Sérgio Mendes é um renomado músico, pianista e
arranjador brasileiro, conhecido mundialmente por popularizar a música
brasileira, especialmente a bossa nova, jazz e samba, em fusões com estilos
internacionais como o pop e o funk.
Mendes ganhou destaque nos anos 1960 com o grupo Sérgio
Mendes & Brasil '66, que trouxe hits como “Mas Que Nada”, “The Look
of Love” e “Meditation”. Seu estilo mistura samba, bossa nova, jazz e
ritmos internacionais, tornando a música brasileira conhecida mundialmente.
Trabalhou com artistas como Black Eyed Peas, Stevie Wonder
e Carlinhos Brown, mantendo sua relevância musical ao longo de décadas.
Passou longo tempo no ostracismo, lançando discos que tiveram
pouco sucesso comercial. Seu reencontro com o grande público se deu em
1984, com o lançamento do disco e sucesso “Never Gonna Let You Go”,
chegando a quarto lugar nas paradas. Pouco depois lançou o álbum “Confetti”,
contendo entre outras músicas "Olympia", feita para as Olimpíadas
de 1984 em Los Angeles.
Sérgio Mendes morreu em Los Angeles em 5 de setembro de
2024, aos 83 anos. O músico vinha enfrentando doenças decorrentes de
problemas respiratórios desde 2023.
Seu legado está marcado
na história da música brasileira e
internacional através de canções
imortalizadas e, são algumas
dessas que vamos rever no post de hoje, através dos temas em novelas brasileiras que o cantor emplacou.
“The Trouble With
Hello is GoodBye” (O Rebu/1974)
A canção “The Trouble with Hello is Goodbye”,
imortalizada em diferentes interpretações, também ganhou espaço no repertório
de Sérgio Mendes, ainda com a Brazil 77, que sempre soube unir
o jazz, a bossa nova e a sofisticação das canções norte-americanas. A Música
foi a primeira do cantor a integrar a
trilha de uma novela brasileira. A
canção veio na trilha internacional da trama de ORebu (1974) , do BráulioPedroso.
Essa
música nasceu em 1974, com composição de Dave Grusin (música) e Marilyn
& Alan Bergman (letra). Tornou-se um clássico do cancioneiro romântico
e jazzístico, recebendo versões de nomes como Shirley Bassey, Lou Rawls e
Barbra Streisand.
“If I Ever Lose This Heaven” (Cuca
Legal/1975)
Na trama de Cuca Legal,
do Marcos Rey, Sérgio Mendes veio
com a faixa “If I Ever Lose This Heaven”. Lançada em 1974 no álbum ‘Sérgio
Mendes” (também conhecido como Vintage 74).
“Tiro Cruzado”
(Sinal de
Alerta/1978)
A música “Tiro Cruzado” (“Crossfire”), gravada por Sérgio
Mendes, faz parte da fase em que o maestro e pianista brasileiro
consolidava sua mistura de MPB, samba, soul, funk e pop internacional,
principalmente na década de 1970. A música integrou a trilha da novela Sinal de Alerta, do Dias Gomes, e foi
usada como tema dos embates entre Tião Borges (Paulo Gracindo) e os operários da sua fábrica.
“Crossfire” é o título em inglês, e “Tiro Cruzado”
foi o nome dado para a versão brasileira. Esse recurso era comum nos discos de Sérgio
Mendes, que buscava dialogar com os públicos do Brasil e dos Estados
Unidos.
“Horizonte Aberto”
com Gracinha Leporace (Os Gigantes/1979)
A música “Horizonte Aberto”, interpretada por Sérgio
Mendes em parceria com Gracinha Leporace, faz parte da fase em que o
pianista e arranjador brasileiro consolidava sua carreira internacional, mas
sem abrir mão das raízes brasileiras. A
Canção foi tema de abertura da
soturna trama de Os Gigantes (1979), do autor Lauro César Muniz.
Na voz doce de Gracinha Leporace e no piano refinado
de Sérgio Mendes, “Horizonte Aberto” é uma canção que traduz
esperança, liberdade e novos começos o
que contrariava exatamente os entrechos da novela que
começou falando de doença, dor, hospital, tensão, passou por aborto,
brigas familiares e processos judiciais, e culminou com o suicídio da
protagonista.
“Magic Lady” (Os Gigantes/1979)
A canção “Magic Lady” faz parte da fase mais pop e
internacional de Sérgio Mendes, lançada no início dos anos 1980, quando
o pianista e arranjador brasileiro consolidava sua carreira nos Estados Unidos.
A canção veio na trilha internacional de
Os Gigantes.
“Never Gonna Let You
Go” (Final Feliz/1982)
Em 1983, Sérgio Mendes surpreendeu o mundo com a
balada romântica “Never Gonna Let You Go”, interpretada por Joe
Pizzulo e Leza Miller. Escrita por Barry Mann e Cynthia
Weil, a canção traz arranjos sofisticados e emocionantes, que rapidamente
conquistaram as rádios americanas. O
sucesso foi tão grande que a música chegou ao Top 5 da Billboard Hot 100,
tornando-se um dos maiores hits internacionais da carreira de Mendes. Aqui no
Brasil a música integrou a trilha internacional da novela Final Feliz, da Ivani Ribeiro, como
tema dos personagens Débora e Leandro, vividos
pela Natália do Vale e Adriano Reys.
“What Do We Mean To Each Other?”
(Brega e Chique/1987)
Entre o jazz, a bossa e o soul, Sérgio Mendes nos leva
a uma viagem de sentimentos com “What Do We Mean to Each Other?”. Uma
canção que questiona o amor, os laços e aquelas dúvidas que todos sentimos:
afinal, o que realmente significamos um para o outro? A canção foi o tema da personagem Silvana,
vivida pela Cássia Kiss na novela e que tinha uma vida
amorosa muito complicada na
história.
Apesar de não ser tão famosa quanto “Mas Que Nada” ou
“The Look of Love”, essa faixa mostra o lado mais romântico e
introspectivo de Sérgio Mendes, mostrando que ele não era só
sinônimo de energia e ritmo, mas também de sensibilidade musical.
“Toucan´s Dance”
(Tieta/1989)
“Toucan’s Dance”
é pura alegria tropical: percussão animada, melodias coloridas e aquele balanço
brasileiro que faz qualquer um querer dançar. Essa faixa ficou escondidinha lá
no disco Volume 2 da trilha de Tieta,
do autor Aguinaldo Silva, e eu confesso
que não vi em nenhum momento ter tocada na trama.
“Going Out Of My
Head” (Anos
Rebeldes/1992)
“Going Out Of My Head” originalmente composta por Teddy Randazzo e
Bobby Weinstein e lançada em 1964 por Little Anthony & The Imperials,
já era um grande sucesso da soul music americana. Sérgio Mendes, no
entanto, deu a ela uma nova identidade ao trazer arranjos sofisticados,
influenciados pelo jazz, pela bossa nova e pelo pop internacional da época.
“Lua Soberana”
(Renascer/1993)
Quem se lembra das emoções de Renascer?
Entre rios, fazendas e histórias que tocavam o coração, a trilha sonora tinha o
poder de nos levar ainda mais fundo na narrativa do autor Benedito Ruy Barbosa.
E é aí que entra “Lua Soberana”, de Sérgio Mendes que marcou
aquela primeira versão lá em
1993. Uma melodia suave e
elegante, cheia de poesia e sensibilidade, que parece refletir as noites
estreladas e os dramas intensos da novela.
Com
arranjos delicados e aquele balanço característico de Mendes, a música é como a
própria lua da canção: soberana, iluminando sentimentos, amores e lembranças
que ficam com a gente para sempre. A Música
marcou tanto a trama que voltou como tema de abertura do remake de 2024, escrito pelo Bruno Luperi, numa versão da Luedji Luna e Xênia
França.
“Anjo de Mim” (Anjo de Mim/1996)
A
melodia suave e a voz marcante de Simone traziam o clima perfeito da
história: romance, sonhos e aquele toque de esperança que só a boa música
consegue transmitir. É impossível ouvir e não lembrar da vinheta que nos
recebia todos os dias diante da TV.
“Maracatudo” (A Indomada/1997)
A música “Maracatudo”, de Sérgio Mendes, é um
bom exemplo de como o artista sempre buscou mesclar a música brasileira
tradicional com arranjos modernos e internacionais.
Com
inspiração no maracatu pernambucano, um ritmo marcado por tambores, alfaias e
pelo forte caráter afro-brasileiro, a faixa traz essa energia festiva e
ritualística para o universo do jazz fusion e da música pop que Mendes ajudou a
popularizar pelo mundo.
A força do maracatu ganhou projeção nacional
com
“Maracatudo” embalando a abertura da novela AIndomada (1997), do Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.
Impossível ouvir os acordes e não
lembrar da Maria Fernanda Cândido
correndo e pulando obstáculos no vídeo
da abertura.
“The Frog” (Cobras e
Lagartos/2006)
Lançada em 1973 no álbum “Primal Roots”, a música “The
Frog” é uma das peças instrumentais mais conhecidas da fase internacional
de Sérgio Mendes & Brasil ’77. A composição é de João Donato
e Caetano Zama, e ficou marcada pela fusão elegante entre jazz, bossa
nova e latin groove, com arranjos vibrantes típicos da sonoridade de
Mendes. A Música integrou a trilha de Cobras eLagartos, novela do autor João Emanuel Carneiro, no ar em 2006, como tema da boate Luxus, uma das
principais locações da trama.
“So
Manu Stars” (Paraíso Tropical/2007)
Em Paraíso Tropical (2007) , do Gilberto Braga, Sérgio Mendes entrou
com “So Many Stars” uma das mais
delicadas e marcantes gravações do grupo Sérgio Mendes & Brasil ’66,
lançada no álbum “Look Around” (1968).
“Lugar Comum”
com Javonotti (Negócio da China/2008)
“Lugar Comum” é uma canção originalmente composta por Gilberto
Gil e João Donato, lançada nos anos 1970. Sérgio Mendes a
resgatou em um de seus álbuns voltados para novas gerações, trazendo um arranjo
renovado, cheio de groove, beats eletrônicos e a participação de Jovanotti,
que acrescenta rimas e uma pegada contemporânea. A Música embalou a personagem
Joelma, vivida na trama de Negócio da China
(2008), do Miguel Falabella, vivida pela Vera Zimermann.
“Funky Bahia”
com Will.I.Am and Siedah Garrett
(Caras e Bocas/2009)
Tema dos baianos da novela
Caras e Bocas, do WalcyrCarrasco, a música “Funky Bahia”, lançada em 2008 no álbum “Encanto”
de Sérgio Mendes, é uma faixa que mistura a energia do funk
norte-americano com a batida brasileira, especialmente influenciada pelo axé e
pelo groove da música baiana.
“You And I
(Obrigado Axé) com Carlinhos Brown
& Nayanna Holley (Ti Ti Ti/2010)
A música “You and I (Muito Obrigado Axé!)”, lançada
por Sérgio Mendes no álbum “Timeless” (2006), é uma daquelas faixas que
traduzem muito bem a proposta desse projeto: unir a sofisticação do jazz e da
bossa nova com a energia contagiante da música pop e das sonoridades
brasileiras contemporâneas.
“El Rio de Janeiro”
(Aquele Beijo/2011)
A música “El Rio de Janeiro” faz parte da fase mais
dançante e festiva de Sérgio Mendes, refletindo a proposta dele de unir
o espírito brasileiro ao toque internacional de sua sonoridade.
O título, “El Rio de Janeiro”, já brinca com o diálogo
entre o espanhol e o português, mostrando o caráter universal que Mendes sempre
buscou para sua música.
A música tocou como tema de locação da novela Aquele Beijo, do
Miguel Falabella, mas não consta no
CD´s oficiais da trilha.
“Mas que Nada” com Black Eyed Peas (AvenidaBrasil/2012)
“Mas Que Nada”, que embalou os treinos do Divino
Futebol Clube da novela Avenida Brasil,
do João Emanuel Carneiro, é uma
das canções mais emblemáticas da carreira de Sérgio Mendes, e também um
clássico da música brasileira. Originalmente composta por Jorge Ben Jor
em 1963, a canção ganhou nova vida em diversas versões, sendo a de Sérgio
Mendes com o grupo Brasil ’66, nos anos 60, a que a projetou
internacionalmente.
Em
2006, Mendes trouxe a música de volta aos holofotes com uma releitura moderna
no álbum “Timeless”, em parceria com o grupo norte-americano Black
Eyed Peas. Essa versão uniu o balanço da bossa nova e do samba à batida do hip
hop e do pop, criando um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. O
resultado foi explosivo: a faixa conquistou as paradas internacionais, tocou em
rádios do mundo todo e até foi usada em campanhas publicitárias globais.
“Don´t Say Goodbye”
com John Legend (Alto Astral/2014)
A música “Don’t Say Goodbye”, gravada por Sérgio
Mendes em parceria com John Legend, faz parte do álbum “Magic”
(2014). Esse trabalho marcou um dos momentos em que Mendes reafirmou sua
capacidade de dialogar com diferentes gerações, unindo sua tradição da bossa
nova e do samba com a força da música pop e soul contemporânea. A Música veio na trilha internacional de Alto Astral, do autor Daniel Ortiz.
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Fonte:
Texto: Evaldiano de
Sousa
Pesquisa : www.wikipedia.com.br
www.memoriaglobo.com.br
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