Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

As filhas das Helenas do Maneco



        Ser mãe é padecer no paraíso!  Tenho a  impressão  que essa expressão foi criada sob medida para as filhas das Helenas, as emblemáticas  personagens do autor Manoel Carlos em suas clássicas tramas.
        Apesar de amarem incondicionalmente suas mães, essas mesma filhas foram  capazes de coisas inacreditáveis, magoando suas mães de tal forma que  a gente se segura na cadeira para não voar na tv.
        A Eduarda, vivida magistralmente pela Gabriela Duarte em Por Amor, trama que  está em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, é um desses exemplos. Na época o Brasil inteiro ficou contra a personagem chegando ao ápice de criar um site pedindo sua morte na trama.
        Claro que a   raiva que essas filhas geraram no público não deixa de ser um reconhecimento ao talento das suas intérpretes, tal qual as protagonistas, fizeram história  nas novelas do autor com uma entrega e intepretação visceral.
        Vamos então relembrar Eduarda   e as outras filhas das Helenas que mereceram,   muita palmada  . . .

Joyce, Carla Marins em História de Amor (1995)

        A  Joyce da Carla Marins, personagem de História de Amor, a primeira que trouxe a Regina Duarte como Helena, era dose de aguentar. Sabe aquele tipo de adolescente que nem ela mesmo se suporta. A menina  não gostava de estudar, engravidou na adolescência de um menino que não valia nada, e isso tudo sempre pondo a mãe Helena como a culpada de todas as amarguras da sua vida. A Maldade da Joyce chegou ao ápice de trocar a fechadura da porta da casa sem avisar a mãe, deixando Helena  por fora,  exposta às  críticas dos vizinhos. No fim, ela  ainda descobre que não  é filha legítima de Helena, e que,  esta  a criou como o maior carinho do mundo. Claro que as duas se perdoaram e talvez tenham vivido felizes até hoje ... talvez o gênio da Joyce tenha melhorado com a idade.

Eduarda ,  GabrielaDuarte em PorAmor (1997)

        Certamente a palavra “chata e mimada” passou a fazer ainda mais sentido dentro do vocabulário brasileiro depois da Eduarda de Por Amor. Que personagem CHATA, e acima de tudo MIMADA! O pior que esse último mais por causa da própria Helena, aqui também interpretada pela Regina Duarte. A personagem por várias vezes no decorrer da trama assumiu a culpa pelo perfil da Eduarda, afinal de contas, sempre a protegera de tudo e todos, criou a filha numa redoma, ai quando ela precisou sair  .... Mas isso não era desculpa para Eduarda se portar como foi. Uma das suas mais graves criancices era o  fato de não perdoar o pai, o alcoólatra Orestes, vivido magistralmente pelo PauloJosé. A personagem protagonizou cenas em que humilhava o pai que fez com  que a gente em casa chorasse de ódio. Entre essas e outra, não à toa que foi criado na época da exibição original da novela, um site solicitando a morte da Eduarda.  Entre outras coisas, por várias vezes pôs na Helena a culpa pelos problemas da sua vida, sempre que se via diante de um abismo, e nós em casa, sabíamos que era muito pelo contrário. Helena foi capaz em nome dessa filha, que cá pra nós não merecia, dar seu próprio filho em vida para substituir o filho morto dela, com o receio de que Eduarda não suportasse a notícia da morte do tão aguardado herdeiro. Esse era o principal entrecho de Por Amor uma das melhores do autor.


        Arrogante, medida e ladra! Assim era a Camila, personagem que a Carolina Dieckmann viveu em Laços de Família. Sempre com ar esnobe, se apaixonou à primeira vista pelo namorado da mãe, e tanto fez que acabou se casando com ele. Tudo feito da forma mais natural possível, claro que a Camila não fez nenhuma maldade contra a mãe, pelo menos explicitamente, mas suas atitudes egoístas obrigavam, por amor, a Helena (Vera Fischer) ceder.  O público acabou perdoando a Camila na reta final, quando esta teve que raspar a cabeça para se curar de uma leucemia. A cena entrou para o hall da história da teledramaturgia nacional e foi utilizada como cunho social.  A Helena além de abrir mão do Edu (Reynaldo Gianecchini) no início da trama,  quando percebeu o interessa da Camila por ele, na reta final teve que abrir mão de outro amor em nome da filha. Desta vez foi Miguel (Tony Ramos), deixado de lado, quando Helena precisou engravidar do pai da Camila, para gerar um novo filho que doasse a medula para a personagem.

Luiza, Bruna Marquezine em Em Família (2014)

        A Bruna Marquezine  viveu a Helena na segunda fase de Em Família, e na terceira cedeu o posto para Júlia Lemmertz, assumindo a filha da personagem. A Luíza era no mínimo sem noção. Vivendo em um mundinho só dela, mesmo sabendo de tudo que Laerte (Gabriel Braga Nunes) foi capaz de fazer à  sua mãe, quando eram apaixonados na adolescência,  tendo chegado a   enterrar vivo  Virgílio (Humberto Martins), o pai da moça, ela engatou um romance, peitando todos e sempre fazendo questão de jogar na cara da Helena, do pai e de todos essa relação. Como Deus tarda,  mas não falha ,  no último capítulo, no dia do seu casamento com Laerte acontece uma  tragédia – o noivo é assassinado na porta da igreja. Em Família não entrou para o hall das melhores tramas do autor, mas a Marquezine com certeza fez jus ao título de uma das piores melhores filhas das Helenas do Maneco.


        Quem vê esse post acha que o Maneco só fez filha pentelha para sua Helenas. Isso não é verdade, em algumas novelas  o autor presenteou sua personagem central com filhas que encantaram  o grande público – como esquecer a beleza e graciosidade da Bia, a Tatiane Goulart de Felicidade (1991) ou a Clara, a Joana Mocarzel de Páginas da Vida (2006)?

Veja Também: 
Novelas Inesquecívies - Páginas da Vida (2006)
Novelas Inesquecíveis - História de Amor (1995) 
Novelas Inesquecíveis - Por Amor (1997)
Novelas Inesquecíveis - Em Família (2014) 
Novelas Inesquecíveis - Felicidade (1991)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

10 Destaques de “Volta por Cima”

               Volta  por Cima   entra em sua reta final como a melhor novela no ar  no momento, embora  não tenha  caído no gosto das redes sociais, a trama   é a melhor escrita e com roteiro perfeito , Cláudia Souto    colhe só os   melhores   frutos desse trabalho.         Nas últimas quatro semanas a trama deu uma disparada na audiência mostrando que, as redes sociais nem sempre   refletem o sucesso.           Cheia de personagens críveis e interessantes a trama vista por   uma janela de um ônibus, é muito mais que uma novela inclusiva e consciente. Tem esses ingredientes cruciais    para as produções de dramaturgia atuais, mas é muito bem costurada por entrechos folhetinescos e viradas importantes que não a distância dos clássicos novelões....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...