Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Motivos para rever “O Salvador da Pátria” no Viva

 


        O Salvador da Pátria, um dos clássicos da teledramaturgia nacional dos anos 80 está de volta a partir desta segunda-feira (12.04), no Canal Viva substituindo a reprise de Sassaricando  (1987), no horário das 14:15.

        Protagonizada por Lima Duarte, que imortalizou Sassa Mutema, a trama é de autoria do autor Lauro César Muniz , e traz no seu elenco nomes como Maitê Proença, Francisco Cuoco, Susana Vieira, Betty Faria, José Wilker entre outros.

        Um dos títulos mais pedidos para reprise desde a estreia do Canal Viva, a novela de cunho político,   mesmo apresentada no período pós ditadura, LauroCésar Muniz teve que driblar reações de alguns partidos políticos na época, e mesmo assim  teve que mudar a sinopse original para que  O Salvador da Pátria pudesse continuar.

        São muitos os motivos para não perder essa reprise, a memória afetiva, o registro histórico da época entre outros   ...  o e10blog cita abaixo 10 motivos que transformaram O Salvador da Pátria em sucesso absoluto e a fazem uma trama imperdível,  mesmos mais de 30 anos depois da sua exibição original.

 

A Trama de Cunho Político



        O ponto de partida foi o Caso Especial da TV Globo O Crime do Zé Bigorna, também estrelado por Lima Duarte, escrito pelo próprio Lauro César Muniz, exibido em 1974 e transformado em filme em 1977. Sassá Mutema era, praticamente, uma reedição de Zé Bigorna.   Logo que entrou no ar a trama foi acusada de fazer apologia a companha a presidência da república do candidato Luís Inácio Lula da Silva. Sassa Mutema, um boia-fria analfabeto, era tido como uma representação do candidato do partido dos trabalhadores.

        Diante da polêmica, Lauro César Muniz ainda declarou que a sinopse original da trama  transformava sim Sassa Mutema em Presidente, depois que o candidato eleito não pudesse assumir, e Sassa que seria o vice usado para representar o povo assumiria. A Confusão teria sido ainda maior. Se O Salvador da Pátria ajudou ou não campanha de Lula, o certo é que ele não ganhou as eleições daquele ano, a primeira depois de anos de jejum de eleições diretas para presidente, que teve Fernando Collor como candidato eleito.

 

Lima Duarte -  Sassá Mutema



        Lima Duarte foi crucial para o sucesso de O Salvador da Pátria, sua composição e interpretação do Sassa Mutema  foi impecável,  era impossível imaginar que o Lima realmente não fosse um boia fria, tamanha entrega do  ator ao personagem.  O Sassa Mutema virou um ícone da teledramaturgia, um personagem que entrou para a história e que pontou o currículo do ator que já tinha nomes como Zeca Diabo de O Bem Amado (1973) e Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985). Por Sassa Mutema  Lima Duarte recebeu  o Troféu Imprensa de Melhor Ator , dividido com José Mayer por Tieta (1989).

       

Luiz Gustavo  - Juca Pirama



        O Radialista Juca Pirama, vivido pelo Luiz Gustavo, era uma das figuras principais da novela, embora morresse assassinado no capítulo 17, junto  com a personagem da TássiaCamargo, numa trama arquitetada pelos seus inimigos políticos e que dava o ponta pé inicial na ascensão de Sassa Mutema.   No desenrolar da história, o autor promoveu uma “volta” do personagem como parte da trama engendrada pela organização criminosa da história. Porém, Luiz Gustavo não quis voltar à cena. Foram então utilizados áudios gravados por um imitador, que reproduzia quase que perfeitamente a voz e o timbre do ator. “Meninos, eu Vi!”  o bordão do personagem ganhou os quatro cantos do Brasil.  O Bordão foi sugerido pelo próprio Luiz Gustavo, que lembrou-se da poesia de Gonçalves Dias I-Juca-Pirama   e inclusive mudou o nome do personagem, que antes se chamaria Juca Santana.

 

Betty Faria  - Marina Cintra



        Uma das tramas paralelas de O Salvador da Pátria era protagonizada por Betty Faria, na pele da Marina Sintra.  Mulher forte e determinada, é mãe de Camila  (Mayara Magri) e Alice (SuyzRêgo). Viúva de um importante militante político de esquerda, ela é a principal opositora de Severo Branco (Francisco Cuoco), tantos nos negócios quanto na política. No decorrer da trama,  Marina acaba se envolvendo com João Mattos, o personagem do José Wilker, irmão de Juca Pirama. João é envolto na trama do tráfico de drogas,  embora seja inocente e,  para isso conta  com a ajuda de Marina.

        Betty Faria protagonizou O Salvador da Pátria e a trama seguinte no horário Tieta (1989). A atriz havia comprado os direitos os direito do  romance  e tinha que ser ela a protagonista.  Assim Betty  ficou em O Salvador da Pátria até o último capítulo e como Tieta foi dividida em 2 fases, Betty Faria entrou na trama do Aguinaldo Silva  a partir do capítulo 18.

 

Lúcia Veríssimo – Bárbara  



        LúciaVeríssimo era estrela absoluta das tramas das décadas de 80 e 90. Em O Salvador da Pátria ela viveu a bela Bárbara, neta do banqueiro Hermínio (Benjamim Cattan_). Determinada, sabe o quer. Estudou na Europa e tem atração por aventura. Seu status lhe permite brincar um pouco com as pessoas. Sente-se muito atraída por Severo (Francisco Cuoco), e depois apaixona-se verdadeiramente por ele.

        Agora vem Spoiler: No último capítulo de O Salvador da Pátria, Bárbara é revelada como a chefe da organização do narcotráfico que movimentou toda a trama. Naquela época sem internet,  só sabíamos realmente  o desenrolar das tramas na hora  em que iam ao ar, e as  apostas para quem seria o chefe foram  grandes.

 

Trilha Sonora 



        A trilha sonora internacional de O Salvador da Pátria (com a  Maitê Proença na capa) foi o primeiro disco de novela lançado em CD e foi recordista de vendagem até então. De acordo com o livro Teletema, a História da Música Popular através da Teledramaturgia Brasileira” (de Guilherme Bryan e Vincent Villari), foram vendidas 1.463.543 cópias. O recorde anterior era da trilha internacional da novela antecessora no horário, ValeTudo. O recorde foi superado em 1996, pela trilha volume 1 de ORei do Gado.

        A trilha nacional, com o saudoso José Wilker na capa,   foi marcada pelo faixa “Lua e Flor”, do Oswaldo Montenegro. A Música era o tema de amor de Sassá e Clotilde (MaitêProença), e tocou nos quatro cantos do Brasil, e até hoje é sucesso nas rádios nostálgicas.

 

E Sobre o Lula novamente  . . .

        Acusada de favorecer Lula, nas eleições de 1989, é uma incrível coincidência que a trama esteja de volta em reprise justo agora quando o ex-presidente ganhou de volta seus direitos políticos.

 

Ações Socioeducativas

        No último mês da trama, foi veiculada uma campanha social sobre a AIDS. Por meio dos diálogos dos personagens, o autor Lauro César Muniz divulgava informações a respeito do tratamento dispensado às pessoas infectadas e dos preconceitos gerados pela doença. O objetivo principal era sensibilizar o público a exercitar a solidariedade aos pacientes. A Iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Rede Globo e a Divisão de Aids do Ministério da Saúde.

 

       

Abertura



        A  abertura da trama, desenvolvida pela equipe de Hans Donner, foi idealizada a partir de cinco quadros que retratavam a evolução política de Sassá Mutema. Para isso, foram pintados painéis realistas nos estúdios e projetados elementos de cena sobre eles.

        No Vídeo,  ao som de “Amara o Teu Arado a Uma Estrela” do Gilberto Gil,  Sassá Mutema passeava sobre os quadros.

         

Breno Moroni de Sassa Mutema na abertura

https://www.youtube.com/watch?v=dQH_OTUj10A

        Engana-se quem pensa que o Sassá Mutema da abertura era  vivido pelo Lima Duarte. Na verdade Breno Moroni foi quem viveu o Sassá Mutema para a abertura. Breno Moroni, para os que não lembram , é mais conhecido por ter vivido o Mascarado da trama de A Viagem (1994), que atualmente está em reprise também no Canal Viva. O Ator e diretor também já havia estrelado outra abertura de novela  - Champagne (1983).

 

Artistas que já morreram de OSalvador da Pátria



        A Reprise de O Salvador da Pátria vai nos dar mais uma chance de ver o trabalho de artistas que infelizmente já nos deixaram- Além do protagonista José Wilker, vai valer a pena relembrar nomes como Cécil Thiré, Thales Pan Chacon, Cláudio Cavalcanti, Lutero Luiz, Luiz Maças, Ivan Cândido, Mário Lago, Marcos Paulo, Tácito Rocha, João Carlos Barroso, Flávio Migliaccio, Nelson Dantas, Norma Geraldy, Ana Maria Nascimento e Silva, Thelma Reston, Germano Filho, Hermilcio Fróes, Waldyr Sant´anna, Jorge Cherques, Walmor Chagas, Benjamim Cattan, George Otto, Eduardo Galvão, Valter Santos.

Veja Também:

Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria (1989)


Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria (1989)


Novelas Inesquecíveis - O Salvador da Pátria (1989)


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil