trama. Duas razões teriam sido apontadas no encontro: a insensibilidade do protagonista, que terminou a amizade com suas duas melhores amigas sem nenhum remorso, e o estilo físico do ator, então franzino.  Para substitui-lo na  função de protagonista masculino, entrou Guilherme Leicam, que viveu Vitor, um novo aluno no colégio. A abertura também foi alterada para mostrar a substituição dos atores.  Em homenagem à 20ª temporada, Malhação trouxe a participação especial de Mocotó (André Marques) em suas duas primeiras semanas. Um dos mais carismáticos personagens do primeiro ano do programa, ele esteve de volta dezessete anos depois de sua estreia na televisão.  Danielle Winits que deu vida a uma das protagonistas veteranas da temporada teve que sair antes do término para assumir uma personagem em Amor à Vida, trama das nove do autor Walcyr Carrasco.  Sua saída  que causou um grande mal está na produção, que não contava com isso antes do término da temporada, acabou resultando também uma das cenas mais emblemáticas  – a morte da  Marcela – atropelada depois de defender Lia (Alice Wegmann)  - foi um dos capítulos marcantes da história da novela teen.

        Malhação -  Casa Cheia -  no ar  entre julho de 2013 e junho de 2014 terminou com a menor audiência de toda história da novela teen.  A temporada foi protagonizada por Bianca Salgueiro, Gabriel Falcão e Hanna Homanazzi e teve como astros veteranos Isabela Garcia, Tuca Andrada e Paulo Betti.
       


                     Em Julho de 2014 entrou no ar a temporada Sonhos – uma de maior sucesso da história da novela que cativou o grande público e uma legião de seguidores da internet de seus astros. Escrita pela dupla  Rosanne Svartman e Paulo Halm (mesma dupla de autores  de  Totalmente Demais/2015 e Bom Sucesso/2019) e Márcio Wilson,  a temporada teve  grande destaque para os atores Arthur Aguiar (Duca), Bruna Hamu (Bianca), Isabella Santoni (Karina) e Rafael Vitti (Pedro). Estes três últimos, estreantes em televisão. Por sua atuação em Malhação Sonhos, Isabella Santoni foi premiada com o Troféu Imprensa de revelação de 2014 na televisão. Rafael Vitti é filho dos atores João Vitti e Valéria Alencar, e tem uma semelhança física muito grande com o pai. João Vitti chegou a fazer uma participação especial na temporada. Isabela e João , que namoraram na vida real durante a temporada, se transformaram em grandes astros da Globo e logo depois do término da temporada ganharam papéis de destaque em produções do horário nobre global.  Esta temporada trouxe de volta uma academia como um dos cenários principais da trama, como era nas primeiras temporadas da série. Ao lado da academia (de muay thai), funcionava a escola de artes Ribalta, que ensinava música, dança e artes cênicas. Entre os assuntos tratados - sexualidade, dúvidas sobre o futuro e mercado de trabalho.  Foram abordados o preconceito contra dançarinos do sexo masculino, a gravidez na adolescência, a orientação sexual, a perda da virgindade, a tricotilomania (a personagem Jade/Ana Júlia Dorigon arrancava seus cabelos quando fica nervosa), e o câncer de mama. A atriz Helena Fernandes, por meio de sua personagem, diagnosticada com câncer de mama, chegou a exibir os seios, em uma cena em que Lucrécia realiza o autoexame. A sequência foi ao ar em 09/10/2014, como parte da divulgação da campanha do Outubro Rosa.
        Alguns personagens da temporada de 2012 de Malhação (também escrita por Rosane Svartman) retornaram nesta temporada em participações especiais, como Gil (Daniel Blanco), Orelha (David Lucas), Morgana (Cacá Ottoni), Robson (Maksin Oliveira), Lia (Alice Wegmann) e Fatinha (Juliana Paiva). Nando (Léo Jaime), do elenco fixo, também eram oriundo da temporada 2012. Em homenagem aos 20 anos de Malhação, no dia 24/04/2015, dia do capítulo 200, foi exibida uma abertura especial mostrando diversas imagens das temporadas anteriores, com a música “Assim Caminha a Humanidade, com Lulu Santos – música-tema das cinco primeiras temporadas -, enquanto o encerramento foi com a música Tempos Modernos, com a banda Jota Quest (da temporada de 2012). Essa abertura especial voltou a ser exibida na semana seguinte. Em homenagem ao ator José Wilker, falecido em 2014, uma praça do cenário, ponto de encontro dos personagens, foi batizada com seu nome na trama.

        O Vigésimo ano da Malhação  teve com subtítulo “Seu Lugar no Mundo”  e ficou no ar quase 1 ano. Começou em agosto de 2015 e terminou em agosto de 2016. A Autoria continuou a cargo de Emanuel Jacobina que voltou a escrever a trama desde 2011.
        Essa temporada foi marcada por um relevante sucesso e seus protagonistas Nicolas Prates e Marina Moschen ganharam tanta empatia junto ao público que foram escalados para personagens importantes em próximas produções da Globo tão logo terminaram sua participação na trama teen.
        Lucas Lucco e Nego do Borel também fizeram um trabalho bonito na temporada. A Globo inclusive queria que além do Nego, que continuou na temporada seguinte, Lucas Lucco também continuasse. Mas o desejo de se dedicar ainda mais a carreira de cantor fez com que o cantor desistisse de seguir com o hilário Uódson, seu personagem na trama.
        A reta final desta temporada foi marcada por uma  tragédia. O Personagem Filipe, vivido pelo ator Francisco Vitti foi morto, o que transformou a relação com Nanda (Amanda de Godói), sua namorada na novela,  que já havia tomado o público com a química entre eles, em uma das mais importantes a partir de então. O Sofrimento da personagem que perdeu o namorado,   rendeu  à Mariana de Godói a  passagem para a próxima temporada e seu desempenho  ganhou muitos elogios o que a levou inclusive ser um das  indicadas para  o melhores do ano no Troféu do  Domingão do Faustão.  


        Malhação pro Dia Nascer Feliz voltou às origens da novela teen tendo uma academia de ginástica como uma das principais locações. Emanuel Jacobina, principal autor da novela desde a temporada de 2011 e continua nesta com novas histórias e a continuação de alguns personagens e panos de fundo, como o colégio Dom Fernão e o Hostel. Do elenco da temporada anterior, continuaram  Cynthia Senek, Gabriel Kaufmann, Laryssa Ayres, Amanda de Godói e Nego do Borel.
        Mariana de Godói que emocionou o público na temporada anterior com o drama da perda do namorado Filipe (Francisco Vitti), ganhou um nova história nesta temporada e vem dando  novamente um show de interpretação em parceria com Juliano Laham, que vive o lutador de MMA Rômulo, seu par romântico.  
        As gravações da temporada começaram em cidades paradisíacas do Ceará. Em Aquiraz, as praias e o completo turístico Beach Park serviram como set de gravação. Já em Beberibe, o Morro Branco foi a principal locação.
        Uma pena que alguns temas que poderiam ter rendidos ótimos entrechos acabaram sendo tratados com superficialidade ou sem muita responsabilidade, questões pretensiosas, como o racismo e a gravidez precoce (já defendidas com mais competência em temporadas anteriores). A mocinha pobre e negra Joana (Aline Dias) – que levantaria a bandeira de sua raça ao se deparar com o preconceito e o bullying da irmã, patricinha loura, Bárbara (Bárbara França) – sucumbiu fácil e caiu na velha armadilha  do revide.
        Apesar de tudo vale destacar a participação mais que especial da Joanna Fomm,   que marcou presença com uma história relevante sobre a velhice e o Alzheimer. Ainda que uma trama paralela e curta, foi a melhor abordagem da temporada.


        Em 2017, Malhação – Viva a Diferença foi um das temporadas mais importantes  indo muito além da “novela teen”, título que a trama sempre ostentou desde a sua estreia em 1995,  e perdurou pelas 24 temporadas.
        Cao Hamburguer prometeu e apresentou uma novela com temáticas que abordam o universo jovem, mas  para ser assistida por toda a família, e em muitos momentos foi muito mais adulta nessas abordagens do que as tramas  propriamente ditas assim. Malhação – Viva a Diferença   revitalizou o  velho formato da “Malhação”  que estava minguando na audiência há alguns anos e salvou a novela de ser trocada por um projeto novo  da casa. O Autor revolucionou e transformou a novela em um dos melhores programas da Globo em 2017 e início de 2018.

        Com tramas mais realistas, o grande trunfo da trama de  Viva a Diferença  foi sem dúvidas suas  protagonistas que,  fugindo  ao   estereótipo das mocinhas de Malhação ,  apresentou cinco meninas como estrelas ao invés de um casal e uma vilã que tentava separá-los  como na maioria das vezes. Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski), são praticamente estreantes na tv, mas o desempenho  na novela é uma grata surpresa e mostra o futuro promissor do quinteto.

        Por ter nas mãos a personagem mais complexa da trama, a Benê, Daphne Bozaski, foi a grande estrela,  interpretando com maestria e sensibilidade todo o drama da portadora da Sindrome de Asperger, um grau de autistmo, que foi um dos assuntos mais importantes abordados nesta temporada. Uma contribuição incalculável para a sociedade.
        No elenco jovem, além das Five, vale destacar o bom trabalho da Giovanna Grigio na pele da Samantha, que só cresce a cada novo personagem, e do estreante Bruno Gadiol como Guto.
        De maneira eficaz,   Cao Haburguer tratou de vários assuntos na trama – como gravidez na adolescência, através da  Keyla (Gabriela Medvedovski) e Deco (Pablo Morais); diversidade, por meio do núcleo principal Keyla, Lica (Manoela Alberti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski); o amor livre, abordado através da Lica e MB (Vinícius Wester),  o  que faz com que os mesmos possam ficar quantas pessoas quiserem; além de Racismo, Relacionamento com os pais, Síndrome de Asperger, automutilação, feminismo, desigualdade social, assédio sexual, álcool e drogas, vício, homossexualidade e preconceito, câncer entre outros assuntos que foram intercalados  na trama de maneira magistral.
        O intuito da Malhação sempre  foi, além de entreter, abordar temas ligados ao mundo dos jovens, mas nunca esses  temas foram abordados assim de forma tão realista,  adulta e com tamanha  responsabilidade.  Não a tora que a temporada foi agraciada como o Emmy Kids Internacional e suas protagonistas – As Five –Ganharam um seriado próprio que estreia este ano no Globoplay.


        Em março de 2018  entrou no ar a temporada da novela teen que teve a grande missão de substituir “Viva a Diferença” uma das temporadas de maior sucesso dos últimos anos   e que até hoje é muito lembrada  pelos telespectadores e imprensa.  
         Sem  um protagonista absoluto, apenas com a Camila Morgado sendo o pilar das histórias que ocorreram de duas em duas semanas  com um novo aluno em evidência, a temporada escrita por Paula Moretzsonh baseada na série canadense30 Vies,  que teve como subtítulo “Vidas Brasileiras” - tentou inovar na busca do público órfão de Viva a Diferença, acertando em alguns momentos, porém  bem distante do seu sucesso.
        Não faltaram os temas recorrentes relacionados ao público jovem como drogas, agressão, perda da virgindade, gravidez na adolescência, e até chegou ao topo de todos os comentários das redes sociais ao apresentar o primeiro beijo gay masculino da série exibido pouco antes das seis horas da tarde. 
        A Novela arriscou mudando a temática da narrativa e viu através dos números da audiência que não deu certo, não à toa que voltou  a mesma temática  de Viva a Diferença com a  temporada seguinte  -   o encontro  de jovens que  não se conhecem e passam a ter suas vidas entrelaçadas a partir de então.


        A atual temporada  de Malhação com subtítulo de Toda Forma de Amar estreou em abril deste ano , e o autor Emanuel Jacobina,  resolveu não arriscar e focou  em  “Viva a Diferença.
        Toda Forma de Amar  ao invés das “Five”    a história inicia com o  inusitado encontro entre 6 adolescentes que depois de serem testemunhas de um crime criam um grupo em uma rede social para continuarem  em contato, apesar de atualmente a história ter tomado por completo outro rumo.
        A   temporada trouxe   Paloma Duarte  de volta à Globo, depois de 15 anos afastada, quando em  2006 fechou contrato com a RecordTv  e estrelou a novela  Cidadão Brasileiro (2006), se transformando em uma das grandes estrelas da emissora depois de várias protagonistas.
        Outros astros da RecordTv também estão de volta à Globo na nova temporada como Paulo Gorgulho, Roger Goberth, Roberto Bomtempo e Rosanne Mulholland.
        A  temporada teve  uma boa recepção     e tem fôlego para correr atrás e apresentar uma novela recheada de bons entrechos e acima de tudo, capaz de cativar o público jovem e o adulto, que a cada nova temporada adere à trama sempre com temas pertinentes para a sociedade.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995) 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil