Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Wando



        A Sensualidade sempre foi o pano de fundo para suas apresentações, sejam nos programas de auditório que o consagraram ou nos shows Brasil a fora.
        O No Tema e Na Trilha  vai dissecar as músicas do Wando que embalaram  personagens  em novelas. O cantor que nos deixou em 2012,  iniciou sua carreira em 1969 e a de compositor logo depois. Suas primeiras composições eram sambas com levada de swing ( o samba-rock ) e foram gravadas entre outros nomes da MPB  pelo grupo Originais do Samba.
        Em 1973, Wando gravou seu primeiro LP na gravadora Copacabana – “Glória a Deus no Céu e Samba na Terra”, sob o selo Berverly – o disco era pontuado pelo samba, com letras ambientadas em subúrbios e favelas.  Mas foi em 1975, com o lançamento  do disco homônimo que trazia um estilo mais romântico, o que se tornaria a marca registrada da carreira do cantor, onde veio a canção “Moça” , que entrou para a trilha de Pecado Capital, novela de sucesso em 1975 na Globo ,  Wando teve a projeção nacional do seu  nome e  trabalho.  

        Cantor, violinista e compositor, com mais de 25 discos lançados e uma coleção de 17 mil calcinhas, que as fãs lhe jogavam no palco, Wando perpetuou um estilo que passeava numa linha tênue entre o  sensual e o obsceno, tinha as mulheres com sua principal inspiração  e responsáveis por suas melhores composições.
        Vamos conhecer algumas das suas mais famosas canções que foram perpetuadas  em nossa memória através  da teledramaturgia:

Moça” (Pecado Capital / 1975)



        Moça” foi a primeira música na voz do Wando a integrar uma trilha de novelas. A música abria a trilha nacional de Pecado Capital (1975), sucesso da Janete Clair, como tema da personagem Elizeth, vivida pela atriz Leina Krespi. Na trama, a personagem se envolvia com homens errados e bandidos, e por isso o irmão Carlão (FranciscoCuoco), a impedia de ter contato com a família.

Senhorita, Senhorita” (Sem Lenço, Sem Documento/1977)



        Na trama de Sem Lenço, Sem Documento, novela do Mário Prata, Wando também abria o disco da trilha nacional com “Senhorita, Senhorita”, composição própria, que era o tema da personagem Graça,  uma das quatro irmãs pernambucanas que vinham para o Rio de Janeiro para trabalhar como domésticas, vivida pela atriz Isabel Ribeiro.

Emoções” (Memórias de Amor/1979)



        Outra  canção composta e interpretada por Wando a encabeçar uma trilha foi “Emoções” – tema da Lívia, personagem da Sandra Bréa, protagonista da novela Memórias de Amor, do Wilson Aguiar Filho.

“Coração Cigano(Jogo da Vida/1981)



        Coração Cigano” integrou a trilha de Jogo da Vida, trama do autor Silvio de Abreu. A Música composta por Fátima Romeiro foi o tema do personagem Badaró,  codinome de Lafaiette Madureira, vivido pelo Carlos Vereza  - Um fora da lei boa praça que se mete em várias confusões.

Sumida” (Sol de Verão/1982)



        Sumida” , composição do Wando e Rose, esposa do cantor, foi a última faixa da trilha nacional de Solde  Verão, novela do autor Manoel Carlos.

Coisa Cristalina” (Pão Pão Beijo Beijo/1983)



        Mariana, a jovem e bonita irmã mais nova de Soró (Arnaud Rodrigues), vivida pela atriz Tânia Loureiro,  era romântica e sonhava com uma vida melhor na trama de Pão Pão Beijo Beijo, do Walther Negrão. Para acompanhar seus sonhos e receio de ter uma vida amargurada como a da tia Lara Sereno (Regina Dourado), que foi enganada por um grande amor, a personagem ganhou como tema esse clássico do Wando.

“Dor Romântica” (Champagne/1983)



        Mais uma composição do casal Wando e Rose entrou numa trilha de novela – “Dor Romântica” foi um das faixas do disco de Champagne, trama apresentada em horário nobre no ano de 1983 do autor CassianoGabus Mendes.

Chora Coração” (Roque Santeiro/1985)



        Mocinha, a personagem da Lucinha Lins na clássica novela do Dias GomesRoqueSanteiro – vivia presa a esperança do retorno de Roque (José Wilker) se transformando em sua noiva/viúva virgem. Para acompanhar essa  “loucura”  da personagem foi escalada a música “Chora Coração”, que se transformou em uma das muitas faixas de sucesso da trilha Volume 1 da trama.

Viver é deixar Rolar o Sentimento” – (Roda de Fogo/1986)



        Vera e Júnior, os personagens da Cláudia Magno e Cássio Gabus Mendes na trama de Roda de Fogo , do autor Lauro César Muniz, foram embalados  essa música como tema.

Eu Já Tirei a tua Roupa” – (Mandala/1987)



        Tony Carrado, o inesquecível personagem do Nuno Leal Maia em Mandala, trama do Dias Gomes,    marcou a trama com seu estilo e vocabulário próprio. Apaixonado pela Deusa Jocasta, personagem da Vera Fischer, ganhou como tema essa sugestiva canção do Wando. Um show de sensualidade.

“Deus te Proteja de Mim” – (O Salvador da Pátria/1989)



        Outra canção  dosada na sensualidade do Wando,  Deus te Proteja de Mim”,  entrou na trilha nacional de OSalvador da Pátria, trama do autor Lauro César Muniz. Inicialmente a música foi tocada como tema da Marlene, a personagem da Tássia Camargo, que era assassinada nos primeiros capítulos. Depois a música foi dada à Marina Sintra, a personagem da Betty Faria, quando esta se envolve com João Matos, o personagem do José Wilker.

As Muralhas do Teu Quarto são Bem Altas, mas Eu Posso te Alcançar” – (Que Rei Sou Eu/1989)


        Em   Que Rei Sou Eu, a clássica trama do autor Cassiano Gabus Mendes, Wando embalou as aventuras amorosas de Lucy, a fogosa  personagem da Ísis de Oliveira, que casada como o impotente conselheiro Gerard, do saudoso Laerte Morrone,  matava suas “vontades” sexuais com outros homens entre os bosques de Avilan.

“Vida Louca”(Mico Preto/1990)



        Vida Louca”, parceria do Wando com Carlinhos Calunga, entrou na trilha de Mico Preto, trama do trio Marcílio Moraes, Leonor Basséres e Euclydes Marinho, como tema do personagem Adolfo (Tato Gabus Mendes), o filho querido da Dona Áurea (Marcia Real).  Ele inicia a trama casado com Amanda, vivida Maria Padilha, mas apaixona-se por Beatriz, vivida pela Bia Siedl, e passa por uma  turbulenta separação.

Amor Vira Lata” – (Meu Bem Meu Mal/1990)



        Cássio Gabus Mendes, viveu na trama de Meu Bem Meu Mal, de autoria do seu pai, um dos seus mais marcantes personagens na tv – O Grosseirão Doca, que para participar de um plano armado por Berenice (Nívea Maria)  contra Isadora Venturini (Silvi Pfeiffer), se torna em um homem cheio de estilo e educação – o ricaço Eduardo Costabrava. Mas o tema do personagem  na voz do Wando“Amor Vira Lata” casou perfeitamente com a sua personalidade real.

Minha Tentação” – (De Corpo e Alma/1992)



        Minha Tentação” embalou a relação entre Helena (Renée de Vielmond) e Caique (José Mayer) na trama de De Corpo e Alma, da autora Glória Perez.

Mordida na Maça” – (Irmãos Coragem/1995)



        Jerônimo e Potira, os personagens do Ilya São Paulo e Dira Paes, no remake de Irmãos Coragem, sucesso da Janete Clair, reescrito em 1995 por Marcílio Moraes, ganharam essa música como tema, que abria a trilha volume 2 da novela.

Na Sombra de Uma Árvore  - (Anjo de Mim/1996)



        Na Sombra de Uma Árvore” acompanhou a bela Divina, personagem da Cláudia Alencar na trama de Anjo de Mim, do autor  Walther Negrão.

Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You  Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...