Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Déborah Bloch (Parte 2)

A Deodora de “Mar do Sertão



        Ela vem roubando a cena com a sensual vilã de Canta Pedra na trama de Mar do Sertão . . . o Pajeú (Caio Blat) que o diga, que está comendo um dobrado para dar conta da bela.



        Com essa personagem   Déborah Bloch volta a brilhar nas novelas, gênero que estava afastado desde 2015, quando brilhou em Sete Vidas também no horário das seis. Desde então ela estava dedicada  a séries, seriados e superséries.

         Déborah Bloch desde criança esteve envolvida com a arte. A Atriz é filha do também ator Jonas Bloch, e sempre acompanhava o pai nos ensaios e montagens de peças teatrais.

        Apesar de ter passado para comunicação e história  aos 17 anos,  se decidiu pelas artes cênicas depois de um curso com Ivan de Albuquerque, Rubens Correa e Amir Haddad.

        Déborah é uma das poucas atrizes que passeia com maestria e responsabilidade  pelo humor e pelo drama. Impressionante como ela se transforma e interpreta com a  mesma visceralidade ambos os estilos. 



        Com mais de 40 anos de carreira, Déborah Bloch consegue a cada novo personagem enriquecer seu currículo, e presentear o público com seu talento  numa entrega cênica primorosa.

        O e10blog  já havia homenageado a Déborah em julho de 2013 (que você pode rever aqui ), quando ela estava estrelando  o remake de Saramandaia, mas reverenciar o talento de uma  atriz do nível dela é sempre bom, isso sem falar que com um currículo recheado de sucessos, alguns personagens ficaram de fora daquele post e de  2003 para cá, a Déborah já nos brindou com vários outros marcantes personagens.

 

Guida de AsPupilas do Senhor Reitor (1994)



        Déborah teve uma passagem pelo SBT no ano de 1994 quando estrelou , junto com a Luciana Braga e Juca de Oliveira, o remake de As Pupilas do Senhor Reitor , do Lauro César Muniz.

        Em 1994, ela já havia estourado ao interpretar a Ana Machadão de Cambalacho (1986),  como estrela do Tv Pirata, a minissérie A, E, I, O, Urca (1990) e  o programa de humor Dóris para Maiores (1991).Essa projeção começou chamar atenção dos outros canais e  o SBT conseguiu, por uma novela,  a mais nova estrela Global.

        A Guida, de As Pupilas do Senhor Reitor, era a pupila “boazinha”, e  como o sucesso da novela, uma das mais bem produzidas e até hoje muito elogiada do canal, Déborah conseguiu  se firmar  com estrela fora do eixo Global, apesar de ter sido logo chamada de volta a Globo  em 1995,  participando de alguns dos episódios de A Comédia da Vida Privada (1995) e A Vida como Ela É (1996), e no ano seguinte deu vida a uma das suas  personagens mais marcantes nas novelas – a hilária Teodora de Salsa e Merengue, do Miguel Falabella.

 

Julia Moreno de Andando nas Nuvens (1999)



        Em 1999, Déborah Bloch foi uma das estrelas da trama de Andando nas Nuvens, primeira novela solo do autor Euclydes Marinho.  Na trama, Déborah deu vida a jornalista Julia Moreno, uma mulher inteligente, que vive com bom humor e se tornar par inseparável do pai, depois que Otávio (Marco Nanini) volta do coma. Se apaixona pelo colega de profissão , Chico Mota (Marcos Palmeira), mas vive uma relação tumultuada e hilária.

 

Madô de A Luame Disse (2005)



        Déborah Bloch deu um show de humor na pele da milionária Madô de A Lua me Disse, do autor Miguel Falabella. A personagem  carregou a trama nas costas e ainda ganhou um programa que falava para mulheres dentro da trama  , o “Francamente Madô”, um espécie de cópia do programa da saudosa Hebe Camargo.

 

Silvia Cadore de Caminho das Índias (2009)



        Atualmente na reprise de Caminhodas Índias , da Glória Perez, no Viva, podemos ver Déborah Bloch na pele  da Sílvia, uma mulher honesta que vive em um casamento frio e é traída pelo marido e sua melhor amiga. Casada com Raul (Alexandre Borges), ver sua vida ruir quando ele arma a própria morte  para fugir com a amante Yvone (Letícia Sabatella).  No decorrer da trama Sílvia se envolve com Murilo (Caco Ciocler), que até então era apenas seu amigo.

 

Risoleta de Saramandaia (2013)



        Em 2013,  Déborah Bloch voltou à tv para viver a Risoleta no remake de Saramandaia , do Ricardo Linhares. A personagem  foi vivida na   versão de 1976 pela saudosa Dina Sfat,  mas  Déborah Bloch deu um novo  viés à  personagem, que era recém chegada a cidade e dona da pensão nada familiar de Bole-Bole. Devido a isso enfrentava o preconceito das carolas.  Risoleta ainda esconde um segredo – No passado ela fugiu como Zé Maria Rosado, filho de Zico (José Mayer), e este que nunca aceitou a relação, manda matá-la, mas quem acaba sendo morto e Zé Mário. Com medo, Risoleta deixa a cidade e entrega a filha recém nascida para ser criada pelos avós. De volta a cidade, ela tem o intuito de reconquistar essa filha. No decorrer da história  se apaixona pelo Professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), que nas noites de lua cheia vira lobisomem.

 

Lígia de Sete Vidas (2015)



        Em 2015, ganhamos de presente uma personagem dramática vivida com maestria pela Déborah na trama de Sete Vidas, da Lícia Manzo. A Lígia , sem dúvidas foi a melhor personagem do gênero até então da atriz. Déborah estava em estado de graças vivendo um papel  que tinha muito texto, DR´s e  desentendimentos. A parceria  com o saudoso Domingos Montagner rendeu cenas memoráveis á trama.

 

Eliza de Justiça (2016)



        Na trama da inovadora série Justiça,  da Manuela Dias,  Déborah Bloch deu vida a professora universitária Eliza, mãe de Isabela (Marina Ruy Barbosa), e  presencia o assassinato da filha , quando seu noivo , desesperado ao descobrir que está sendo traído,  Vicente (Jesuíta Barbosa), atira nela. Eliza a  partir de então passa a viver com um único intuito, fazer justiça contra o assassino de seu bem maior. A Eliza foi outra personagem da Déborah dosado na drama  e mais uma vez ela tirou de letra.

 

Gilda de Treze Dias Longe do Sol (2018)



        Em 2018,  a minissérie Treze Dias Longe do Sol, da Elena Soares e Luciano Moura , nos apresentou uma Déborah Bloch intensa e irrepreensível  à frente da insensível diretora financeira da construtora responsável pelo desastre, mas que tinha como única preocupação limpar o nome da empresa em meio ao desastre.  

 

Rosinete de Onde Nascem os Fortes (2018)



        Rosinete, de Onde Nascem os Fortes,  do George Moura e Sérgio Goldenberg,  é uma personagem densa e prestes a explodir. Casou-se jovem, quando Pedro (Alexandre Nero) ainda não havia construído seu império. Vive infeliz no casamento, e disfarça o descontentamento atrás da imagem  de boa esposa e mãe. Religiosa e irascível, usa as corridas noturnas como um escape e penitência.  Cuida da filha Aurora (Lara Tremouroux), praticamente numa redoma, pelo fato da menina ser portadora de Lúpus.

 

Professora Lúcia de Segunda Chamada (2019)



        Em Segunda Chamada,  série da Carla Fabur, Julia Spadaccini e Jo Bilac, Déborah Bloch além de  representar uma personagem dramaturgicamente perfeita, com a dose certa de drama e carga de sofrimento ,  o perfil   é pertinente junto a sociedade .  A Lúcia era uma espécie de panorama dos professores do ensino público nacional, uma mulher preocupada com os alunos, com seus dramas pessoais, mas mesmo assim pondo a profissão em primeiro lugar.  A Segunda temporada está vindo ai e com certeza será outra catarse.

 

Adelaide de Diário de Um Confinado (2020)

        Em Diário de Um Confinado, do Bruno Mazzeo, Déborah Bloch voltou ao humor inteligente com toda a força cênica. Na pele da complicada Adelaide, que tinha que conviver durante a Pandemia do Corona Vírus com um vizinho nada preocupado, nos proporcionou cenas hilárias e inesquecíveis. Um suspiro dentro daqueles dias que estavam sendo tão difíceis para tanta gente.  

        Como eu disse a Déborah é aquele tipo de atriz que consegue com a simplicidade de uma personagem crescer como um monstro  em cena mostrando uma versatilidade  no drama e no humor que muitos gostariam de ter.

 

Veja Também:

Meus Personagens Favoritos da Déborah Bloch


Juca de Oliveira 


Romulo Estrela 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...