Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Mapa da Mina (1993)

Ultima novela do autor Cassiano Gabus Mendes completou 30 anos  



        Ele se consagrou como autor de clássicos do horário das sete - como Plumas e Paetês (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo; Elaspor Elas (1982), protagonizada por Eva Wilma e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado; Ti Ti Ti (1985), Brega e Chique (1987) e Que Rei Sou Eu (1989). Essas três últimas consideradas  as melhores novelas já apresentadas pela Globo.

       Cassiano Gabus Mendes completou 30 anos de morte no último dia 18 de agosto, e quem fez  30 anos também foi sua última novela – O Mapa da Mina (1993). Cassiano nos deixou a cerca de um mês antes do término da  trama que, já estava totalmente gravada.  

        O post de hoje vai relembrar essa trama complexa,   que estreou em  29 de março de 1993, e marcou a despedida  desse grande novelista. 


               A trama central de O Mapa da Mina é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal Mapa da Mina que o levaria à fortuna.  Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo (Cássio GabusMendes) à procura por esses diamantes.



        O Mapa da Mina não entrou para o hall das grandes novela do Cassiano infelizmente, sofreu na audiência, teve percalços em sua produção e ainda foi encurtada para   137 capítulos ao invés dos 160  pensados inicialmente.

        Cassiano teve como colaboradora na trama,   sua  discípula, Maria Adelaide Amaral,  que em entrevistas para o livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” comentou que chegou a apontar vários erros na trama, diretamente para o autor, porém   nunca foi ouvida. Ela disse que quase foi demitida por ele no meio da  novela, por causas dessas “interpelações”.



        A novela sofreu mudanças em sua equipe e na trama dez dias depois da estreia. Gonzaga Blota entrou substituindo Denise Saraceni na direção geral. A atriz Fernanda Montenegro, intérprete da personagem Madalena, teve sua participação antecipada na história, e o ator Maurício Mattar entrou no elenco no decorrer da história.



        O Estado de saúde de Cassiano agravou a crise da novela, que  por  esse e outros fatores teve seu final muito antecipado. O Que só entristeceu ainda mais o autor.



        O Mapa da Mina foi apresentada na mesma época em que o fenômeno Mulheresde Areia (1993) era apresentado no horário das seis. Devido ao sucesso da trama da Ivani Ribeiro, a imprensa divulgou na época que a Globo estudava a troca de horários das novelas, ou seja Mulheres de Areia passaria para o horário das sete e , O Mapa da Mina “desceria” para o horário das seis, com o intuito de alavancar a faixa noturna da emissora . A Troca não se concretizou e virou  uma das lendas   na história da teledramaturgia nacional.



        Um dos grandes destaques de  O Mapa da Mina foi MaluMader  como a protagonista Wanda,   uma mulher linda , provocante, sensual e esperta. A Atriz contou ao Memória Globo que havia sido escalada para viver a protagonista Elisa,  a freira com a tatuagem do mapa no bumbum, porém ela mesmo pediu para mudar de papel, por que queria fazer parte do núcleo de humor. Com isso, Carla Marins ficou com o papel  da freira.  E nós fomos presenteados com um dos melhores momentos da Malu fora da sua zona de conforto.



          A novela marcou a estreia da CarolinaFerraz  na Globo, vinda das produções da Rede Manchete. A atriz viveu na trama a personagem Bruna, e inclusive ganhou  a capa da trilha nacional.

        Também a estreia em novelas das atrizes Clarisse Nisker, Mariane Vicentini e Amanda Acosta.

        A novela abordou o alcoolismo por meio de personagem Erasmo, vivido pelo DenisCarvalho, que teve seu casamento arruinado por causa de sua dependência em álcool. Erasmo chegou a agredir fisicamente a mulher e o filho. Após muitos percalços, ele finalmente decidiu buscar a ajuda dos Alcoólicos Anônimos.

        Além do Alcoolismo a trama abordou o tema das crianças abandonadas. Em determinado momento da história , foi inserida uma campanha preparatória para o especial Criança Esperança daquele ano. Vários personagens gravaram cenas   manifestando sua preocupação com o tema.

        A Novela foi a primeira global a ter a participação de um portador de síndrome de down em seu elenco – Luiz Felipe Badin  participou da novela como Marquinhos, um office boy do escritório de Rodolfo (Mauro Mendonça). Em 2002, ele voltou na trama de Coração de Estudante, como atendente de uma livraria que auxilia a tempestiva Amelinha (Adriana Esteves), como aceitar seu filho  com a síndrome.



        A Novela também  tocou em temas que certamente gerariam uma certa polêmica nos dias de hoje – O Mecânico grosseirão César , vivido pelo Antônio Grassi enlouquecia de ciúmes quando via a bela noiva Nadir (Luiz Brunet) despontar para o sucesso como modelo; as cartas anônimas que Nero (Antônio Abujamra) enviava socialite Bruna (Carolina Ferraz), hoje seria visto como assédio sexual; a personagem Carlota , vivida pela saudosa Mila Moreira, era lésbica,  porém teve seus entrechos praticamente apagados para não “chocar” o telespectador . . . enfim uma trama datada.

        Com história promissora e  um elenco estrelar, infelizmente O Mapa da Mina se perdeu logo em sua primeira semana, uma pena! Hoje só nos resta torcer por uma volta da trama na Globoplay. Ela está naquela listagem de flop´s que adoramos rever.

 

Ficha Técnica



Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes

Direção Geral : Gonzaga Blota

Elenco:

CÁSSIO GABUS MENDES – Rodrigo
MALU MADER – Wanda
CARLA MARINS – Elisa
LUIS GUSTAVO – Toni (Antônio Machado)
FERNANDA MONTENEGRO – Madalena Moraes
MAURO MENDONÇA – Rodolfo Torres de Almeida
EVA WILMA – Tatiana
MAURÍCIO MATTAR – Bakur Shariff
TATO GABUS MENDES – Raul
CAROLINA FERRAZ – Bruna
BETH GOULART – Tânia
NAIR BELLO – Zilda
PADRO PAULO RANGEL – Joe (Joaquim Machado)
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Vicente
BETE MENDES – Carmem
JOHN HERBERT – Wagner
GISELA MARQUES – Lígia
ANTÔNIO ABUJAMRA – Nero
NELSON FREITAS – Roberto
MARIA PADILHA – Geovana
DENIS CARVALHO – Erasmo
MARCELO SERRADO – Sílvio
BIANCA BYNGTON – Laís
ANDRÉA MUCCI – Paula
MILA MOREIRA – Carlota
ANA ROSA – Antônia
ANTÔNIO GRASSI – César
LUÍSA BRUNET – Nadir
LUÍS MAÇÃS – Bubi
CLARISSE NISKIER – Deise
CLÁUDIO CURI – Pasqualino
PAULA BURLAMAQUI – Neide
SUZANA FAINI – Madre Adélia
MARA CARVALHO – Ângela
ADA CHASELIOV – Olga
LUÍS FELIPE – Marquinho
RICARDO RESENDE – Celso
DESIRÉE VIGNOLI – Bárbara
MARIANE VICENTINI – Cibele
YAÇANÃ MARTINS



as crianças e adolescentes
TATYANE GOULART – Carol (filha de Bruna e Roberto)
NATÁLIA LAGE – Bia (filha de Wagner)
MURILO FIGUEIREDO – André (filho de Wagner)
JONATHAN NOGUEIRA – Pedro (filho de Geovana e Erasmo)
AMANDA ACOSTA – Eva (sobrinha de Geovana)
LUÃ UBACKER – Léo (filho de Laís e Silvio)

e
AIRTON ARANHA – vizinho de Zilda, Madalena e Carmem
CATALINA BONAKI – vizinha de Zilda, Madalena e Carmem
EDUARDA VALENTE – empregada de Laís
FRANÇOISE FORTON – paciente de Erasmo
GUILHERME KARAN – Dr. Martelo
HENRIQUETA BRIEBA – Dona Tita (vizinha de Zilda, Madalena e Carmem
JOANA ROCHA – vizinha de Zilda, Madalena e Carmem
JOÃO SIGNORELLI – bandido
LEINA KRESPI – Dona Zuleica (cartomante)
LÍCIA MAGNA – vizinha de Zilda , Madalena e Carmem
LIMA DUARTE – delegado / depoimento em homenagem a Cassiano Gabus Mendes, no final do último capítulo
MALU VALLE – paciente de Erasmo
MARCELO ESCOREL – rapaz da oficina
MARCO NANINI – cirurgião procurado por Toni
MIWA YANAGISAWA – atendente na lanchonete
PAULO CARVALHO – copeiro
PAULO JOSÉ – Ivo Simeoni (pai de Rodrigo, estava preso, sabia onde estavam escondidas as pedras preciosas, morre no início)
PAULO REZENDE – dono do botequim
SACY – camelô
SILVIA PAREJA – babá de Carol
STÊNIO GARCIA – amigo de Vicente
TONY RAMOS – forma um casal com a persoangem de Xuxa Lopes
WALDIR RODRIGUES – dono do ferro-velho
XUXA LOPES – forma um casal com o personagem de Tony Ramos
YARA VITÓRIA – vizinha de Zilda, Madalena e Carmem

Exibição: 29 de Março à 4 de Setembro de 1993

Capítulos: 137

Veja Também:

De quina pra Lua 


pecado mortal 



Amor a Vida (2013)

Onde Nascem os Fortes 



A Volta de Beto Rockfeller (1973) 



Beto Rockfeller (1968)

Eva Wilma 

Cassiano Gabus Mendes 


O Mapa da Mina Abertura 


Cássio Gabus Mendes 


Malu Mader 


Elas por Elas 


Carla Marins 


Novelas Inesquecíveis - Tropicaliente (1994) 



Novelas Inesquecíveis - Pedra sobre Pedra (1992) 

lUIZ Gustavo


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Uma Saudade - Elias Gleiser (1934 / 2015)

O Sr. Manel de “ Direito de Amar ”   e o   Frei José   de “ Sinha Moça ” ambas em reprise no Viva         Que saudades do nosso eterno   Bonachão! Elias Gleiser nos deixou há quase 10 anos, e cada nova trama   com a participação   dele que volta em reprise não tem como não se emocionar com   sua interpretação e quase incorporação do personagem.         Atualmente ele pode ser visto em 2 reprises   do Canal Viva - O Sr. Manel em Direito de Amar (1986)   e o   Frei José   de Sinhá Moça (2006).             O Ator tem um currículo recheado por mais de 50 personagens  em novelas minisséries e especiais, e os tipos bonachões sempre foram a característica principal de muito deles, assim com os    avôs de sangue ou postiços em várias novelas.               Tenho ótimas    lembranças do ator  em personagens que marcaram minha infância como  o Pedrão de Livre para Voar (1984),   o Donato Orsini de  Fera Radical  (1988) ambas     do  Walther Negrão ; O Jairo de  Tieta   (1989) do  Agu

Remake de “Pecado Capital” entra para a Globoplay nesta segunda

          Remake da clássica novela da Janete Clair , Pecado Capital (1998), reescrito pela Glória   Perez, entra a partir desta segunda (06.05), para a Globoplay pelo projeto   Resgate .         Protagonizada por Francisco Cuoco , Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, o remake não atingiu nem de   longe o êxito da sua original, e até então nunca foi reprisada.         Relembre a trama: Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão   (Eduardo Moscovis), noivo da bela operária Lucinha(Carolina Ferraz), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Roberto Bomfim), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando da fortuna: abre sua própria frota de táxis e ascende socialmente. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, torno