Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Dinheiro Vivo (1979)

45 anos da primeira novela do Mário Prata fora da Globo



        Depois do grande sucesso de  Estúpido Cupido(1976) e do relevante  SemLenço, Sem Documento (1977), MárioPrata  apresentou   um laboratório de ideias e criação recusado pela Globo. Infelizmente, tais ideias não encontraram repercussão na TV Tupi, que já estava  em processo de falência, mas mesmo assim se arriscou e produziu Dinheiro Vivo, apresentada em agosto de 1979.

        O tema central da trama  é polêmico  -   A história de Zé Márcio (Ênio Gonçalves) expunha à sociedade os problemas nacionais dos anos de arbítrio com o país ainda em plena Ditadura Militar.



        Porém o que mais  chamou atenção em Dinheiro Vivo era o  fictício game show de televisão, o programa Três Milhões de Cruzeiros, apresentado por Douglas Fabiani, personagem de Luiz Armando Queiroz, exibido na trama pela Rede Tupi de Televisão. Neste entrecho, Dinheiro Vivo se assemelhava à novela Espelho Mágico (1977), da Globo, que apresentava em seu entrecho a produção e exibição de uma novela fictícia, Coquetel de Amor.



        Os concorrentes ao prêmio máximo do  game show eram Zé Márcio Garcia de Oliveira (Ênio Gonçalves), respondendo sobre o Papa João XXIII; Joaninha (MaitêProença), sobre o “Rei” Roberto Carlos; Dr. Leonardo Pacheco (SérgioMamberti), sobre Marilyn Monroe; Garapa (Cristina Pereira), sobre o Corinthians; Luiz Roberto Galvão (Henrique Lisboa), sobre o Conde Drácula; e Amanda Xavier (Annamaria Dias), sobre a Estação Primeira de Mangueira.  Justificando o título da novela, Douglas Fabiani anunciava: Três Milhões de Cruzeiros, um programa de dinheiro vivo!”



        Dinheiro Vivo protagonizada por  Ênio Gonçalves, Márcia Maria, Luiz Armando Queiroz , Flávio Galvão e MaitêProença conta a história de  Douglas Fabiani (Luiz Armando Queiroz) apresentador do programa de TV fictício ,  uma competição de perguntas e respostas. Para disputar o prêmio, surge Zé Márcio (Ênio Gonçalves), um ex-seminarista que responde sobre o Papa João XXIII. Ao vê-lo na TV, Flávia (Márcia Maria), dona de uma butique, reconhece no candidato seu ex-namorado Guto, que, no passado, participou de movimentos estudantis e foi dado como morto em 1969 quando fugia de uma caçada a estudantes na Via Dutra. Flávia, que está prestes a se casar com Eduardo (Flávio Galvão), fica atordoada. Seria Zé Márcio e Guto a mesma pessoa?

        A novela  marcou a estreia na tv das atrizes Maitê Proença, Cristina Pereira e Imara Reis.



        Curiosamente, dez anos depois de Dinheiro Vivo, o ator Luiz Armando Queiroz apresentou na TV Manchete um programa nos mesmos moldes do game show da novela da Tupi, pondo em prática na vida real a sua atuação na ficção. O Sem Limite era exibido semanalmente, nas noites de terça-feira, e lembrava o formato do consagrado O Céu é o Limite, programa de grande sucesso que estreou na década de 1950 na TV Tupi e ficou pelo menos trinta anos no ar, passando por várias emissoras.

        O saudoso Sérgio Mamberti interpretou um personagem  interessante e inusitado para a época: ele era o burocrata Dr. Leonardo Pacheco, cujo segredo – guardado a sete chaves – era um santuário em homenagem à estrela do cinema Marilyn Monroe.

Na trama, quando a esposa de Pacheco morre, ele não consegue se relacionar com outras mulheres, pois em todas via a figura de Marilyn Monroe. Até que um dia, o Dr. Pacheco traveste-se de Marilyn para cantar e dançar como se fosse a estrela norte-americana.

Assim, a “Freguesia do Ócio” – nome carinhoso de sua casa na novela – assistiu a um número musical tirado do filme O Rio das Almas Perdidas (1954), estrelado pela atriz. O ator Rodolfo Mayer, que interpretava seu pai na novela, dizia em cena que Pacheco era Marilyn Monroe em pessoa.

Dinheiro Vivo além de enfrentar os problemas financeiros da Tupi estreou no mesmo horário do  sucesso Marron-Glacê (1979) na Globo, ficou impossível concorrer de igual para igual.



Depois da trama Mário Prata voltou a  Globo em 1985 com o relevante sucesso na trama de Um Sonho a Mais, onde colaborou com o autor Daniel Más.   Em 1987,  dividiu com Dagomir Marquezi e Reynaldo Moraes  a adaptação de Helena, clássico do Machado de Assis, na Rede Manchete.   Depois de quase 10 anos sem emplacar uma trama dividiu com Ricardo Linhares a autoria de O Campeão (1996) apresentada pela Rede Bandeirantes; e em 2005 voltou a Globo com a trama de Bang Bang, que se passava num estilizado velho oeste,  até então  sua  última novela.

Com direção geral de Jose de Anchieta, Dinheiro Vivo é lembrada como uma novela que, embora tenha suas falhas, abordou temas relevantes e provocou reflexões sobre a sociedade brasileira da época.

 

Ficha Técnica:



Novela do Autor Mário Prata

Direção Geral José Anchieta

Elenco:

ÊNIO GONÇALVES – Zé Márcio (José Márcio Garcia de Oliveira) / Guto
MÁRCIA MARIA – Flávia
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ – Douglas Fabiani
FLÁVIO GALVÃO – Eduardo
MAITÊ PROENÇA – Joaninha (Joana Albuquerque)
SÉRGIO MAMBERTI – Dr. Leonardo Pacheco
LIA DE AGUIAR – Isildinha
RODOLFO MAYER – Nonô
IMARA REIS – Marilu
PEDRO PAULO RANGEL – Babito
LUIZ CARLOS LABORDA – Luiz Roberto Galvão
HENRIQUE LISBOA – Carlos Roberto
WÁLTER BREDA – Menezes
WÁLTER PRADO – Juca
DENIS DERKIAN – Carlinhos
WILMA DE AGUIAR – Ema
LUIZ SERRA – Gabriel
VERA PAXIE – Marlene
CRISTINA PEREIRA – Garapa
HERALDO CORRÊA – Tadeu
ANNAMARIA DIAS – Amanda Xavier
HELOÍSA ARRUDA – Dias
MARISA SANCHES – Gumercinda
OSCAR FELIPE – Malta
PAULO BETTI – Caco
SUZANA LAKATOS – Celinha
MARCOS ROSEMBAUM
FÁTIMA RIBEIRO
GENY PRADO
RENATO CONSORTE
EUNICE MENDES
ABRAHÃO FARC

Exibição: 6 de Agosto de 1979  à 21 de Janeiro de 1980

Capítulos: 149

Veja Também:

Eramos Seis(2019)


Boogie Oogie 


O Rebu (2014)



A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 

Marron Glacê

Cristina Pereira 


Maite Proença 


Espelho Mágico


Nossos Autores - Mário Prata 

Aberturas das Novelas da Rede Manchete


Sem Lenço SemDocumento 


Estupido Cupido 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

Comentários

  1. É uma pena que o Mario Prata não esteja presente em obras da teledramaturgia nos anos 2000. Com a exceção dos primeiros capítulos de Bang Bang, nunca mais tivemos a chance de acompanhar algo que se assemelhasse ao seu estilo narrativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...