Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Meus Personagens Favoritos do Lima Duarte (Parte 2)

Murilo Pontes (Pedra sobre Pedra/1992) , Major Bentes (Fera Ferida/1993), Nikos (Uga Uga/2000), Afonso Lambertini (Da Cor do Pecado/2004), Shankar (Caminho das Índias/2009) entre outros

        Nesta semana o e10blog continua com a homenagem a Lima Duarte com a segunda parte do “Personagens Favoritos” do ator.
        São mais 10 tipos inesquecíveis e imortalizados pelo profissional que se transformou em patrimônio cultural brasileiro.


Murilo Pontes de Pedra sobre Pedra (1992)
Bordão: “Hilda, Minha Filha!”


        Outro tipo marcante do Lima foi o Murilo Pontes da trama de Pedra sobre Pedra, do autor Aguinaldo Silva. A dobradinha que mesclava queda de braço  e muito amor aprisionado por Pillar Batista, rendeu cenas antológicas entre o ator e Renata Sorrah, um dos pares românticos mais fortes vividos pelo Lima Duarte, depois da  Sassá Mutema e Professora Clotilde de O Salvador da Pátria (1989).  O personagem retornou numa participação especial em outro trabalho do Aguinaldo Silva. Na trama de A Indomada (1997), ele aparece em uma partida de pôquer em Grenville, cidade fictícia da novela.

Major Bentes de Fera Ferida (1993)
Bordão: “Ooooooouro!”

        Em Fera Ferida, outra clássica novela do Aguinaldo Silva, Lima Duarte imortalizou outro tipo para a teledramaturgia nacional – Major Bentes. Viúvo e presidente da câmara dos vereados de Tubiacanga, fazendeiro e dono da Gazeta. É Avarento e mesquinho. É cruel , tirano, arbitrário e conta com algumas mortes nas costas. Só se derrete de ternura pela bela ninfeta Isoldinha (Carolina Aguiar), a filha mais nova de Margarida (Arlete Salles), e usa esses encantos para tirar vantagens do vilão. Vale destacar também a dupla inesquecível formada com Joana Fomm, que vivia  a  Salustiana, outra vilã de Fera Ferida.

Zé Bolacha de APróxima Vítima (1995)

        Na trama de A Próxima Vítima, do Silvio de Abreu, Lima Duarte protagonizou uma trama em que seu sensato personagem se apaixona por uma mulher no mínimo 40 anos mais nova. O Zé Bolacha aprendeu tudo na estrada, nos bordéis, na vida. Embora seja a sabedoria popular em pessoa, não se apoia em frases feitas  ou ditados batidos. Conhece de cor muita poesia, e tem um verdadeiro fascínio pela palavra. Com isso consegue ser  irresistível para quem o observa. É em uma dessas conversas que o experiente personagem se ver perdido ao se encantar pela doce e decidida Irene (Viviane Pasmanter). O Choque cênico de gerações  rendeu bons momentos à trama de  A Próxima Vitima.

Coronel Ildásio Junqueira de O Fim do Mundo (1996)

        Em outra trama recheada de realismo fantástico do Dias Gomes, Lima Duarte deu vida ao octogenário Coronel Ildásio Junqueira, um dos fundadores da fictícia Tabacópolis, e sempre fazia questão de alardear isso  a qualquer outro personagem da trama que se aproximasse dele. Com a anuncio do Fim do Mundo, o velho que há anos não saia de casa resolve ir à forra e passa a suposta última noite de todos os tempos num bordel nos braços de uma bela mulata. O Ildásio foi mais um personagem em que  o Lima pode brincar com os trejeitos e prosódia  em mais um sucesso do gênero na Globo.

Nikos de Uga Uga (2000)

        Em Uga Uga, do CarlosLombardi, Lima Duarte se destacou entre o elenco desnudo do autor com a interpretação memorável do mal-humorado Nikos e sua procura pelo neto desaparecido. Sua dobradinha com a também mal-humorada personagem da saudosa Nair Bello renderam ótimos momentos à novela.

Afonso Lambertini da Da Cor do Pecado (2004)

        Em Da Cor do Pecado, trama do autor João Emanuel Carneiro, Lima deu vida ao grande empresário Afonso Lambertini, um homem sério  e que  depois da  morte do único filho se trancou para vida. Com a descoberta do nascimento  do suposto neto, filho de Paco (Reynaldo Gianechinni).  Juntamente com Raí (Sérgio Malheiros), filho de Preta (Tais Araújo), Afonso também fica sabendo da gravidez da viúva de Paco, a interesseira Bárbara (Giovanna Antonelli). Assim com o passar dos tempos e convivência com os netos, Afonso se transforma em uma pessoa melhor, mais feliz e sensata. As cenas de Lima Duarte com os atores infantis que viveram seus netos – Sérgio Malheiros e Felipe Latge –  emocionaram o público, tamanha a química entre eles.

Murat de Belíssima(2005)

        Durante a carreira Lima Duarte viveu as mais diversas nacionalidades através de seus personagens. Em Belíssima do Silvio deAbreu,   deu vida ao Turco Murat, marido de Katina (Irene Ravache). O Jogo e as apostas são seu ponto fraco, que ele sempre tenta esconder da mulher – muitas vezes, sem sucesso. Murat não sabe que não é o pai verdadeiro de Cemil (Leopoldo Pacheco), mas também guarda um segredo: um envolvimento amoroso com Bia Falcão (Fernanda Montenegro), o que resultou em uma gravidez. Ele acha porém que a criança nasceu morta.

Viriato Palhares de Desejo Proibido (2007)

        Em Desejo Proibido, do Walther Negrão, Lima Duarte deu vida ao prefeito Viriato Palhares da fictícia cidade de Passaperto. O personagem vivia as voltas com as filhas à caça por um bom partido. Florinda (Grazzi Massafera), a filha caçula do prefeito, vive em conflito com a filha mais velha Eulália (Aninha Lima), pois Viriato só permite que Florinda se case depois de Eulália, e esta nem pensa em cassar-se tão cedo. Um prefeito que nunca toma partido de nada para não contrariar seu eleitores. É Cheio de lábia e amigo de todos. Na rua se mostra autoritário, mas em casa quem manda é a mulher Magnólia, a personagem vivida pela Nívea Maria.

Shankar de Caminho das Índias (2009)

        Mais um estrangeiro veio para o currículo do Lima na trama de Caminho das Índias, da autora Glória Perez. Na pele do Indiano Shankar, um Branâme, que criou o Dálit Bahuan (Márcio Garcia) o ator  mais uma vez deu um show em cena. Sempre preocupado com o bem estar dos outros, Shankar  passou a trama inteira numa quebra de braços com Opash (Tony Ramos), que não aceitava o fato dele ter afeição e respeito com os dálit´s da cidade. No final da trama é revelado que na verdade Opash é filho de Shankar fazendo com que ambos repensem seus comportamentos.
  
Max de Araguaia (2010)

         Em 2010, Lima Duarte deu vida ao vilão Max na trama de Araguaia, do autor Walther Negrão.  Um rico e desonesto criador de gado, capaz de passar por cima de tudo e de todos para defender seus interesses. Desde a juventude, é completamente apaixonado por Antoninha (Regina Duarte), mas seu afeto jamais foi correspondido. Por rancor, acusou o marido dela Gabriel (Juca de Oliveira), de subversivo e o fez fugir da região, abandonando a mulher. Max casou-se com Amélia (Júlia Lemmertz), com quem mantém um casamento de aparências e pai da protagonista Manuela (Milena Toscano).
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa