Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Suzana Faini



        Muito bom assistir uma trama onde todos os atores são igualmente aproveitados e veteranos são tratados com o devido respeito e consideração. Espelho da Vida, da Elizabeth Jhin,  é um desses exemplos atuais. A autora prima por uma variedade  de personagens,  porém todos contextualmente com sua importância e peso para a trama.


        E os veteranos são um show à parte! Com um bom texto e personagens dignos de seus talentos e história na teledramaturgia,  nomes como Suzana Faini, Emiliano Queiroz, Irene Ravache , Ana Lúcia Torre enriquecem muito a produção  e gabaritam ainda mais a novela.
        Na pele da Guardião da casa da Júlia Castelo (Vitória Strada),  Suzana Faini  nos presenteia  com grandes momentos na trama, numa interpretação magnífica e entrega total ao perfil enigmático que a personagem pede. Quando pensei que ela já havia mostrado tudo, é revelado sua vida no passado, e que na verdade a Guardião fora no passado Albertina Castelo, a prepotente avó de Júlia. A nova personagem é mais um presente para o telespectador através do trabalho da Suzana que,   passa  a viver duas personagens   com perfis totalmente contratantes, e  que uma atriz do seu quilate tira de letra.
        Suzana Faini foi bailarina dos 19 aos 34 anos e estreou na tv em 1969, numa pequena participação na trama de Rosa Rebelde, e desde então  empresta  seu talento em grandes personagens que marcaram nossa teledramaturgia.  Personagens esses que iremos relembrar nesta merecida homenagem.

Cema de Irmãos Coragem (1970)

        Depois da participação  nas novelas Rosa Rebelde e Véu deNoiva (1969), Suzana Faini ganhou uma das personagens importantes na primeira versão de Irmãos Coragem, da autora Janete Clair.  Em parceria com Milton Gonçalves a atriz viveu uma relação inter-racial na trama. Esse casal, diferentemente  do que acontecera  na novela Passos dos Ventos (1968), também da autora, em que o público não “aprovou” o casal vivido por Djenane Machado e Jorge Coutinho, Cema e Braz Canoeiro ganharam a torcido por um final feliz.  No decorrer da trama, Cema passa por um dilema.  Quando os capangas de Pedro Barros (Gilberto Martinho) invadem a casa dos Coragem, Juca Cipó, o personagem do Emiliano Queiroz, violenta Cema, e logo depois ela descobre que está grávida.  Assim por toda a trama, a personagem se martiriza no aguardo do nascimento do filho, que se não nascesse negro não seria filho de Braz o que acabaria com a relação dos dois, e ela seria obrigada a contar do estupro, que certamente causaria mais uma desgraça na trama. A torcida do público ajudou e a criança de Cema nasceu negra selando o amor do casal.  Suzana Faini também participou do remake da trama, produzido em 1995. Desta vez a atriz deu vida a personagem Dalva, tia da protagonista Lara, vivida pela Letícia Sabatella.


Renata de Carinhoso (1973)

        Em 1973, Suzana Faini integrou o elenco da trama de Carinhoso, do Lauro César Muniz. Sua personagem era Renata, ex-mulher do Sérgio (Fúlvio Stefanini), arquiteto paulista contratado por Humberto para trabalhar em sua empresa. Porém quando Renata aparece na trama, com intuito de reconquistar o ex-marido, Sérgio já está apaixonado por Ivone (RosamariaMurtinho).


Jussara Brandão de Pai Herói (1979)

        Em Pai Herói, da autora Janete Clair, Suzana Faini deu vida a uma das noras de Dona Januária (Lélia Abramo), e que também não gostava do poder que a mãe exercia sobre os filhos. Jussara era casada com Haroldo (Nildo Parente).


Renée de Brilhante (1981)  

        A Renée de Brilhante, novela do autor Gilberto Braga, era uma personagem muito interessante dentro da trama. Casada com Galeno (Sérgio Mamberti), era funcionária do coro do Theatro Municipal. Cunhada de Luiza, a protagonista da novela vivida pela Vera Fischer, acha que o marido é um homem injustiçado e vive sonhando com uma vida diferente através das revistas e fotonovelas que lê. Copia todas as roupas de Nancy Reagan,  sua “ídala”.


Olga e Dra. Ana de Selva de Pedra (1972 e 1986)

        Suzana Faini é a única atriz que participou das duas versões de Selva de Pedra, o clássico da Janete Clair. Na primeira versão ela deu vida a Olga, uma secretária que tem um caso com Caio (Carlos Eduardo Dolabella), já na versão de 1986, ela foi a Dra. Ana, advogada que defende Cristiano (Tony Ramos) da acusação do assassinato de um  rapaz na cidade de Duas Barras.


Mercedes de Direito de Amar (1987)

        Em Direito de Amar, novela do autor Walther Negrão, Suzana Faini deu vida a Mercedes, a governanta e pessoa de confiança do Sr .Montserrat (Carlos Vereza). Sabe de seu segredo e o ajuda a formentar a farsa. Nute por ele uma paixão, pelo homem e pela figura do poder que ele representa.


Glória de Mandala (1987)

        Em 1987, Suzana Faini  participou da primeira fase da novela Mandala, do autor Dias Gomes. Glória, sua personagem, era a mãe de Laio (Taumaturgo Ferreira) e a primeira mulher de Michel Lunardo (Walmor Chagas).

       
Cleyde de Top Model (1989)

        Na trama de Top Model, dos autores Walther Negrão e Antônio Calmon, Suzana Faini deu vida a amarga e carreirista Cleyde, mãe da principal Top Model do grupo Kundera – Duda , a  personagem da Malu Mader.  Costureira de madame e viúva, sempre batalhou para dar um bom futuro a filha e por isso atribui a ela mesma todo o sucesso de Duda. No decorrer da trama se mostra uma mulher neurótica e manipuladora.


Firmina de Salomé (1991)
        Suzana Faini deu um show de personagem simples e humilde na trama de Salomé, do Sérgio Marques, onde deu vida a parteira Firmina, que morava na núcleo da vila onde também moravam os pais de Carmem (Suzy Rêgo).


Iolanda de A Favorita (2008)

        Outra mulher forte e de personalidade foi vivida pela Suzana na novela A Favorita, do João Emanuel Carneiro. Mulher de Copola (Tarcísio Meira), mãe de Catarina (Lilia Cabral), Lorena (Gisele Fróes) e Cida (Cláudia Ohana), também é forte, controladora e muito ciumenta, principalmente em se tratando de Copola e Irene (Glória Menezes), o grande amor do seu marido no passado.

       
Antônia de Escrito nas Estrelas (2010)

        Em Escrito nas Estrelas, outra trama da Elizabeth Jhin, Suzana Faini deu vida a Antônia, fiel escudeira de Ricardo (Humberto Martins). Ajudou a criar o filho deste, Daniel (Jayme Matarazzo) depois que Francisca (Cássia Kiss), a mãe do menino morreu. É dotada de muita sabedoria popular e altamente espiritualizada. É através dela que o cético Ricardo começa a acreditar em vida pós-morte e o faz ter contato com o filho morto.

       
Aurea de Salve Jorge  (2012)

        Em Salve Jorge, da Glória Perez, a atriz deu vida a mãezona Áurea, que como toda mãe, achava que sabia o que era melhor para o filho Theo, vivido pelo Rodrigo Lombardi. Não aceita a relação dele com Morena (Nanda Costa) e faz questão de deixar nítida sua predileção por Érica (Flávia Alessandra), a namorada anterior de Théo.  A Áurea foi outro grande trabalho de composição da atriz.

Veja Também: 
Nossos Autores  -Elizabeth Jhin 
Novelas Inesquecíveis - Selva de Pedra (1986)
Novelas Inesquecíveis - Direito de Amar (1987)
Novelas Inesquecíveis - A Favorita (2008)
e10blog
Meus Personagens Favoritos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

  1. Agora do xucro
    10 gruta de a regra do jogo
    9 Bacalhau de as filhas da mãe
    8 prefeito Rodrigo de pega pega
    7 burro de por amor
    6 zezeca de a diarista
    5 marinho de três irmãs
    4 Antônio de as canalhas
    3 bum bum de sabor da paixão
    2 soco na barriga de dona flor e seus 2 maridos
    1 fânio de segunda chamada

    ResponderExcluir
  2. Virei sua namorada virtual meu nome é Renata Fonseca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...