Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Lúcia Veríssimo



        Uma das mulheres mais bonitas do Brasil, transformada em símbolos sexual dos anos 80,  e grande atriz da sua geração, a  homenageada deste mês é Lúcia Veríssimo, que há 7 anos fora da tv faz muita falta.
        Atriz, autora, diretora e empresária brasileira, Lúcia Veríssimo nasceu e foi criada no Leblon em uma família de classe média alta. Cursou jornalismo, mas logo se apaixonou pelo teatro e atuação. Soma hoje mais de 20 trabalhos na tv, incluindo novelas, especiais e seriados. 
        Estudou no colégio Rio de Janeiro com a também atriz Crhistiane Torloni, que a incentivou a carreira no cinema. Apesar de nunca ter feito teatro profissional, começou no amador aos 6 anos de idade e fez a escola do Teatro Tablado na adolescência, da Maria Clara Machado.
        Engajada politicamente, é uma das formadoras do Partido Verde, ao lado de Fernando Gabeira. Assumidamente homossexual desde adolescência, tornou-se vegetariana em 1983, onde nesta época iniciou os trabalhos de ativista em prol dos direitos dos animais.
        Lúcia Veríssimo é proprietária de uma fazenda em Minas Gerais onde cria cavalos de raças do tipo Mangalarga Marchador e Quarto de Milha, entre outros animais. A criação não tem fins comerciais, começou  por paixão pelos cavalos desde muito jovem quando praticou Hipismo. Outra linha de negócios da atriz é a marca de cachaça assina por ela, a L.V.
        A paixão por cavalos da atriz ficou imortalizada em seu primeiro ensaio nua para a revista Playboy, em 1983, quando aparecia cavalgando como veio ao mundo em fotos que entraram para a história da revista. A atriz voltou as páginas da publicação  em 1988, graças ao sucesso da sua personagem na trama de Mandala (1987).
        Em 2010, foi indicada ao prêmio de melhor atriz e autora de teatro com a peça Usufruto, da qual também foi produtora.  Filha do Maestro Severino Filho, em 2015 começou a filmar em sua homenagem  o documentário  -Eu, Meu Pai e os Cariocas – 70 anos de música no Brasil. O Filme estreou em abril de 2017 como abertura Oficial do Festival Internacional  É Tudo Verdade, sendo agraciado com vários prêmios.
        Na tv, o veículo que lhe deu a grande projeção, Lúcia Veríssimo estreou em 1980,  na trama da novela Marina (1980), na Globo e no ano  seguinte viveu a personagem Isabel jovem, que era vivida pela Maria Estela  na fase mais adulta na clássica trama do Benedito Ruy BarbosaOs Imigrantes , na Rede Bandeirantes. 
        Lúcia Veríssimo está longe da tv há 7 anos, sua  última aparição foi numa participação  especialíssima na trama de Amor à Vida, do Walcyr Carrasco, na Globo,  e esse post além de homenagear essa grande profissional vai provar  quanta falta ela faz à TV.

Eli de Champagne (1983)

        A Primeira personagem de maior destaque da Lúcia Veríssimo na Globo veio em 1983, na trama de Champagne, do autor Cassiano Gabus Mendes. Sua personagem, a Eli ,  não aceitava ser pobre e vive em outro meio. Namora um rapaz rico, embora não esteja apaixonada. Sonha todas as noites com um homem rico e charmoso, que tem a cara de Nil, o protagonista da trama vivido pelo Tony Ramos. Quando o conhece, se apaixona de verdade, mesmo ele sendo pobre e grosseirão. Passa a ser a terceira interessada no bonitão.

Laís de Roda de Fogo (1986)

        Em Roda de Fogo, trama do autor Lauro César Muniz,  Lúcia Veríssimo, ganhou uma personagem de destaque – Lais , a irmã de Lúcia Brandão, a juíza vivida na trama pela BrunaLombardi. Apesar de ter um bom entrecho  dentro da trama, devido alguns atrasos e faltas, Lúcia Veríssimo foi desligada da trama pelo diretor Paulo Ubiratan, surgindo daí uma das mais famosas brigas de diretor com integrante de elenco dos corredores da Globo.  A Atriz deixou a novela antes de sua metade. A Saída da Laís, foi explicada com uma viagem para o exterior, sem volta. No último capítulo, o pai delas, Fernando (Carlos Vergueiro), lê para Lúcia um postal que Laís mandara na Europa contando da viagem. E tudo ficou por isso mesmo. 

Letícia de Mandala (1987)

        Na complexa trama de Mandala, do Dias Gomes, Lúcia deu vida a bela Letícia, que no início da trama é a namorada de Édipo, o protagonista vivido pelo Felipe Camargo, antes deste conhecer e se apaixonar perdidamente por Jocasta, a personagem da Vera Fischer, sem saber que ela era na verdade sua mãe. A Personagem marcou tanto a trama que estampou a capa da trilha internacional da novela esbanjando sensualidade.


Bárbara de O Salvador da Pátria (1989)

        Em O Salvador da Pátria, do autor Lauro César Muniz, a atriz deu vida a bela e sedutora Bárbara Sousa Telles. Muito rica, neta de um milionário banqueiro, fazia o que queria com quem quisesse. Vive um tórrido caso de amor com Severo Branco, o protagonista da novela vivido por Francisco Cuoco, batendo de frente com sua esposa, a personalistica Gilda, vivida pela Susana Vieira. No final da trama, Bárbara é revelada como chefe da organização criminosa de tráfico de drogas na história.

Marineide de Delegacia de Mulheres (1990)

        Inesquecível também foi a detetive Marineide, que a atriz deu vida na clássica série Delegacia de Mulheres, da Maria Carmem Barbosa e Patricya Travasssos. Uma espécie de pioneira no assunto empoderamente feminino e seus direitos.

Tamara de Araponga  (1990)

        Tamara, sua personagem em Araponga, do Dias Gomes, foi outra personagem bonita, inteligente, forte e culta vivida por Lúcia Veríssimo na Tv. Quando sóbria, Tamara torna-se chata e muito ciumenta, e por isso seu marido, o interesseiro João Paulo (Flávio Galvão), a incentiva sempre está bêbada. No fundo sabe que seu marido é totalmente apaixonado por sua amiga, a também bela Magalí, a personagem da Christiane Torloni.

Flávia de Despedida de Solteiro (1992)

        Em 1992, Lúcia Veríssimo foi uma das protagonistas da novela Despedida deSolteiro, do autor Walther Negrão. Flávia sua personagem, era a filha  mais velha da austera Emília Sousa Bastos (Lolita Rodrigues), mulher amargurada que condenava seu romance com Pedro (Paulo Gorgulho), por  considera-lo  um mau elemento  e responsável pela prisão e morte de seu filho Xampu (João Vitti).

Luciana de Agosto (1993)

        Na minissérie Agosto, dos autores Giba Assis  Brasil e Jorge Furtado, Lúcia deu vida a pérfida Luciana, que em parceria com Pedro Lomagno (JoséWilker) planejou o assassinato  do próprio marido.

Nadine de Cara e Coroa (1995)

        Outra protagonista solar dosada na beleza e na força vivida pela Lúcia Veríssimo na teledramaturgia foi a médica Nadine de Cara e Coroa, do autor Antônio Calmon. Na trama, Nadine inicia como namorada de Miguel, o protagonista vivido pelo Victor Fasano, e no decorrer da história se envolve com o misterioso Heitor, vivido pelo saudoso MarcosPaulo.

Francisca de Esperança (2002)

        E Como esquecer a bela Francisca Mão de Ferro de Esperança? Essa personagem que era uma mulher bela porém , escondia toda sua beleza em trajes escuros e na administração da fortuna  herdada pelo seu marido,  mais que ela fez crescer  com muita Inteligência. No decorrer da trama do Benedito RuyBarbosa,  abre a guarda para o amor ao descobrir as escapadelas do marido morto. Encontra em Farina, o personagem do Paulo Goulart,  uma nova paixão, se transformando em uma nova mulher.

Jandira de Amor e Revolução (2011)

        Em 2011, Lúcia Veríssimo fechou contrato como o SBT e foi uma das estrelas da trama de Amor e Revolução, do autor Tiago Santiago, que retratava os anos de chumbo da ditadura no Brasil. Na novela deu vida a personagem Jandira, uma ativista, que se envolve amorosamente com Rubens (Licurgo Spínola).   

Mariah de Amor à Vida (2013)

        Em 2013,  Lucia Veríssimo volta à Globo para uma participação especial na trama de Amor à Vida, do autor Walcyr Carrasco. Na trama, Mariah, sua personagem, era a verdadeira mãe de Paloma (Paolla Oliveira), disputando novamente anos depois o amor de um personagem com Susana Vieira, tal qual acontecera em O Salvador da Pátria (1989). Esse foi  o último trabalho na tv como atriz da Lúcia Veríssimo. Atualmente ela mora em Portugal e toca projetos de produção na cidade.
        Esse post é muito mais que uma homenagem  ... é um apelo, volta Lúcia Veríssimo, atrizes como o seu talento, força e carisma ímpares fazem muita falta a nossa teledramaturgia atual.

Veja Também: 
Na capa da Trilha da Lucia Veríssimo
Nossos Autores - Tiago Santiago 
Meus Personagens Favoritos do Otavio Augusto
e10blog
Meus Personagens Favoritos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Michael Carvalho Silva29 de outubro de 2021 às 17:55

    Lúcia Veríssimo, atriz brasileira belíssima e extremamente sensual e também um dos maiores e mais espetaculares símbolos sexuais do Brasil em todos os tempos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...