Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens de “Laços de Família” que marcaram para sempre a carreira de seus intérpretes

 


        Novelão que chama é !? Laços deFamília em sua quarta apresentação (original , 1 vez no Viva e 2 vezes no VPVN) se firmou de novo como  um dos melhores trabalhos do ManoelCarlos e confirmou a força que os temas, as abordagens e os personagens inesquecíveis.

        Embora com mais de 20 anos de diferença e alguns temas soarem forte para nossa realidade atual, Laços de Família  é   um grande divisor de águas na teledramaturgia e marcou para sempre a carreira da maioria dos seus interpretes,   dando luz aos trabalhos de alguns e mostrando novas facetas de astros já consagrados que fizeram de Laços de Família um palco.

 

Helena / VeraFischer



        Sempre que perguntado qual a melhor Helena de Manoel Carlos , a que Vera viveu em Laços de Família é sem dúvidas minha primeira opção. Tudo conspirou a favor dessa personagem.  O Próprio autor  citou em várias entrevistas que sem VeraFischer Laços de Família ficaria   inviável de acontecer, afinal o mote principal da trama era a bela mulher no auge dos seus cinquenta anos que  mexia com o coração de um jovem de forma arrebatadora. Vera estava  mesmo no auge da sua beleza naquele ano , e qualquer um se jogaria ao pés da Helena vivida por ela. A Personagem passou por todas as situações da trama sempre de cabeça erguida, mostrando que para tudo sempre há solução, desde a perda do seu amor para filha até a leucemia que teve que enfrentar junto com ela. A Novela nos proporcionou momentos memoráveis da atriz, com cenas dignas de “oscar´s” . Mas uma vez Vera  foi uma deusa, mas uma vez ela mostrou que é  uma grande e completa atriz. Vera Fischer que já tinha uma carreira consagradíssima de grandes personagens como a Luiza de Brilhante (1981) e a Deusa Jocasta de Mandala (1987), entre outras , ganhou depois da solar Helena um novo status de estrela aplaudida por sua beleza serena e talento incomparável, suplantando  as polêmicas em redor do seu nome que muitas vezes falavam mais que suas personagens.

 

Camila / Carolina Dieckmann



        Carolina Dieckmann já vinha de ótimos trabalhos como a Açucena  uma das protagonistas de Tropicaliente (1994), a Renata que roubou a cena em Vira Lata (1996) e já havia brilhada em Por Amor (1997), trama do autor Manoel Carlos,  mas a consagração veio para Carolina Dieckmann com a Camila de Laços de Família.  A personagem inicialmente  ganhou a antipatia do público quando se  apaixonou pelo namorado da mãe,  Helena (Vera Fischer), assim como acontecera com a Eduarda, a Gabriela Duarte de Por Amor (1997), o público rejeitou e chegou a odiar a Camila, desejando inclusive sua morte. Porém quando a personagem foi diagnosticada com leucemia  o jogo virou. O Mesmo público que desejou sua morte, torceu pela sua recuperação e a cena em que Camila  tem os cabelos raspados ao som de “Love by Grace” da Lara Fabian, virou símbolo da trama. A novela reuniu o país em torno de discussões sobre a doação de medula. De novembro de 2000 (quando o tema foi ao ar) a janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) saltou de vinte para novecentos por mês.  Foi um grande momento para a teledramaturgia em que a Carolina Dieckmann foi a protagonista.

 

Capitu  / Giovanna Antonelli



         Giovanna Antonelli foi a grande revelação do ano – A Capitu, garota de programa de luxo, que se prostituia    para sustentar os pais e o filho, marcou a carreira da atriz, que saiu da novela já  credenciada para viver sua primeira  protagonista do horário nobre  - A Jade de O Clone (2001), e entrou para o hall das grandes estrelas.

 

Alma / MarietaSevero



          Marieta Severo e sua personalistica  Alma, foi outro destaque no currículo da atriz. A personagem lhe deu o troféu de melhor atriz do ano pela APCA. Depois de Laços de Família, Marieta assumiu a Dona Nenê da nova versão de A Grande Família (2001 – 2014), onde ficou por 13 anos, voltando as novelas só em  2015 na trama de Verdades Secretas (2015). A Alma não chegava a ser uma vilã, mas em defesa dos “sobrinhos” ou da herança deles, era capaz de ser a mais cruel das mulheres. A cena dela pedindo para o Edu (Reynaldo Gianechinni) cancelar o casamento com a Camila (Carolina Dieckmann) depois  de ser diagnosticada com leucemia? Pura crueldade! Mas a Alma também era adorável, chique e capaz dos mais nobres gestos, como assumir os gêmeos filhos da Rita (Juliana Paes) , frutos da traição com seu marido Danilo (Alexandre Borges). Uma vilã bem ao estilo do Manoel Carlos. Má , porém humana.

 

Miguel / Tony Ramos



        Outra exigência que Manoel Carlos fez para Laços de Família foi  que,  além da Vera Fischer, ele precisava  do Tony Ramos como o Miguel, sem o ator no papel a novela  não ornaria.  Tony Ramos também fez do Miguel o divisor de águas em sua carreira. O Ator que já havia feito  outros trabalhos de destaque com o autor , como os gêmeos Quinzinho e João Victor de Baila Comigo (1981),  o surdo mudo Abel de Sol de Verão (1982) ,  o Álvaro de Felicidade (1991), e depois anda o Téo de Mulheres Apaixonadas (2003),  mostrou um Miguel crível, sereno e dono da situação. Maneco disse que precisa de uma ator do perfil do Tony, para que mesmo depois do perdão dado a Helena, quando esta o deixa para viver novamente um romance com Pedro,  o personagem do JoséMayer, para engravidar e salvar a Camila,  ele  fosse compreendido e continuasse tendo seu perfil respeitado. Ver um ator do quilate do Tony, totalmente entregue a um personagem,  principalmente levando em consideração ao fato de que ele nem precisava provar mais nada,  foi sem dúvidas um grande presente para os telespectadores.

 

Íris / Déborah Secco



        Déborah Secco  fez da sua Írias  aquele  tipo de personagem que adoramos odiar. A menina era o diabo em forma de gente, e fez com que  a atriz  vivesse uma das suas melhores personagens na Tv. A atriz nos brindou com vários bons momentos dividindo  grandes cenas com Lília Cabral, Vera Fiscer, Carolina Dieckmann e José Mayer.  A Déborah Secco , que já vinha numa carreira em ascensão,   entrou de vez para o hall das grandes atrizes da sua geração. Depois de Laços de Família ganhou sua primeira protagonista oficial em A Padroeira (2001),  e dai por diante só brilhou em seus outros inesquecíveis trabalhos.

 

 

Edu / Reynaldo Gianechinni 



          Reynaldo Gianechinni ganhou o protagonista Edu, logo em sua estreia na tv. Apesar de ter sido bombardeado de críticas, o ator tirou de letra o personagem. Teve alguns percalços, mas nada que não pudesse ter sido contornado. Não a toa que depois da trama ele foi alçado ao posto de  astro de primeira grandeza e protagonizou várias outras novelas.  Uma das cenas que mais chamou minha atenção do Gianechinni é a que o Edu descobre a doença da Camila, quando o médico lhe dá o diagnóstico. Ele se tranca em uma sala, sozinho, antes de contar qualquer coisa para outra familiar, e chora, chora ... muito emocionante.

 

Clara / RegianeAlves



        Foi das mãos do Manoel Carlos, que Regiane  Alves ganhou sua primeira personagem de maior  projeção nacional, a vilã Clara. Na trama,  a atriz pode usar todo seu talento dramático para exprimir a inveja e o ciúmes que Clara sentia por Capitu (Giovanna Antonelli), ex-namorada de Fred (Luiggi Baricelli), seu marido. No auge da suas vilanias ela conta em plena festa de casamento da Camila (Carolina Dieckmann), que Capitu ,  que posa de mãe dedicada e universitária promissora, na verdade era garota de programa, em uma das grandes cenas vivida por ela  na tv até então.  A atriz ainda viveu mais duas malvadinhas em outras tramas do autor – a  inesquecível Dóris de Mulheres Apaixonadas e a irritante Alice de Páginas daVida (2006). 

 

 

Rita / Juliana Paes



        JulianaPaes estreou na trama de Laços de Família vivendo a empregada  Rita, a Ritinha. Como já sabemos as empregadas das tramas do Maneco sempre tem um destaque maior do que em outras novelas. Talvez se fosse  novela de outro autor, a Juliana Paes tivesse passado despercebida , mas o autor viu que a atriz tinha potencial e criou uma trama especial para a Ritinha. A  linda empregada chamava atenção do patrão,  Danilo (Alexandre Borges), os dois se envolveram  e ela acaba engravidando . No dia do nascimento dos bebês, Rita morre no parto e os gêmeos que ela teve acabam sendo criado pelo amante e sua esposa Alma (Marieta Severo).  A Saída prematura da novela não lhe prejudicou em nada. No ano seguinte ela já emplacava outro papel no horário nobre, na trama de OClone, da Glória Perez, já com um destaque maior, e foi galgando papel a papel , passando pela Jacqueline Joy de Celebridade (2003), a Creusa de América (2005), a Gui de Pé na Jaca (2006) , a Maíra de A Favorita (2008) e estourar com sua primeira protagonista oficial em horário nobre,  a Maya de Caminho das Índias (2009).

 

 

Cissa / Julia Feldens



        Julia Feldens vinha  de uma personagem densa e introspectiva na trama de Força de Um Desejo (1999), do Gilberto Braga, um ano antes de Laços de Família, e a Cissa foi uma reviravolta total em sua carreira. A Icônica e espevitada   personagem, sempre tinha um crítica ácida para o que acontecia ao seu redor, sempre se intrometendo nos relacionamentos do pai e do irmão, mas passa a trama inteira sem acertar um namoro. A atriz teve um grande destaque e saiu da trama do Manoel Carlos direto para outros trabalhos de destaques em produção como em Coração de Estudante (2002), Sabor da Paixão (2003) e a minissérie Um Só Coração (2004). Depois do término do contrato com a Globo, a atriz resolveu dar uma parada e  estava há 16 anos fora da tela, onde se formou em letras e apostou em projetos mais autorais. No ano passado,  voltou  a teledramaturgia  na série Boca a Boca, da Netflix.

Veja Também:

Aberturas Inesqueciveis  -Brilhante (1981)


Novelas Inesquecíveis - Laços de Família (2000)


Trilha Sonora Eterna - Laços de Família (2000)


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...