Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

As filhas das Helenas do Maneco



        Ser mãe é padecer no paraíso!  Tenho a  impressão  que essa expressão foi criada sob medida para as filhas das Helenas, as emblemáticas  personagens do autor Manoel Carlos em suas clássicas tramas.
        Apesar de amarem incondicionalmente suas mães, essas mesma filhas foram  capazes de coisas inacreditáveis, magoando suas mães de tal forma que  a gente se segura na cadeira para não voar na tv.
        A Eduarda, vivida magistralmente pela Gabriela Duarte em Por Amor, trama que  está em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, é um desses exemplos. Na época o Brasil inteiro ficou contra a personagem chegando ao ápice de criar um site pedindo sua morte na trama.
        Claro que a   raiva que essas filhas geraram no público não deixa de ser um reconhecimento ao talento das suas intérpretes, tal qual as protagonistas, fizeram história  nas novelas do autor com uma entrega e intepretação visceral.
        Vamos então relembrar Eduarda   e as outras filhas das Helenas que mereceram,   muita palmada  . . .

Joyce, Carla Marins em História de Amor (1995)

        A  Joyce da Carla Marins, personagem de História de Amor, a primeira que trouxe a Regina Duarte como Helena, era dose de aguentar. Sabe aquele tipo de adolescente que nem ela mesmo se suporta. A menina  não gostava de estudar, engravidou na adolescência de um menino que não valia nada, e isso tudo sempre pondo a mãe Helena como a culpada de todas as amarguras da sua vida. A Maldade da Joyce chegou ao ápice de trocar a fechadura da porta da casa sem avisar a mãe, deixando Helena  por fora,  exposta às  críticas dos vizinhos. No fim, ela  ainda descobre que não  é filha legítima de Helena, e que,  esta  a criou como o maior carinho do mundo. Claro que as duas se perdoaram e talvez tenham vivido felizes até hoje ... talvez o gênio da Joyce tenha melhorado com a idade.

Eduarda ,  GabrielaDuarte em PorAmor (1997)

        Certamente a palavra “chata e mimada” passou a fazer ainda mais sentido dentro do vocabulário brasileiro depois da Eduarda de Por Amor. Que personagem CHATA, e acima de tudo MIMADA! O pior que esse último mais por causa da própria Helena, aqui também interpretada pela Regina Duarte. A personagem por várias vezes no decorrer da trama assumiu a culpa pelo perfil da Eduarda, afinal de contas, sempre a protegera de tudo e todos, criou a filha numa redoma, ai quando ela precisou sair  .... Mas isso não era desculpa para Eduarda se portar como foi. Uma das suas mais graves criancices era o  fato de não perdoar o pai, o alcoólatra Orestes, vivido magistralmente pelo PauloJosé. A personagem protagonizou cenas em que humilhava o pai que fez com  que a gente em casa chorasse de ódio. Entre essas e outra, não à toa que foi criado na época da exibição original da novela, um site solicitando a morte da Eduarda.  Entre outras coisas, por várias vezes pôs na Helena a culpa pelos problemas da sua vida, sempre que se via diante de um abismo, e nós em casa, sabíamos que era muito pelo contrário. Helena foi capaz em nome dessa filha, que cá pra nós não merecia, dar seu próprio filho em vida para substituir o filho morto dela, com o receio de que Eduarda não suportasse a notícia da morte do tão aguardado herdeiro. Esse era o principal entrecho de Por Amor uma das melhores do autor.


        Arrogante, medida e ladra! Assim era a Camila, personagem que a Carolina Dieckmann viveu em Laços de Família. Sempre com ar esnobe, se apaixonou à primeira vista pelo namorado da mãe, e tanto fez que acabou se casando com ele. Tudo feito da forma mais natural possível, claro que a Camila não fez nenhuma maldade contra a mãe, pelo menos explicitamente, mas suas atitudes egoístas obrigavam, por amor, a Helena (Vera Fischer) ceder.  O público acabou perdoando a Camila na reta final, quando esta teve que raspar a cabeça para se curar de uma leucemia. A cena entrou para o hall da história da teledramaturgia nacional e foi utilizada como cunho social.  A Helena além de abrir mão do Edu (Reynaldo Gianecchini) no início da trama,  quando percebeu o interessa da Camila por ele, na reta final teve que abrir mão de outro amor em nome da filha. Desta vez foi Miguel (Tony Ramos), deixado de lado, quando Helena precisou engravidar do pai da Camila, para gerar um novo filho que doasse a medula para a personagem.

Luiza, Bruna Marquezine em Em Família (2014)

        A Bruna Marquezine  viveu a Helena na segunda fase de Em Família, e na terceira cedeu o posto para Júlia Lemmertz, assumindo a filha da personagem. A Luíza era no mínimo sem noção. Vivendo em um mundinho só dela, mesmo sabendo de tudo que Laerte (Gabriel Braga Nunes) foi capaz de fazer à  sua mãe, quando eram apaixonados na adolescência,  tendo chegado a   enterrar vivo  Virgílio (Humberto Martins), o pai da moça, ela engatou um romance, peitando todos e sempre fazendo questão de jogar na cara da Helena, do pai e de todos essa relação. Como Deus tarda,  mas não falha ,  no último capítulo, no dia do seu casamento com Laerte acontece uma  tragédia – o noivo é assassinado na porta da igreja. Em Família não entrou para o hall das melhores tramas do autor, mas a Marquezine com certeza fez jus ao título de uma das piores melhores filhas das Helenas do Maneco.


        Quem vê esse post acha que o Maneco só fez filha pentelha para sua Helenas. Isso não é verdade, em algumas novelas  o autor presenteou sua personagem central com filhas que encantaram  o grande público – como esquecer a beleza e graciosidade da Bia, a Tatiane Goulart de Felicidade (1991) ou a Clara, a Joana Mocarzel de Páginas da Vida (2006)?

Veja Também: 
Novelas Inesquecívies - Páginas da Vida (2006)
Novelas Inesquecíveis - História de Amor (1995) 
Novelas Inesquecíveis - Por Amor (1997)
Novelas Inesquecíveis - Em Família (2014) 
Novelas Inesquecíveis - Felicidade (1991)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...