Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis - Desejo Proibido (2007)

Desejo Proibido mesclou  devoção, milagres e um grande amor

        Nesta semana a novela Desejo Proibido,  que mesclou  devoção, milagres e um grande amor, do autor Walther Negrão completa 10 anos. Bem ao estilo do Negrão, a trama se passava em uma fictícia pequena cidade  de interior  com a aura dos anos 30 como pano de fundo.


        A novela protagonizada por Murilo Rosa e Fernanda Vasconcellos, estreou com a difícil missão de alavancar a audiência do horário das seis, derrubada com a complexa trama de Eterna Magia (2006), da Elizabeth Jhin. Infelizmente, mesmo  como uma novela hipnotizante por vários fatores, Desejo Proibido terminou antes do previsto, foi encurtada  para que a próxima trama a estrear não pegasse como empecilho  o horário de verão, tal qual acontecera com ela. Foi exatamente o horário de verão apontado como o grande vilão da audiência de Desejo Proibido.

        A história se passa na década de 30, na pequena cidade fictícia de Passaperto, onde o prefeito Viriato (Lima Duarte) vive em conflito com a poderosa da região, Cândida (Eva Wilma), uma mulher prepotente que vem de uma família de plantadores de café e que põe sempre à frente os seus interesses. Com o declínio do café, Cândida tem que vender parte de suas terras à família de Chico Fernandes (José de Abreu). Para não dividir os bens, ela dá a mão de sua única filha, Isabel , em casamento a este. Da união de Isabel e Chico Fernandes nasce Henrique (Daniel de Oliveira), em quem, desde o primeiro dia de vida, a avó Cândida deposita todas as expectativas.
Isabel falece alguns meses depois do parto e Chico Fernandes, mal terminado o luto, casa com a linda Ana (Letícia Sabatella), filha de uma índia. Reprovando o romance com uma mulher simples, Cândida cria o neto. Frustrada em sua tentativa de ser mãe, Ana vai um dia até a gruta rezar para a imagem de uma santa esculpida em pedra. De repente, uma surpresa: encontra um bebê em uma pequena canoa. Esse é o começo da história da pequena Laura (Fernanda Vasconcellos). Na cidade, todos atribuem o fato a um milagre da santa da gruta.

       Justamente para estudar o misterioso caso, o pároco da região, Padre Inácio (Marcos Caruso), convida seu afilhado, Miguel (Murilo Rosa), também padre, para ir à cidade de Passaperto. O que Miguel não imagina é que essa missão mudará o rumo de sua vida.

        A Novela mesmo com uma temática forte, o amor entre uma linda jovem e um aspirante à padre, e vilões perversos como o Henrique, mais um trabalho impecável do Daniel de Oliveira,  a trama chamava atenção pelo núcleos cômicos – Como os das filhas do Delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes),  viúvo há mais de dez anos e conta com a ajuda de seu braço-direito, soldado Brasil (Nando Cunha), para zelar pela integridade de suas três belas filhas, Guilhermina (Camila Rodrigues), Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine). Ele nem desconfia, no entanto, que as meninas driblam suas ordens com a maior facilidade.
 

        Ou as filhas do Prefeito como à  caça por um bom partido  que enlouquecia Florinda (Grazi Massafera), a filha caçula.  Ela vive em conflito com a irmã mais velha, Eulália (Aninha Lima), pois o pai já determinou que só a deixará subir ao altar após a irmã. Eulália, por sua vez, não está muito preocupada com a vida amorosa.

            Leticia Sabatella na pele da reprimida Ana, mas uma vez brilhava em um papel complexo. A Atriz  repetiu a dobradinha com Alexandre Borges por um amor impossível, tal qual viveram na trama de A Muralha (2000), minissérie da autora Maria Adelaide Amaral.

        O tema de abertura de Desejo Proibido era a música “Sonho Lindo”, do Roberto Carlos,  gravada especialmente para a novela pela Tânia Mara. A música havia ganho grande projeção  no início dos anos 2000 quando a versão gravada por Paulo Ricardo entrou como abertura da novela mexicana A Usurpadora, exibida pelo SBT por mais de 7 vezes.
        O ator Luiz Carlos Tourinho morreu  devido um aneurisma cerebral enquanto participava da novela. Desejo Proibido foi também a última novela do autor Cláudio Marzo, que depois de participar da trama passou anos afastado e veio a falecer em 2015.

        Mesmo considerada uma trama fraca, Desejo Proibido se destacou pelo  história interiorana brejeira,  sotaque mineiro irrepreensível empregado pelo elenco afiado,  capricho da produção e a direção segura, o que rendeu   ótimas críticas da imprensa especializada à trama. O que mais uma vez provou que a audiência  e um produto de qualidade muitas vezes  caminham em rumos opostos.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral: Marcos Paulo
Elenco:
MURILO ROSA – Miguel Meireles
FERNANDA VASCONCELOS – Laura
DANIEL DE OLIVEIRA – Henrique
LETÍCIA SABATELLA – Ana
ALEXANDRE BORGES – Dr. Escobar
JOSÉ DE ABREU – Chico Fernandes
LIMA DUARTE – Viriato Palhares
EVA WILMA – Cândida Novaes de Toledo
MARCOS CARUSO – Padre Inácio
CLÁUDIO MARZO – Lázaro Simões
NÍVEA MARIA – Magnólia
RODRIGO LOMBARDI – Ciro Feijó
CÁSSIO GABUS MENDES – Delegado Trajano
DEBORAH EVELYN – Madalena
PEDRO PAULO RANGEL – Galileu
JÚLIA LEMMERTZ – Belinda
GRAZI MASSAFERA – Florinda
ANA LIMA – Eulália
EMÍLIO ORCIOLLO NETO – Argemiro
LUIZ CARLOS TOURINHO – Nezinho
LETÍCIA BIRKHEUER – Raquel
THAIS GARAYP – Iracy
NANDO CUNHA – Soldado Brasil
GUILHERME BERENGUER – Tenente João Antônio
OTHON BASTOS – Alcebíades
ELIANA FONSECA – Purezinha
ROBERTO BONFIM – Dioclécio
JANDIRA MARTINI – Dona Guará (Guaraciaba)
PEDRO NESCHLING – Diogo
FERNANDA PAES LEME – Teresa
CAMILA RODRIGUES – Guilhermina
CAIO JUNQUEIRA – Gaspar
THIAGO MARTINS – Lídio
STHEFANY BRITO – Dulcina
ANDRÉ ARTECHE – Clemente
BRUNA MARQUEZINE – Magu (Maria Augusta)
MARCÉLIA CARTAXO – Tonha
PAULO CÉSAR GRANDE – Valdenor
MARY SHEYLA DE PAULA – Cidinha (Maria Aparecida)
COSME DOS SANTOS – Faustino
CINARA LEAL – Doralice
OSVALDO MIL – Germano
ANDRÉ VARELA – André
ZULMA MERCADANTE – Edite
GILBERTO HERNANDES – Dr. Amílcar Noronha
ORÃ FIGUEIREDO – Camaleão
PACO SANCHES – Pedrão
PAULO CÉSAR REZENDE – Malaquias
GIULIO LOPES – Tavares
CHICO EXPEDITO – Ari
as crianças
GABRIEL KAUFMANN – Henrique (criança)
JÚLIA MATOS – Elisa
LEONARDO ROCHA – Jacinto
MIGUEL OLIVEIRA – Tonico
e
ANA PAULA VIEIRA – Mariana (sobrinha do padre Inácio)
ANTÔNIO ESTEVAN – capanga de Chico Fernandes
BETH GOULART – Maria de Lourdes (amiga e sócia de Regina, a falecida mãe de Laura)
CECEU VALENÇA – escrevente na audiência para o desquite de Henrique e Laura
CLÁUDIO CAPARICA – curador na audiência para o desquite de Henrique e Laura
EDMILSON BARROS – Álvaro (pai de Laura)
ERNESTO PICCOLO – Alcimar (vem da capital para decorar a igreja para o casório das filhas de Magnólia)
GABRIEL WAINER – Robert (ator de Hollywood que vai à Passaperto para fazer testes com Florinda)
JACQUELINE LAURENCE – Romilda
JOSÉ RÚBENS CHACHÁ – diretor do presídio onde Álvaro esteve preso
LAURA CARDOSO – Sebastiana
LIONEL FISCHER – oficial de Justiça que avisa Henrique e Laura sobre a audiência para o desquite de ambos
MARCOS PAULO – Dr. Marcos
MIGUEL ONIGA – Dagoberto (cliente de Dioclécio na barbearia)
PAULO GIARDINI – espera com Escobar o nascimento do filho na maternidade
RAFAEL BRANDÃO – capanga de Chico Fernandes
RIDAM PIRES – meirinho na audiência para o desquite de Henrique e Laura
ROBERTO FROTA – juiz na audiência para o desquite de Henrique e Laura
ROBERTO MAYA – Milton (interventor do Estado de MG)
ROSELSON BARROS
SÉRGIO MAMBERTI – Frei Domingos (professor de Miguel nos tempos de seminário)
SILVIO POZATTO – promotor na audiência para o desquite de Henrique e Laura
TRACY SEAGAL – Eleonora Jones (atriz de Hollywood que vai à Passaperto para fazer testes com Florinda)
TURÍBIO RUIZ – Arcebispo Dom Duarte
Exibição: 05 de Novembro de 2007 à 03 de Maio de 2008
Capítulos: 154
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa