Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Laços de Família (2000)

20 Anos de um dos clássicos do Manoel Carlos

        O Ano de 2020 vai ficar marcado por  momentos difíceis, mas no  campo da teledramaturgia  marca  o aniversário de 20 anos de Laços de Família (2000), um dos clássicos novelões  escrito pelo mestre Manoel Carlos, nosso querido  Maneco, que vai ser  comemorado  em alto estilo – volta no Vale a Pena Verde Novo  em agosto e entrada  para o catálogo da Globoplay  em setembro.


        Laços de Família foi aquele tipo de trama onde tudo deu certo – da escalação do elenco ao texto , da direção ao roteiro, dos figurinos aos temas abordados, é uma novela  que entrou para o hall dos fenômenos do gênero e pontuou essa virada do século.
        A novela era centrada no amor incondicional de uma mãe pela filha,  e que acaba abrindo mão por 2 vezes,  de um grande amor, em favor dessa filha.   
        Manoel Carlos contou em entrevista  na época que tirou  ideia central de Laços de Família  de uma notícia  que leu em um jornal, ainda na década de 90 nos Estados Unidos. Uma mãe  para salvar a vida da filha, que assim como Camila (Carolina Dieckmann) sofria de leucemia, se envolve novamente com o pai desta para gerar um filho, na intuito de salvá-la.
        Em Laços de Família , Maneco mostrou todo o seu potencial para escrever sobre o cotidiano, suas alegrias e dramas  desta vida real. Suas novelas podem ser divididas e analisadas  como antes e depois de Laços de Família. A trama sem dúvidas foi seu ápice.



        A única exigência feita por ele para escrever a novela foi ter como protagonistas Vera Fischer e Tony Ramos.  O autor disse que precisava de uma mulher que,  no auge dos seus 50 anos, fosse tão irresistível como uma menina de 20, e isso a Vera era. A cena do primeiro encontro dela com Edu (Reynaldo Gianechinni), depois da batida de carro,  com a Vera só de biquini em pleno o bairro Leblon é inesquecível. Aliás a Vera fez uma Helena espetacular, solar e com uma força que a personagem precisou durante toda a trama. Era a personagem certa para a atriz perfeita.  A Helena dela é  minha preferida entre todas as Helena´s do autor.

        Tony Ramos também fez do Miguel o divisor de águas em sua carreira. O Ator que já havia feito  outros trabalhos de destaque com o autor , como os gêmeos Quinzinho e João Victor de Baila Comigo (1981) e  o Álvaro de Felicidade (1991), mostrou um Miguel crível, sereno e dono da situação. Maneco disse que precisa de uma ator do perfil do Tony, para que mesmo depois do perdão dado a Helena, quando esta o deixa para viver novamente um romance com Pedro,  o personagem do JoséMayer, para engravidar e salvar a Camila,  ele  fosse compreendido e continuasse tendo seu perfil respeitado.


        Nessa contramão, Carolina Dieckmann viu acontecer com a Camila o mesmo que houve com a Eduarda, personagem da Gabriela Duarte, em Por Amor (1997),  trama anterior do autor. Foi criado o site “Eu Odeio a Camila”, exclusivo para os que simplesmente não aguentavam a personagem. Com  uma lista de vários motivos  para odiá-la: Traiu a confiança da mãe, era dissimulada , mimada, estava sempre com cara de tédio entre outros.
        Enfim a Camila só ganhou a empatia do público quando entrou na fase em que apresentou a leucemia. Todos que jogaram tantas pedras na personagem se juntaram em uma corrente de torcida pela sua pronta recuperação, mostrando a força da personagem e sua intérprete, que talvez precisasse dessa rejeição inicial, para que o impacto da sua doença fosse ainda mais forte.


        Mesmo assim muito gente não acreditava no  amor do Edu pela Camila, e torceram até a reta final por uma reconciliação dele com a Helena , o que o autor nem cogitava. Maneco contou em entrevistas que fazia de tudo para que o público comprasse o amor de Edu e Camila , e as pessoas sempre ficavam lá, reticentes . . .  e ele não queria usar do artifício  da doença antes dos dois se casarem. A Camila só poderia ficar doente depois de casada, se não aí é que a relação perderia a credibilidade de vez.


        A cena em que Camila raspa a cabeça entrou para o hall dos momentos que marcaram a teledramaturgia de todos os tempos, e proporcionou à Globo seu maior pico de audiência do ano de 2000. Exibido em 11.12.2000, ao som de “Love By Gracy” da Lara Fabian , o IBOPE apurou que 79% dos televisores  do país estavam sintonizados na novela.
        As imagens com a Carolina Dieckmann  raspando a cabeça em consequência do tratamento da foram usadas posteriormente numa campanha da emissora sobre a doação de medula.  As discussões sobre a doação de medula  tomaram conta dos quatro cantos do país, e neste entrecho o autor teve como assessor o Dr. Jorge da Mata, então médico do INCRA- Instituto Nacional do Câncer. De novembro de 2000, quando o tema foi ao ar, a janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiros de Doadores Voluntários de Medula Óssea  (REDOME), saltou de vinte para novecentos por cento – um crescimento de 4.400%.


        Além de seus protagonistas outros atores fizeram  de Laços de Família um palco para seus personagens – Giovanna Antonelli foi a grande revelação do ano – A Capitu, garota de programa de luxo, que se prostituia    para sustentar os pais e o filho, marcou a carreira da atriz, que saiu da novela já  credenciada para viver uma  protagonista do horário nobre  - A Jade de O Clone (2001).
        Marieta Severo e sua personalistica  Alma, foi outro destaque no currículo da atriz. A personagem lhe deu o troféu de melhor atriz do ano pela APCA. Depois de Laços de Família, Marieta assumiu a Dona Nenê da nova versão de A Grande Família (2001 – 2014), onde ficou por 13 anos, voltando a novela em 2015 na trama de Verdades Secretas (2015).


        Outros destaques do elenco – Déborah Secco como irritante Íris; José Mayer e o machão Pedro; Lília Cabral  como a Ingrid – a cena em que a personagem é assassinada em um assalto,  logo ao chegar ao Rio de Janeiro,  também é uma das marcantes da novela.


        Reynaldo Gianechinni ganhou o protagonista Edu, logo em sua estreia na tv. Apesar de ter sido bombardeado de críticas, o ator tirou de letra o personagem. Teve alguns percalços, mas nada que não pudesse ter sido contornado. Não a toa que depois da trama ele foi alçado ao posto de  astro de primeira grandeza e protagonizou varias outras novelas.  Uma das cenas que mais chamou minha atenção do Gianechinni é a que o Edu descobre a doença da Camila, quando o médico lhe dá o diagnóstico. Ele se tranca em uma sala, sozinho, antes de contar qualquer coisa para outra familiar, e chora, chora ... muito emocionante.



        Laços de Família marcou a volta a tv do jovem ator Flávio Silvino. Na trama ele viveu Paulo, filho do Miguel. Flávio havia se afastado por sete anos em consequência de um acidente de automóvel. Lançando mão das sequelas sofridas pelo ator, Manoel Carlos  abordou através do personagem o cotidiano de um jovem  com dificuldades motoras e a garra com que ele tentava superar as próprias limitações.



        Além do  Reynaldo Gianecchini,  a novela marcou a estreia na televisão do Luiz Nicolau (Ex-integrantes da  Banda Inimigos do Rei), Vanessa Mesquita (que mas tarde passou a assinar Vanessa Machado) e Julia Magessi (ainda com 2 anos), hoje estrela das novelas bíblicas da RecordTv.


 
        Foi a primeira novela da Juliana Paes, que se destacou como a empregada Ritinha; Daniel Boaventura, Zé Victor Castiel e Inez Viana. Foi também a primeira novela da Globo da atriz RegianeAlves.
        Mas nem tudo foram louros para Laços de Família. Em novembro de 2000, o Ministério da Justiça exigiu que a Globo retirasse do elenco da novela todos os menores de dezoito anos, inclusive figurantes, e que a trama fosse exibida só depois das 21 horas. A justificativas foram que a trama possuía “Cenas com conotação sexual  e imagens de violência doméstica e urbana”.   Um dos menores que atuavam na trama era Julia Almeida, a filha do autor Manoel Carlos,  então com  17 anos. Ela foi a única que  continuou na novela depois da decisão do Ministério, através de um mandado de segurança.



        Devido as  imposições do Ministério da Justiça  Laços de Família foi a primeira novela das 8  a ser exibida a partir das 21 horas, pratica  comum hoje em dia e que até renomeou o título do horário das tramas, que a partir de Insensato Coração , exibida em 2011,  passou  a ser oficialmente chamadas de “Novela das 9”.
        Laços de Família é um novelão no melhor sentido desta palavra, recheada de cenas memoráveis e grandes interpretações, o auge da criatividade do Manoel Carlos, sem dúvidas será um grande sucesso nesse retorno ao Vale a Pena Ver de Novo, assim como na reprise de 2005,  e  do Viva em 2016.
        Apesar  dos seus já 20 anos, Laços de Família  continua atual , envelheceu bem, e essa reprise agora em agosto na tv aberta vai nos provar isso.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Manoel Carlos
Direção Geral: Ricardo Waddington
Elenco:
VERA FISCHER – Helena
TONY RAMOS – Miguel
CAROLINA DIECKMANN – Camila
REYNALDO GIANECCHINI – Edu
MARIETA SEVERO – Alma Flora Pirajá de Albuquerque Menezes
JOSÉ MAYER – Pedro
DEBORAH SECCO – Íris
LÍLIA CABRAL – Ingrid
GIOVANNA ANTONELLI – Capitu
LUIGI BARICELLI – Fred
HELENA RANALDI – Cynthia
ALEXANDRE BORGES – Danilo
REGIANE ALVES – Clara
JÚLIA FELDENS – Cissa
FLÁVIO SILVINO – Paulo
SORAYA RAVENLE – Ivete
ZÉ VICTOR CASTIEL – Viriato
LEONARDO VILLAR – Pascoal
WALDEREZ DE BARROS – Ema
JÚLIA ALMEIDA – Estela
DANIEL BOAVENTURA – Alex
UMBERTO MAGNANI – Eládio
MARLY BUENO – Olívia
THALMA DE FREITAS – Zilda
INEZ VIANA – Márcia
MONIQUE CURY – Antônia
LUCIANO QUIRINO – Laerte
HENRI PAGNOCELLI – Orlando
XUXA LOPES – Glória
PAULO FIGUEIREDO – Rodrigo
BEATRIZ LYRA – Cleyde
YARA LINS – Nilda
CLÉA SIMÕES – Irene
ANDRÉ VALLI – Onofre
DENISE SARTORI – Ofélia
VANESSA MESQUITA – Simone
LUIZ NICOLAU – Maurinho
JULIANA PAES – Rita
MÔNICA SIEDLER – Socorro
CLÁUDIO GABRIEL – Severino
ARLETE HERINGER – Marta
FLÁVIA GUIMARÃES – Ana
CÍNTIA BENINI – Isabel
LEÓN GÓES – Bento
PAULO ZULU – Romeu
MAX FERCONDINNI – Fábio
as crianças
CARLA DIAZ – Raquel (filha de Ivete e Viriato)
SAMUEL MELO – Tide (filho de Laerte)
LARISSA HONORATO – Nina (filha de Fred e Clara)
JÚLIA MAGESSI – Nina (filha de Fred e Clara – substituta de Larissa Honorato)
NATAN e ANDREY LINHARES – Bruninho (bebê de Capitu)
e
ALBY RAMOS – Bira (porteiro do edifício de Helena)
ALCEMAR VIEIRA – Francisco (gerente de uma das lojas onde Clara trabalhou)
ALESSANDRA VERNEY – cantora lírica
ALEXANDRA RICHTER – Elisa (cliente de Helena)
ANA CARBATTI – Aline (amiga médica de Edu)
ANA MARIA RIXO – Rosa
ANDREA CAVALCANTI – Verinha (empregada na casa de Cynthia)
ANDRESSA KOETZ – Helena (adolescente)
BENITO CARMONA – Roberto (ex-namorado de Camila)
CACO MONTEIRO – Gervásio (marido de Aline)
CLÁUDIA VIEIRA – Tereza (enfermeira que cuida de Camila)
EDWARD BOGGIS – Rafael (namorado de Marcela)
DORIANA MENDES – Luzia (assistente de Ofélia)
ED OLIVEIRA – marceneiro que reforma a casa do haras para Pedro
EDSON SILVA – Heitor (jardineiro na casa de Alma)
ELIETE CIGARINI – Silvia (mulher de Pedro)
FELIPE ROCHA – Zeca (funcionário da livraria de Miguel)
FERNANDA VOGEL – modelo que participa de um desfile
FERNANDO TORRES – Alécio (pai de Helena e Íris, marido de Ingrid, morre no início)
GILBERTO MARMOROSCH – cliente de Capitu
GIOVANNA DI TONI – trabalha com Clara
GRAZIELA DE LAURENTIS – Daniela (atendente da pet-shop de Cynthia)
HAÍLTON FARIAS – médico de Helena
HELENA LOURO – gerente da joalheria onde Clara trabalhou
HERBERT RICHERS JR. – Sérgio (amigo médico de Edu)
IRAN MALFITANO – Pedro (adolescente)
JAYME DEL CUETO – Seu Corrêa
JOANA MOTTA – Lisa (funcionária da lanchonete da livraria de Miguel)
JOÃO DIEMER – Alcides (amigo de Pedro)
JOÃO JÚNIOR – Trindade (motorista de Alma)
JULIANA SILVEIRA – Patty (amiga de Cissa)
LAVÍNIA VLASAK – Luiza (namorada de Edu, no início)
LÍLIAN MATTOS – Helena (adolescente)
LIONEL FISCHER – Fernando (agente de garotas de programa)
LUCAS MARGUTTI – Ricardo (namorado de Cissa no início)
LUIZ BACCELLI – Dr. César (médico de Camila)
LULU PAVARIN – Clarice (mulher de Bira)
MARCELO ASSUMPÇÃO – canta Ivete na padaria
MAURÍCIO TAVARES – Dr. Silveira (advogado de Edu e Estela)
MIWA YANAGIZAWA – Cel (funcionária da floricultura de Silvia)
MÚCIO MEDEIROS – Carlão (motorista de Miguel)
NANY DE LIMA – Noêmia (empregada na casa de Alma)
NILTON MARQUES – Alfredo (tosador de cachorro da pet-shop de Cynthia)
NÍVEA HELEN – Nair (mãe de Tide)
OLIVER OKAZAKI – Toshio (namorado de Camila no início)
PAULA TOLENTINO – Marcela (garota com leucemia amiga de Camila)
PAULO CARUSO – Rubinho (entregador da floricultura de Silvia)
RAFAEL CALOMENI – modelo num desfile de modas assistido por Clara, Fred, Íris e Camila
RENATA LIMA – Marina (cliente de Laerte)
ROBERTO LOBO – médico que trata da impotência de Viriato
SALVATORE GIULIANNO – Luiz (funcionário da livraria de Miguel)
SAMANTHA BRANDÃO – Maria (filha de Aline e Gervásio)
SÔNIA SIQUEIRA – Marisa (empregada na casa de Miguel)
TADEU MELLO – peão no haras
TAMMY LUCIANO – Anabel (babá no prédio de Capitu)
TAVEIRA JÚNIOR – Juvenal (trabalha no haras)
VICTOR HUGO – Marco (namorado de Patty)
VIRGÍNIA CALAS – Carmem (mãe de Marcela)
WLADIMIR CANDINI – Martins (patrão de Clara, se envolve com ela)
ZÉ ADÃO BARBOSA – Zé (trabalha na fazenda de Alécio)
Exibição: 05 de Junho de 2000 à 03 de Fevereiro de 2001
Capítulos: 209
Texto :Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...