Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - As Bruxas (1970)

55  Anos  do retorno da Ivani Ribeiro à Tv  depois do fim da Tv Excelsior



        As Bruxas destacou-se por sua abordagem inovadora para a época, centrando-se em temas psicológicos e sociais. A trama girava em torno de um grupo de pessoas que participavam de sessões de psicanálise coletiva para enfrentar seus traumas e conflitos internos — as "bruxas" que os assombravam. A autora Ivani Ribeiro inspirou-se em sessões reais de psicoterapia e contou com a assessoria da psicóloga Vera Husseman para desenvolver a narrativa.

        A  novela  marcava  a  volta da Ivani Ribeiro a Tv  depois do encerramento das atividades  da Tv Excelsior, onde ela havia  escrito a novela Dez Vidas (1969). 

        As Bruxas misturava drama, suspense e elementos sobrenaturais, uma característica marcante nas obras de Ivani. A história girava em torno de mulheres que eram vistas como "bruxas" por serem diferentes, independentes ou desafiadoras dos padrões sociais da época. Envolvia mistérios, intrigas familiares e até toques de ocultismo e sobrenatural, muito alinhado com o fascínio da década de 70 por esses temas.

        Alguns dos  personagens marcantes da trama e seus conflitos  -  Suas “Bruxas” : 



  Renée (Maria Isabel de Lizandra): Jovem que perdeu a memória em um acidente que matou seus pais. Vive com os tios Otto e Dagmar, que ambicionam sua herança.

  Otto Wagner (Cláudio Corrêa e Castro) e Dagmar/Olívia (Nathália Timberg): Tios de Renée, responsáveis pela doença mental de Stella, filha de Otto.

  Stella (Débora Duarte): Filha de Otto, apaixonada por Tito, é internada em um manicômio devido à sua condição mental.

  Tito (Tony Ramos): Apaixonado por Stella, busca salvá-la do manicômio.

  Guilherme (Wálter Forster) e Vítor Varela (Carlos Zara): Amigos que enfrentam crises pessoais e familiares, envolvendo-se com mulheres mais jovens e enfrentando os dilemas de seus relacionamentos.

  Flora (Odete Lara): Esposa de Guilherme, decide recomeçar a vida após o fim do casamento, contando com o apoio do grupo de psicanálise e da amiga Teresa.



        A  novela sofreu com a censura.  Inicialmente transmitida às 20h, As Bruxas teve seu horário alterado para as 21h30 devido às pressões desses  censores, que consideravam o conteúdo inadequado para o horário nobre. A mudança visava atender às exigências da censura federal, que buscava preservar os "bons costumes" e evitar a exposição de temas sensíveis ao público em geral.

Além das questões de censura, a novela enfrentou forte concorrência da TV Globo, que exibia  o fenômeno Irmãos Coragem (1970) no mesmo período, o que impactou negativamente sua audiência. Apesar de contar com um elenco renomado e uma abordagem inovadora, a novela   não alcançou o sucesso esperado, sendo considerada uma produção à frente de seu tempo, e talvez  por isso  nunca tenha sido produzido um remake, visto que  praticamente todas as novelas  de destaque da Ivani Ribeiro ganharam remakes  quando esta foi contratada pela Globo  -  A  Gata Comeu (Remake de A Barba Azul), Mulheres de Areia  (Remake de Mulheres de Areia e O Espantalho) , A Viagem entre  outros.



Ivani Ribeiro reencontrou na Tupi o amigo Carlos Zara, dos trabalhos na TV Excelsior. Ele havia procurado Cassiano GabusMendes (então diretor artístico da Tupi) para pedir um emprego na emissora e Cassiano solicitou então a Ivani que escrevesse um papel para o ator em As Bruxas. Foi a estreia de Carlos Zara na Tupi (que também dirigia As Bruxas), onde o ator e diretor, com a saída de Cassiano anos depois, chegou a ocupar o cargo dele. 

As Bruxas  marcou  a estreia na Tupi dos atores Cláudio Corrêa e Castro, Maria Isabel de Lizandra, Odete Lara, Aracy Cardoso e do então garoto Haroldo Botta (com 10 anos na época). E o primeiro trabalho em televisão do ator Zanoni Ferrite.



Produção inovadora que marcou a teledramaturgia brasileira. Com uma mistura de suspense, crítica social e realismo fantástico,  ficou na memória como uma obra que ousou romper padrões, valorizando o protagonismo feminino e provocando reflexões sobre intolerância e medo do diferente. Certamente hoje seria   considerada uma trama cult que o público,  merecia  rever  e se ver numa história   que  para os dias de hoje seria sem dúvidas,  no mínimo, um trama  pertinente  para explicar ,  mostrar e abordar  de forma  popular  todos os  problemas  psicológicos e  psicossociais   existentes  e   que preocupam   nossa sociedade.

 

Ficha Técnica:

Novela da autora : Ivani Ribeiro

Direção Geral : Walther Avancini e Carlos Zara

Elenco:



WALMOR CHAGAS – Dr. César Mariano
NATHÁLIA TIMBERG – Dagmar / Olívia
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Otto Wagner
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Renê
LIMA DUARTE – Michel Martin
CARLOS ZARA – Vítor Varela
WÁLTER FORSTER – Guilherme
ODETE LARA – Flora
MARIA DELLA COSTA – Teresa
JOANA FOMM – Sofia
DÉBORA DUARTE – Stella
TONY RAMOS – Tito
DENIS CARVALHO – Zé Luís
IVAN MESQUITA – Benjamim
LÉLIA ABRAMO – Dona Chiquinha
JOSÉ PARISI – Horácio
MARILU MARTINELLI – Nancy
ARACY CARDOSO – Sabrina
PATRÍCIA MAYO – Carmem
KATE HANSEN – Verinha
HAROLDO BOTTA – Netinho
TEREZINHA CUBANA – Brigite
JUAN DE BOURBON – Raul
HOMERO KOSSAC
ANA MARIA NEUMANN
SUZANA MARIA VIEIRA
CECÍLIA MACIEL
DIRCE MILITELLO
ZANONI FERRITE
OSVALDO ÁVILA
OSLEY DELAMO – criado

 

Exibição :  18 de Maio a Novembro de 1970

Veja Também:

Floribella


Jogo do Amor 



Meu RIco Portugues



Tempos Modernos



Amor sem Igual 



Novelas Inesquecíveis - Nino,  o Italianinho (1969)

O Direito de Nascer (1964)
Beto Rockfeller (1968) 

Hospital (1971) 

Novelas Inesqueciveis - Mulheres de Areia (1993) 



Trilha Sonora Eterna - Mulheres de Areia (1993)



Trilha Sonora Eterna - Mulheres de Areia Internacional (1993) 

O  Espantalho 


Novelas Inesquecíveis - A Gata Comeu (1985)



A Gata Comeu Internacional (1985) 

Irmãos Coragem 


Ivani Ribeiro


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br  www.memoriaglobo.com.br     

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...