Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Solange Couto

A Carmem de “Garota do Momento



        Um espetáculo em forma de atriz, é o mínimo que podemos falar sobre a estonteante Solange Couto, que  está de volta a nossa teledramaturgia na pele da doce e suave Carmem, uma das personagens de Garotado Momento, a nova novela das seis.

        Em entrevistas sobre a  Carmem, Solange Couto contou que a personagem é um presente, principalmente por ser tão diferente de outras personagens que  nós nos acostumamos vê-la fazer na tv.



        "É a realização de um sonho. Faz 22 anos que venho de personagens espalhafatosos, que ocupam todos os espaços, e de repente a Carmem é um poço de amor, doce, fala baixo, suave, idosa na aparência, no caminhar, na roupa, no coração. É uma coisa incrível pra mim, neste momento em especial", revela.



        Com mais de 40 anos de carreira, Solange Couto começou  como umas das mulatas de Oswaldo Sargentelli  na década de 1970, o que além de render ensaios de nu para a revista Playboy, também  lhe ajudou a iniciar a carreira de atriz na novela  Os  Imigrantes  (1981), na Rede Bandeirantes.  Depois vieram Sinhá Moça  (1986), na Globo, e Kananga do Japão (1989), na Manchete. Em 2001, já com ótimos trabalhos que lhe consagraram  na tv, ganhou o sucesso popular na  televisão  quando interpretou a personagem Dona Jura, em O Clone, cujo bordão "não é brinquedo, não!" foi um grande sucesso.  Esse é considerado até hoje seu mais marcante papel em telenovelas.   Solange  ainda apresentou o programa Bom dia Mulher , da RedeTv, entre 2002 e 2003, tendo sido  demitida devido a desentendimentos com a emissora.

        Solange Couto  foi a última atriz a interpretar  a Cuca, do Sítio do Pica Pau Amarelo, seriado infantil apresentado pela Tv Globo em 2007.



        Em 2010, contratada pela RecordTv integrou o elenco de novelas como Ribeirão do Tempo (2010), Balacobaco (2012) e Pecado Mortal (2013) entre outras.

        De volta a  Globo em 2015, brilhou no elenco da temporada de Malhação – Seu Lugar ao Mundo e do  Seriado  Os Suburbanos.

        Uma atriz de encher os olhos de tantos talentos e multifacetada – Pode por qualquer papel em suas mãos que ela tira de letra – Seja uma sensual mulher, uma espalhafatosa dona de bar ou uma doce senhora como estamos vendo em Garota do Momento e vamos relembrar através  de suas outras personagens no post de hoje.

 

Biá da Silva e Teca Pereira  de  Os Imigrantes (1981) e Os Imigrantes Terceira Geração (1982)



        A clássica trama de Os Imigrantes, do autor Benedito Ruy Barbosa, marcou a estreia da Solange Couto na tv. A atriz  deu vida a Biá da Silva na primeira fase da trama e voltou na sétima fase, que tinha o    subtítulo de Terceira Geração vivendo a Teca Pereira.

 

Sabina de Inansã de Tenda dos Milagres (1985)



        Em Tenda dos Milagres, minissérie escrita pelo Aguinaldo Silva, baseada no  romance de Jorge Amado, Solange Couto deu vida a Sabina de Inansã ,  que   ajuda no terreiro de Magé  Bassã (Chica Xavier). Na trama ela vive um relacionamento impossível com Budião (Antônio Pompeo) por serem filhos do mesmo santo, Iansã. Após a morte do filho recém-nascido em um incêndio e da separação do casal, Sabina é iniciada pela mãe de santo para se tornar sua sucessora à frente do terreiro, enquanto Budião vai embora para o Rio de Janeiro.

 

Adelaide de Sinhá Moça (1986)



        Na primeira versão de  Sinhá Moça, Solange Couto começou a ter personagens mais importantes dentro de uma novela – Na trama do  Benedito Ruy Barbosa, deu vida a mucama de Sinhá Moça (LucéliaSantos) – Adelaide – Uma bela escrava branca que acaba despertando o interesse de um jovem rico e branco  - José Coutinho, vivido pelo ator Tato Gabus Mendes. O entrecho   de amor  do casal foi uma das tramas paralelas  que marcaram a história.

 

Inácia de Renascer  (1993)



        Em 1993, Solange   Couto viveu outra personagem muito importante  escrita pelo Benedito Ruy Barbosa – A Inácia da primeira fase  de Renascer.  A personagem é empregada na casa de Inocêncio (Antônio Fagundes), que o  adora, em uma relação quase maternal. Sensitiva,  são delas as premonições que salvaram sua vida das inúmeras tocaias. Na segunda fase da trama  a personagem foi vivida pela saudosa Chica Xavier.

 

Dona Jura de O Clone (2001)



        Ne Brinquedo, Não!”

        Esse bordão entrou para o hall dos inesquecíveis da nossa teledramaturgia.  Destaque absoluto  para Solange Couto, que brilhou no papel da despachada Dona Jura, na trama de O Clone, da Glória Perez.  A personagem deu um novo status a carreira da Solange, que ganhou grande projeção popular, elevando a atriz ao posto de estrela.  O bar da personagem virou um ponto de atração à parte, com convidados especiais que iam de Pelé a Martinho da Vila, passando por outros grandes nomes do samba.

 

Joana Flores de Começar de Novo (2004)



        Em 2004, Solange Couto apareceu totalmente repaginada para dar vida a Joana Flores na trama de Começar deNovo, da dupla Elizabeth Jhin e Antônio Calmon.  Na trama ela participava de um núcleo classe média.

 

Janaína de Três Irmãs(2008)



        Em 2008, Solange Couto deu vida a mulata bonita, divertida e de personalidade forte, dona da pousada da Praia Azul, uma das locações de Três Irmãs, trama do autor Antônio Calmon.  Não se conforma pelo fato do marido Jacaré (Ailton Graça) ainda suspirar  por uma atriz francesa do passado.  Seu maior temor é que ela reapareça e ele tenha uma recaída. Aliada e protetora incondicional de Virgínia (Ana Rosa). Torna-se grande amiga de Waldete (Regina Duarte), apesar de desconfiar das mentiras que ela conta.

Solange Couto  teve que ficar afastada da novela  por  um  tempo. Em dezembro de 2008, a atriz foi vítima de uma isquemia cerebral – formação de um coágulo em uma artéria do cérebro. Logo depois de recuperada, a atriz voltou à novela.

 

Sacha de Ribeirãodo Tempo (2010)



        Em 2010, Solange   Couto deixa a Globo e é contratada  pela RecordTv estreando na trama de Ribeirãodo Tempo, do autor Marcílio Moraes, dando vida a Sancha, uma dona de casa que se torna secretária executiva da prefeitura da cidade.

 

Clemilda de Balacobaco (2012)



        Em Balacobaco, trama  da autora Gisele  Joras, Solange deu vida a charlatã Cremilda, a qual lhe rendeu a primeira indicação ao Prêmio Contigo de Melhor Atriz. A personagem é a mais marcante  da atriz pós Dona Jura de O Clone.

 

Vanda de  Malhação – Seu Lugar no Mundo (2015)



        Depois de uma participação em Pecado Mortal, a atriz deixa a RecordTv e de volta a Globo entrou na temporada de 2015  de Malhação, com subtítulo de Seu Lugar ao Mundo, escrita pelo autor Emanuel Jacobina.

        Na  trama  deu vida a Vanda, mãe de Luan (Vitor Novelo)  e Uodson (Lucas Lucco). É empregada doméstica. Bom caráter, impulsiva, cheia de iniciativa e de opinião. Seu ponto fraco é a sua paixão pelo filho mais novo, Luan, não que ela não goste ou não tenha carinho por Uodson. A Dobradinha de Solange com o cantor e ator Lucas Lucco, que vivia um de seus filhos,    foi um dos destaques da temporada. As cenas da dupla foram responsáveis por momentos hilários e inesquecíveis.

 

Veja Também:

Tereza Seilblitz


Luisa Arraes 



Nivea Stelmann



Arlete Salles 



Marcos Palmeira 



Jayme Matarazzo

Marcelo Mello Jr



Francisca Queiroz 

Rita Guedes  

 Juliana Paiva 

Rodrigo Simas

Nossos Autores - Glória Perez 

Novelas Inesquecíveis - O Clone (2001) 



Trilha Sonora Eterna - O CLone Nacional (2001)

Pecado Mortal 



Carlos Lombardi 



Onde Nascem os Fortes 

Trilha Sonora Eterna - O CLone Nacional (2001)

Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...