Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – O Sexo dos Anjos Nacional (1989)

    
         Uma das novelas que mais povoa minha memória afetiva. Nunca entendi o domínio que O Sexo dos Anjos teve e tem sobre mim, mas sem dúvidas é uma das primeiras na minha lista de preferidas  e até hoje espero sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo ou no Viva.
        O romance entre um anjo e uma mortal era o fio condutor da trama,  uma releitura de O Terceiro Pecado, sucesso da própria  Ivani Ribeiro na Tv Excelsior em 1968.
        Protagonizada por Isabela Garcia e Felipe Camargo, essa versão não chegou a repercussão que a Globo pretendia, mas entrou para o hall  das  novelas mais queridas da história da emissora.
        Além do casal de protagonistas, vários outros atores deram um show em cena – como o Marcos Frota vivendo o surdo-mudo Tomás; Mário Gomes como  o ambientalista  Renato; Sílvia Buarque com a vilã Ruth e,  Bia Seidl, linda e espetacular como o anjo da Morte. Imagina morrer e ser guiado por ela! Valia até a pena.

        Inclusive a  Bia,  é a estrela da capa da trilha nacional,   que é  uma mescla de vários hits e cantores em voga na época, com direito a forró, baladinhas e uma música gravada por ninguém menos que Marília Pêra especialmente para a trama.

        A trilha abria  com “Anjo (Angel)” numa versão visceral do Yahoo, banda que imortalizou alguns hits em novelas no final da década de 80 e início de 90. Os riscos de guitarra na música eram espetaculares e a música e super atual virou meu tema para a vida. Na trama a música embalava o Anjo da Morte Diana, imortalizado pela Bia Seidl.

        Outra faixa do disco que virou trilha para a minha vida foi “Onde o Amor me Leva” da Rosana. Depois do sucesso com “O Amor e o Poder” na trilha de Mandala (1987), que eu já falei aqui, essa baladinha romântica marcou a trama como o tema da Gigi, personagem da Carla Marins, o ano e a vida de muitos casais apaixonadas da época.

        Importantes nomes da MPB e figuras carimbadas em trilhas de novelas   integraram O Sexo dos Anjos Nacional,  como  Lulu Santos com “A 2”, tema da vilã Ruth (Sílvia Buarque); Sandra de Sá  com a apaixonante “Alma Gêmea” tema da Leonor e Durval, personagens da Míriam Pérsya e Paulo Figueiredo; e Zizi Possi  com “Dedicado à Você” que embalou o romance  do casal principal da trama – Isabela e Adriano, os personagens da Isabela Garcia e Felipe Camargo.

        A abertura de O Sexo dos Anjos é mais uma daquelas clássicas dos anos 80.  Durante uma  festa um cupido tentava acertar uma flecha para juntar casais. Tudo ao som de “Matinê no Rian”  da nostálgica banda do João Penca e seus Miquinhos Amestrados com uma participação especialíssima da Paula Toller, líder do Kid Abelha.


        Marília Pêra, a grande diva da tv, cinema e teatro, não fazia parte do elenco da novela, porém integrou a trilha com uma clássica regravação de “Amendoim Torradinho”, para tema do personagem Cássio, que era vivido pelo saudoso Rodolfo Bottino.

        “Natureza Viva”  do Nico Rezende foi o tema do inesquecível personagem do Mário Gomes na trama. A música se tornou um clássico depois que integrou a trilha e até hoje é figura carimbada nas rádios  nostálgicas do Brasil.

        Skowa e a Máfia apesar de ter sumido do cenário nacional da música ainda continua na ativa no circuito de festivais do Rio de Janeiro. Formada em 1986, ganhou grande projeção quando emplacou “Amigo do Amigo” na trilha de O Sexo dos Anjos, com tema do personagem Rogê, vivido pelo Otávio Muller.

        Beto Barbosa, ídolo da lambada e forró, tido como o grande rei do ritmo no eixo nordeste do Brasil, um ano antes do SidneyMagal emplacar de vez o ritmo da lambada  com a abertura de Rainha da Sucata (1990), entrou na trilha com a clássica “Adocica”, tema que imortalizou a lambadeira personagem Francisquinha, vivida pela Eloísa Mafalda.

        A trilha trazia ainda “Anjos e Demônios” do Zé Lourenço, o tema sombrio da  Diana (Bia Seidl); “Sou Eu” do Eduardo Dusek tema da tímida Neide, da Byanca Bygtong; “Namorar” da Cláudia Olivetti tema da Isabela e “Paisagens” do Julinho Teixeira, tema do Otávio (Humberto Martins).
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...