Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Vejo a Lua no Céu (1976)

50 Anos  da agradável adaptação do  conto de Marques Rabelo por  Sylvan Paezzo que estreava na Globo


 

Adaptação delicada e envolvente assinada por Sylvan Paezzo, marcando sua estreia como autor de novelas na Globo. A trama se inspira no conto homônimo de Marques Rebelo, lançado em 1933 na coletânea Três Caminhos.

A proposta de levar o conto para a televisão surgiu a partir de uma conversa informal do ator Lima Duarte com o diretor Herval Rossano, então à frente do núcleo das novelas das seis. À época da estreia, Rossano destacou que a história retrata um período marcado por três aspectos centrais: a autoridade masculina dentro da família, a submissão feminina e o impacto dos avanços da medicina no tratamento da tuberculose, além do medo do contágio, que gerava verdadeiro pânico social.



No conto original, a narrativa é conduzida em primeira pessoa pelo menino Edgar, que observa a rotina familiar e os conflitos vividos por seu irmão mais velho, Fernando. Na versão televisiva, Edgar foi interpretado por Márcio Bernstein, enquanto Fernando assumiu o papel de protagonista, vivido por Eduardo Tornaghi.

O título Vejo a Lua no Céu faz referência, no texto literário, a uma valsa fictícia solicitada pelo patriarca Pedro (Alberto Perez), para que a filha Catarina a execute ao piano. Essa cena simbólica foi fielmente recriada na novela, aparecendo já no segundo capítulo, em clara homenagem ao conto original.



        Um dos grandes pontos altos da novela foi o elenco infantil, composto por Márcio Bernstein, Miriam Ficher — que mais tarde seguiria carreira como dubladora — e Isabela Garcia, então com apenas 8 anos. Essa foi a primeira vez que Isabela recebeu crédito em uma telenovela.



        Norma Blum brilhou como Suzana, a grande protagonista da história. A personagem é daquelas mulheres intensas, sensíveis e cheias de conflitos internos, que vivem o amor com profundidade, mas também enfrentam dores, perdas e dilemas morais ao longo da trama.



        A atuação de Tamara Taxman como Margarida, foi  também bastante elogiada por transmitir naturalidade e ternura, características que ajudaram a tornar a personagem uma figura querida pelo público. Ainda representou um tipo bem diferente dos quais passou a viver na teledramaturgia  em seus outros trabalhos. 



A ampliação do número de capítulos de O Grito, exibida às 22h, acabou inviabilizando a participação de Ney Latorraca em Vejo a Lua no Céu. O ator estava inicialmente escalado para interpretar Fernando assim que encerrasse.  Diante disso, o papel de Fernando acabou sendo entregue a Eduardo Tornaghi, que vinha da novela A Moreninha, exibida no mesmo horário. Curiosamente, Tornaghi havia sido cogitado inicialmente para viver Eusébio.

Para o personagem Eusébio, a produção convidou Cláudio Cavalcanti, que concluía sua atuação em Bravo! — novela das 19h — e, ao mesmo tempo, era disputado por Janete Clair para interpretar Vinícius, filho de Salviano Lisboa, em Pecado Capital, então a novela das oito.

A novela marcou ainda a estreia de Cristina Aché e Camilo Bevilacqua em telenovelas, além de ser o primeiro trabalho de Roberto de Cleto na  Globo.

Autor de oito obras, entre elas 'Diário de um Transviado' e 'Memórias de Madame Satã', Sylvan Paezzo voltava a escrever para televisão depois de três anos. Seu último trabalho havia sido o seriado 'Shazan e Xerife' (1972). O autor também esteve na inauguração da Globo, quando trabalhava no Departamento de Telejornalismo. 

A novela foi elogiada por sua ambientação detalhada do Rio de Janeiro do início do século XX — com externas gravadas em pontos históricos como Praça XV, Confeitaria Colombo, Outeiro da Glória, Largo do Boticário e Santa Teresa — e pelo uso de cenografias cuidadosamente reconstruídas. Isso contribuiu para uma sensação autêntica de época no horário das 18h.



Vejo a Lua no Céu foi reprisada, no início da tarde, entre 13/12/1976 e 29/04/1977 – época em que a faixa Vale a Pena Ver de Novo ainda não tinha esse nome.

A novela foi disponibilizada no Globoplay (plataforma streaming da Globo) em 11/08/2025, dentro do Projeto Fragmentos, com os seis capítulos que restaram nos arquivos da Globo: o primeiro, o segundo, os capítulos 49 e 50, o penúltimo (nº 98) e o último (nº 99).

Ao contrário de novelas que marcaram muito a cultura popular da Globo, Vejo a Lua no Céu é frequentemente classificada como uma produção mais “esquecida” ou de legado menos expressivo — o que, para alguns críticos, indica que a trama e ritmo não se destacaram tanto quanto outras novelas do mesmo estilo da década de 1970.

 

Ficha Técnica:

Novela do autor Sylvan Paezzo

Baseado no Romance de Marques Rabelo

Direção  Geral : Herval Rossano

Elenco:



EDUARDO TORNAGHI – Fernando
NORMA BLUM – Suzana
ALBERTO PEREZ – Seu Pedro
ARACY CARDOSO – Dona Filoca
CLÁUDIO CAVALCANTI – Eusébio
TAMARA TAXMAN – Margarida
CRISTINA ACHÉ – Catarina
ELISA FERNADES – Maria
CLEYDE BLOTA – Carmem
CLÉA SIMÕES – Mariana
ÍTALO ROSSI – Jacinto
MONAH DELACY – Augusta
ISAAC BARDAVID – Anjo Latoeiro
SOLANGE RADISLOVICH – Zizi
CAMILO BEVILACQUA – João
LUÍS ORIONI – Alberto Medeiros
ROBERTO DE CLETO – Dr. Mário Assis
ANTÔNIO VICTOR – Alfredo
AGUINALDO ROCHA – Manuel
ROBERTO FROTA – José
ALCIRO CUNHA – Joaquim
ÂNGELA LEAL
JOSÉ STEINBERG – Padre Lucas
HÉLIO ARY – Dr. Palmeira
ANA CRISTINA – Marta
ALAIR NAZARETH – Maria do Carmo

as crianças
MÁRCIO BERNSTEIN – Edgar
MIRIAM FICHER – Lu
ISABELA GARCIA – Doró (Dorotéia)
ELIAS ARAÚJO – Totó

e
CAUÊ FILHO
CLAUDINEY PENEDO – fiscal do colégio
CLÁUDIO SOUZA NEVES – aluno
DURVAL PEREIRA – homem do casal com quem Fernando brinca na praça, no primeiro capítulo
GILBERTO GARCIA – moleque fujão
JANSER BARRETO – aluno
JEFFERSON DANTAS – aluno
JOSÉ ROBERTO MARCOLINO – aluno
MAGNO EGÍDIO – aluno
MANOEL MARTINS – professor
NILTON VALÉRIO – aluno
REJANE SCHUMANN
RENATO BASTOS – mágico
SAMIR DE MONTEMOR – vendedor ambulante
SANDRA DE OLIVEIRA RAMOS – aluna
SANDRA PÊRA
VANDA COSTA – mulher do casal com quem Fernando brinca na praça, no primeiro capítulo
YARA BERNSTEIN – aluna

Exibição  : de 9 de fevereiro a 25 de junho de 1976

Capítulos : 99

Veja Também:

Da Cor do pecado  (20024) 


Padre Tião 



Totalmente Demais



Uma Rosa com Amor



Araguaia (2010)



A  Regra  do Jogo



Os Ricos também Choram (2005) 



Sol Nascente



As Bruxas 



Floribella

Norma Blum 

Claudio Cavalcanti

Globoplay Agosto 

Lima Duarte 



Lima Duarte  2

Isabela Garcia 


Norma Blum 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Sinhá Moça (1986)

        Dez anos depois do grande sucesso de Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga , a novela que a abriu de vez o mercado  internacional para as  tramas brasileiras, a Globo    levou ao ar a trama de Sinhá Moça , escrita por Benedito Ruy  Barbosa , baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes .         A trama foi escolhida por ter o mesmo cunho abolicionista de Escrava Isaura , e a Globo fez questão de manter o casal Lucélia Santos e Rubens de Falco como protagonistas, vendendo a trama para o mercado internacional com uma “Nova Escrava Isaura”.         Sinhá Moça foi um grande sucesso no  Brasil  e  teve uma ótima carreira internacional. A partir do próximo dia 29   a novela  está de volta pelo Canal Viva   e poderemos  acompanhar  de novo a bela história de amor entre Sinhá Moç...

Rapidinhas 07.02.2026

“ Vale Tudo ” e “ Amor a Vida ” de   volta no Globoplay Novelas         Se não houver nenhuma   mudança   de última hora,   Vale   Tudo (1988)   substituirá   Hipertensão (1986) a partir de 16/03 e Amor À Vida (2013) substitui Fina Estampa (2011) a partir do dia 23/03 no Globoplay Novelas .   Arminda continua causando em “ Três Graças ”         Mas uma semana de T rês Graças para aclamarmos   Grazzi Massafera   - A Atriz   que   já foi aplaudida pela estreia de Dona Beja na HboMax , deu     mais um show no capítulo desta sexta   da trama do Aguinaldo Silva empurrando a Joelly (Alana Cabral) escada abaixo.         Aliás todos ali estavam    ótimos e precisos    - A Alana Cabral, Paulo Nunes, Keizy Ecard e Juliano Cazarré .   “Coração Acelerado ” vai começar a ser...

Meus Personagens Favoritos da Eva Wilma

         Homenagear Eva Wilma é uma responsabilidade muito grande, escolher seus melhores personagens chega a ser uma tarefa quase impossível, em pouco mais de 60 anos de carreira , a Vivinha como é chamada entre os amigos e colegas, nos presenteou com o seu talento vivendo grandes personagens que   são páginas importantes na história da teledramaturgia.         Sua estreia em 1953 no seriado Namorados de  São Paulo que posteriormente seria transformado no famoso   Alô Doçura por Cassiano Gabus Mendes , foi sucesso absoluto. Eva Wilma e Jonh Herbert que fazia par  com ela no seriado foram catapultados aos sucesso instantaneamente, e a química em cena saltou para a realidade e os dois realmente se casaram na vida real.         Iniciou a carreira como bailarina mais foi a arte de interpretar que transformou Eva Wilma em uma das damas da televisão brasileira. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de u ma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal         Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.       Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela  Duas Vidas   da autora  Janete Clair . A Autora   continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,   uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,   em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.            Cenas simples como a dos personagens r...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)

        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes . Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.         Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.         Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.       ...

e10blog – Retrospectiva 2023 – Novelas Inesquecíveis

  Janeiro Corpo Dourado Fevereiro Deus Salve o Rei   Março A Volta de Beto Rockfeller  Abril Onde Nascem os Fortes Maio Amor a Vida  Junho Pecado Mortal  Julho De Quina Pra Lua  Agosto O Mapa da Mina Setembro Três Irmãs Outubro Canavial  de Paixões  Novembro Rebelde  Dezembro   Perola Negra    Veja Também: Novelas Inesquecíveis 2022  Meus Persoangens Favoritos  Meus Personagens 2021  No Tema e Na Trilha  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa