Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Desejo Proibido (2007)

Desejo Proibido mesclou  devoção, milagres e um grande amor

        Nesta semana a novela Desejo Proibido,  que mesclou  devoção, milagres e um grande amor, do autor Walther Negrão completa 10 anos. Bem ao estilo do Negrão, a trama se passava em uma fictícia pequena cidade  de interior  com a aura dos anos 30 como pano de fundo.


        A novela protagonizada por Murilo Rosa e Fernanda Vasconcellos, estreou com a difícil missão de alavancar a audiência do horário das seis, derrubada com a complexa trama de Eterna Magia (2006), da Elizabeth Jhin. Infelizmente, mesmo  como uma novela hipnotizante por vários fatores, Desejo Proibido terminou antes do previsto, foi encurtada  para que a próxima trama a estrear não pegasse como empecilho  o horário de verão, tal qual acontecera com ela. Foi exatamente o horário de verão apontado como o grande vilão da audiência de Desejo Proibido.

        A história se passa na década de 30, na pequena cidade fictícia de Passaperto, onde o prefeito Viriato (Lima Duarte) vive em conflito com a poderosa da região, Cândida (Eva Wilma), uma mulher prepotente que vem de uma família de plantadores de café e que põe sempre à frente os seus interesses. Com o declínio do café, Cândida tem que vender parte de suas terras à família de Chico Fernandes (José de Abreu). Para não dividir os bens, ela dá a mão de sua única filha, Isabel , em casamento a este. Da união de Isabel e Chico Fernandes nasce Henrique (Daniel de Oliveira), em quem, desde o primeiro dia de vida, a avó Cândida deposita todas as expectativas.
Isabel falece alguns meses depois do parto e Chico Fernandes, mal terminado o luto, casa com a linda Ana (Letícia Sabatella), filha de uma índia. Reprovando o romance com uma mulher simples, Cândida cria o neto. Frustrada em sua tentativa de ser mãe, Ana vai um dia até a gruta rezar para a imagem de uma santa esculpida em pedra. De repente, uma surpresa: encontra um bebê em uma pequena canoa. Esse é o começo da história da pequena Laura (Fernanda Vasconcellos). Na cidade, todos atribuem o fato a um milagre da santa da gruta.

       Justamente para estudar o misterioso caso, o pároco da região, Padre Inácio (Marcos Caruso), convida seu afilhado, Miguel (Murilo Rosa), também padre, para ir à cidade de Passaperto. O que Miguel não imagina é que essa missão mudará o rumo de sua vida.

        A Novela mesmo com uma temática forte, o amor entre uma linda jovem e um aspirante à padre, e vilões perversos como o Henrique, mais um trabalho impecável do Daniel de Oliveira,  a trama chamava atenção pelo núcleos cômicos – Como os das filhas do Delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes),  viúvo há mais de dez anos e conta com a ajuda de seu braço-direito, soldado Brasil (Nando Cunha), para zelar pela integridade de suas três belas filhas, Guilhermina (Camila Rodrigues), Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine). Ele nem desconfia, no entanto, que as meninas driblam suas ordens com a maior facilidade.
 

        Ou as filhas do Prefeito como à  caça por um bom partido  que enlouquecia Florinda (Grazi Massafera), a filha caçula.  Ela vive em conflito com a irmã mais velha, Eulália (Aninha Lima), pois o pai já determinou que só a deixará subir ao altar após a irmã. Eulália, por sua vez, não está muito preocupada com a vida amorosa.

            Leticia Sabatella na pele da reprimida Ana, mas uma vez brilhava em um papel complexo. A Atriz  repetiu a dobradinha com Alexandre Borges por um amor impossível, tal qual viveram na trama de A Muralha (2000), minissérie da autora Maria Adelaide Amaral.

        O tema de abertura de Desejo Proibido era a música “Sonho Lindo”, do Roberto Carlos,  gravada especialmente para a novela pela Tânia Mara. A música havia ganho grande projeção  no início dos anos 2000 quando a versão gravada por Paulo Ricardo entrou como abertura da novela mexicana A Usurpadora, exibida pelo SBT por mais de 7 vezes.
        O ator Luiz Carlos Tourinho morreu  devido um aneurisma cerebral enquanto participava da novela. Desejo Proibido foi também a última novela do autor Cláudio Marzo, que depois de participar da trama passou anos afastado e veio a falecer em 2015.

        Mesmo considerada uma trama fraca, Desejo Proibido se destacou pelo  história interiorana brejeira,  sotaque mineiro irrepreensível empregado pelo elenco afiado,  capricho da produção e a direção segura, o que rendeu   ótimas críticas da imprensa especializada à trama. O que mais uma vez provou que a audiência  e um produto de qualidade muitas vezes  caminham em rumos opostos.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral: Marcos Paulo
Elenco:
MURILO ROSA – Miguel Meireles
FERNANDA VASCONCELOS – Laura
DANIEL DE OLIVEIRA – Henrique
LETÍCIA SABATELLA – Ana
ALEXANDRE BORGES – Dr. Escobar
JOSÉ DE ABREU – Chico Fernandes
LIMA DUARTE – Viriato Palhares
EVA WILMA – Cândida Novaes de Toledo
MARCOS CARUSO – Padre Inácio
CLÁUDIO MARZO – Lázaro Simões
NÍVEA MARIA – Magnólia
RODRIGO LOMBARDI – Ciro Feijó
CÁSSIO GABUS MENDES – Delegado Trajano
DEBORAH EVELYN – Madalena
PEDRO PAULO RANGEL – Galileu
JÚLIA LEMMERTZ – Belinda
GRAZI MASSAFERA – Florinda
ANA LIMA – Eulália
EMÍLIO ORCIOLLO NETO – Argemiro
LUIZ CARLOS TOURINHO – Nezinho
LETÍCIA BIRKHEUER – Raquel
THAIS GARAYP – Iracy
NANDO CUNHA – Soldado Brasil
GUILHERME BERENGUER – Tenente João Antônio
OTHON BASTOS – Alcebíades
ELIANA FONSECA – Purezinha
ROBERTO BONFIM – Dioclécio
JANDIRA MARTINI – Dona Guará (Guaraciaba)
PEDRO NESCHLING – Diogo
FERNANDA PAES LEME – Teresa
CAMILA RODRIGUES – Guilhermina
CAIO JUNQUEIRA – Gaspar
THIAGO MARTINS – Lídio
STHEFANY BRITO – Dulcina
ANDRÉ ARTECHE – Clemente
BRUNA MARQUEZINE – Magu (Maria Augusta)
MARCÉLIA CARTAXO – Tonha
PAULO CÉSAR GRANDE – Valdenor
MARY SHEYLA DE PAULA – Cidinha (Maria Aparecida)
COSME DOS SANTOS – Faustino
CINARA LEAL – Doralice
OSVALDO MIL – Germano
ANDRÉ VARELA – André
ZULMA MERCADANTE – Edite
GILBERTO HERNANDES – Dr. Amílcar Noronha
ORÃ FIGUEIREDO – Camaleão
PACO SANCHES – Pedrão
PAULO CÉSAR REZENDE – Malaquias
GIULIO LOPES – Tavares
CHICO EXPEDITO – Ari
as crianças
GABRIEL KAUFMANN – Henrique (criança)
JÚLIA MATOS – Elisa
LEONARDO ROCHA – Jacinto
MIGUEL OLIVEIRA – Tonico
e
ANA PAULA VIEIRA – Mariana (sobrinha do padre Inácio)
ANTÔNIO ESTEVAN – capanga de Chico Fernandes
BETH GOULART – Maria de Lourdes (amiga e sócia de Regina, a falecida mãe de Laura)
CECEU VALENÇA – escrevente na audiência para o desquite de Henrique e Laura
CLÁUDIO CAPARICA – curador na audiência para o desquite de Henrique e Laura
EDMILSON BARROS – Álvaro (pai de Laura)
ERNESTO PICCOLO – Alcimar (vem da capital para decorar a igreja para o casório das filhas de Magnólia)
GABRIEL WAINER – Robert (ator de Hollywood que vai à Passaperto para fazer testes com Florinda)
JACQUELINE LAURENCE – Romilda
JOSÉ RÚBENS CHACHÁ – diretor do presídio onde Álvaro esteve preso
LAURA CARDOSO – Sebastiana
LIONEL FISCHER – oficial de Justiça que avisa Henrique e Laura sobre a audiência para o desquite de ambos
MARCOS PAULO – Dr. Marcos
MIGUEL ONIGA – Dagoberto (cliente de Dioclécio na barbearia)
PAULO GIARDINI – espera com Escobar o nascimento do filho na maternidade
RAFAEL BRANDÃO – capanga de Chico Fernandes
RIDAM PIRES – meirinho na audiência para o desquite de Henrique e Laura
ROBERTO FROTA – juiz na audiência para o desquite de Henrique e Laura
ROBERTO MAYA – Milton (interventor do Estado de MG)
ROSELSON BARROS
SÉRGIO MAMBERTI – Frei Domingos (professor de Miguel nos tempos de seminário)
SILVIO POZATTO – promotor na audiência para o desquite de Henrique e Laura
TRACY SEAGAL – Eleonora Jones (atriz de Hollywood que vai à Passaperto para fazer testes com Florinda)
TURÍBIO RUIZ – Arcebispo Dom Duarte
Exibição: 05 de Novembro de 2007 à 03 de Maio de 2008
Capítulos: 154
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus Personagens Favoritos do Mário Gomes

O Renato de “ O Sexo dos Anjos ” no Viva         Ele está longe da TV desde 2018, quando participou da trama de Tempo de Amar (2018) na Globo , mas ele pode ser visto diariamente em um dos seus papéis mais importantes do início da década de 90 na teledramaturgia – O Renato de O Sexo dos Anjos , na reprise da trama no Canal Viva .         Estou falando do grande ator e cantor   Mário Gomes , um dos profissionais mais famosos do meio da Tv, com uma carreira irrepreensível, apesar de várias polêmicas, altos e baixos , mas acima de tudo   uma profissional que fez bem tudo que lhe foi dado.         Mário estreou na televisão em 1970,   na telenovela A Mansão dos Vampiros , uma das últimas produzidas pela extinta Tv Excelsior . Em 1972, estreou na Globo , e brilhou em pequenos papéis nas tramas de Bicho do Mato e A Patota . Ganhou seu primeiro protagonista na TV em 1976 , na trama de Duas Vidas , onde inclusive cantou o tema do seu personagem, sendo nesta trama onde surgiu uma das m

FELIZ NATAL !!

Fonte : Texto : Evaldiano de Sousa 

Rapidinhas – 17.08.2024

Viva Fest 80 –   Pão Pão Beijo Beijo (1983) e Selva de Pedra (1986) Canal dedicado às novelas dos anos 1980, disponibilizado pela  Globo   gratuitamente na Globoplay , o  Viva   80 Fast    vai exibir  Pão-Pão Beijo-Beijo   (1983)   e Selva dePedra   (1986). As tramas substituem Amor com Amor se Paga (1984) e  Baila Comigo   (1981).   Betty Faria de volta às Novelas         Longe das novelas desde Salve-se Quem Puder , em 2020, Betty Faria se prepara para retornar ao gênero na próxima trama das sete da Globo , Volta por Cima , cuja estreia ocorrerá em 30 de setembro. No folhetim escrito por Claudia Souto , a veterana será Belissa, uma socialite falida.   Veja Também: Novelas Inesquecíveis - Amor com Amor se Paga (1984)  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Meus Personagens Favoritos da Betty Faria  Novelas Inesquecíveis - Baila Comigo (1981) 10 Motivos para não perder a reprise de "BAILA COMIGO" no Viva  Trilha Sonora Eterna - BAILA COMIGO Nacional  Trilh

Rapidinhas - 08.09.2024

Henrique Barreira e um bom momento em “ Família é Tudo”         Transformando em   mocinho de Família é Tudo , do Daniel Ortiz, Henrique Barreira   começou apresentar um tímido Murilo, que poderia ter virado    uma vilão, afinal era apaixonado pela namorada   do irmão, mas as reviravoltas do texto lhe jogaram   na linha de fogo   disputando a   mocinha Electra ( Juliana Paiva) e ao invés de ganhar a aversão do público, o personagem ganhou a empatia e uma   grande torcida por um final feliz com seu grande amor.         O Ator pegou a   oportunidade com uma e dentes e mostrou que está   pronto pra novos voos em sua carreira.   Casarão que   fez história nas   novelas está de volta em “Volta Por Cima ”, nova novela das sete.         Substituta de  Família é Tudo  às sete,  Volta por Cima  vai contar com uma locação que fez história nas novelas da  Globo . A casa localizada no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, atende às produções da emissora desde a década de 1980. Na trama

Rapidinhas – 10.08.2024

Sem Juliana   Paes , Renascer fica com Lucy Alves na reta final         Sem um acordo com Juliana Paes , a novela Renascer perde o tão aguardado retorno da Jacutinga na reta final da novela do Bruno Luperi .         Sem Juliana,   a Globo então escalou Lucy Alves, que estrelou Travessia , para substituir   a personagem. Lucy vai dar vida a sanfoneira, assim com a atriz e cantora na vida real, que vai chegar   para dar    uma chacoalhada na história. Lilith, sua personagem,   além de engatar um romance com Zinha (Samantha Jones),   revelará que é filha de Jacutinga (Juliana Paes) e irmã de Morena ( Ana Cecília Costa ). "Nós somos irmãs, somos duas filhas de dona Jacutinga.   A diferença é que você conheceu minha mãe, e eu não" , disparará a sanfoneira, deixando a dona de casa perplexa. Ficará no ar que o parentesco pode não ser de sangue, pois Morena afirmará que Jacutinga foi mesmo uma mãe para ela e todas as meninas que passaram pela casa.   Milham Cortaz

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em homenagem à essa diva. Visions of Love ( Rainha da Sucata – 1990)         Edu,  o personagem que o Tony Ramos   interpretou na trama de Rainha da Sucata , do autor Silvio de Ab

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabilidade.   Ótimo o crescimento dos personagens da Alexandra Richter e    Jayme   Periard   em “Família é Tudo”         Além da volta de Arlete

Rapidinhas – 03.08.2024

“ Êta Mundo Bom 2 ”         Vários atores que participaram de ÊtaMundo Bom , trama do   autor WalcyrCarrasco , exibidas em 2016, estão sendo consultados para voltarem a viver seus personagens na continuação da trama – Sérgio Guizé , Camila Queiroz, Flávia Alessandra , Elizabeth Savalla entre   outros   foram alguns dos consultados.   “Rainha da Sucata ” na Globoplay em Novembro         Um dos títulos mais aguardados no projeto Resgate da Globoplay , Rainha da Sucata , clássico do Sílviode Abreu , já tem data marcada para o retorno.   A   trama será um dos títulos do mês de novembro próximo.   “Paulo, o Apóstolo”         Próxima produção bíblica da RecordTv já entrou em produção e terá cenas gravadas no Marrocos.   Com roteiro de  Cristiane Cardoso , a trama contará a história de  Paulo de Tarso , que passou de perseguidor dos discípulos de Jesus a um dos maiores pregadores do Cristianismo. A produção está programada para estrear em 2025.   Veja Também: Rapidin

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Trilha Sonora Eterna – Viver a Vida Nacional 1 (2009)

        Viver a Vida    está de volta em reprise pelo Canal Viva   a  partir do próximo dia 22.07. A novela de autoria do Manoel Carlos , foi a primeira a  ter  uma Helena Negra do autor, assim com a  primeira protagonista  negra no horário nobre da emissora – vivida  pela TaisAraújo .         A novela teve em  seu total 5  trilhas – 2  nacionais , uma internacional , uma complementar e uma instrumental.          No post  de hoje vamos dissecar a trilha nacional que ficou marcada   por   2 faixas  -  “ Shimbalaiê ” que  deu  popularidade ao nome da cantora Maria Gadú e “ A  Mulher que eu Amo” ,  do Roberto Carlos , que  apesar de ser inédita, já estava gravada antes  da novela, mas casou com perfeição com o casal Marcos e Helena – José Mayer e Tais Araújo .         O CD com a Tais Araújo na capa tem ainda nomes como MariaBethânia, Gal Costa , Tom Jobim, Maria Gadú, Raul Seixas , Milton Nascimento , Cássia Eller , Lulu Santos, Dalto entre  outros.         Vamos  ao fa