Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Sérgio Mendes



        Sérgio Mendes é um renomado músico, pianista e arranjador brasileiro, conhecido mundialmente por popularizar a música brasileira, especialmente a bossa nova, jazz e samba, em fusões com estilos internacionais como o pop e o funk.

        Mendes ganhou destaque nos anos 1960 com o grupo Sérgio Mendes & Brasil '66, que trouxe hits como “Mas Que Nada”, “The Look of Love” e “Meditation”. Seu estilo mistura samba, bossa nova, jazz e ritmos internacionais, tornando a música brasileira conhecida mundialmente.

        Trabalhou com artistas como Black Eyed Peas, Stevie Wonder e Carlinhos Brown, mantendo sua relevância musical ao longo de décadas.

        Passou longo tempo no ostracismo, lançando discos que tiveram pouco sucesso comercial. Seu reencontro com o grande público se deu em  1984, com o lançamento do disco e sucesso “Never Gonna Let You Go”, chegando a quarto lugar nas paradas. Pouco depois lançou o álbum “Confetti”, contendo entre outras músicas "Olympia", feita para as Olimpíadas de  1984 em Los Angeles.



        Sérgio Mendes  morreu em Los Angeles em 5 de setembro de 2024, aos 83 anos. O músico vinha enfrentando doenças decorrentes de problemas respiratórios desde 2023.

        Seu  legado está marcado na história da música  brasileira e internacional  através  de canções  imortalizadas e,  são algumas dessas que vamos  rever no  post de hoje, através dos temas em novelas  brasileiras que o cantor emplacou.

 

The Trouble With Hello is GoodBye” (O Rebu/1974)




        A canção “The Trouble with Hello is Goodbye”, imortalizada em diferentes interpretações, também ganhou espaço no repertório de Sérgio Mendes,  ainda  com a Brazil 77, que sempre soube unir o jazz, a bossa nova e a sofisticação das canções norte-americanas. A Música foi a primeira  do cantor a integrar a trilha de uma novela brasileira.  A canção veio na trilha internacional da trama de ORebu (1974) , do BráulioPedroso. 

Essa música nasceu em 1974, com composição de Dave Grusin (música) e Marilyn & Alan Bergman (letra). Tornou-se um clássico do cancioneiro romântico e jazzístico, recebendo versões de nomes como Shirley Bassey, Lou Rawls e Barbra Streisand.

 

If I Ever Lose  This Heaven” (Cuca Legal/1975)




        Na trama de Cuca Legal, do Marcos Rey, Sérgio Mendes  veio com a  faixa “If I Ever Lose  This Heaven”. Lançada em 1974 no álbum ‘Sérgio Mendes” (também conhecido como Vintage 74).

 

Tiro Cruzado” (Sinal  de Alerta/1978)




        A música “Tiro Cruzado” (“Crossfire”), gravada por Sérgio Mendes, faz parte da fase em que o maestro e pianista brasileiro consolidava sua mistura de MPB, samba, soul, funk e pop internacional, principalmente na década de 1970. A música integrou a trilha da novela Sinal de Alerta, do Dias Gomes, e foi usada como tema dos embates entre Tião Borges (Paulo Gracindo) e os operários  da sua fábrica. 

        Crossfire” é o título em inglês, e “Tiro Cruzado” foi o nome dado para a versão brasileira. Esse recurso era comum nos discos de Sérgio Mendes, que buscava dialogar com os públicos do Brasil e dos Estados Unidos.

 

Horizonte Aberto” com Gracinha Leporace (Os Gigantes/1979)




        A música “Horizonte Aberto”, interpretada por Sérgio Mendes em parceria com Gracinha Leporace, faz parte da fase em que o pianista e arranjador brasileiro consolidava sua carreira internacional, mas sem abrir mão das raízes brasileiras. A  Canção   foi tema de abertura da soturna trama de Os Gigantes (1979), do autor Lauro César Muniz.

        Na voz doce de Gracinha Leporace e no piano refinado de Sérgio Mendes, “Horizonte Aberto” é uma canção que traduz esperança, liberdade e novos começos  o que contrariava exatamente os entrechos da novela  que  começou falando de doença, dor, hospital, tensão, passou por aborto, brigas familiares e processos judiciais, e culminou com o suicídio da protagonista.

 

Magic Lady” (Os Gigantes/1979)




        A canção “Magic Lady” faz parte da fase mais pop e internacional de Sérgio Mendes, lançada no início dos anos 1980, quando o pianista e arranjador brasileiro consolidava sua carreira nos Estados Unidos. A canção veio na trilha internacional  de Os Gigantes.

 

Never Gonna Let You Go” (Final Feliz/1982)




        Em 1983, Sérgio Mendes surpreendeu o mundo com a balada romântica “Never Gonna Let You Go”, interpretada por Joe Pizzulo e Leza Miller. Escrita por Barry Mann e Cynthia Weil, a canção traz arranjos sofisticados e emocionantes, que rapidamente conquistaram as rádios americanas.  O sucesso foi tão grande que a música chegou ao Top 5 da Billboard Hot 100, tornando-se um dos maiores hits internacionais da carreira de Mendes.  Aqui  no Brasil a música integrou a trilha internacional da novela Final Feliz, da Ivani Ribeiro, como tema dos personagens Débora e Leandro,  vividos  pela   Natália do Vale  e Adriano Reys.


“What  Do We Mean To Each Other?” (Brega e Chique/1987)




        Entre o jazz, a bossa e o soul, Sérgio Mendes nos leva a uma viagem de sentimentos com “What Do We Mean to Each Other?”. Uma canção que questiona o amor, os laços e aquelas dúvidas que todos sentimos: afinal, o que realmente significamos um para o outro?   A canção foi o tema da personagem Silvana, vivida pela Cássia Kiss na novela e que tinha uma  vida  amorosa  muito  complicada na  história.

        Apesar de não ser tão famosa quanto “Mas Que Nada” ou “The Look of Love”, essa faixa mostra o lado mais romântico e introspectivo de Sérgio Mendes, mostrando que ele não era só sinônimo de energia e ritmo, mas também de sensibilidade musical.

 

Toucan´s Dance” (Tieta/1989)




         Toucan’s Dance” é pura alegria tropical: percussão animada, melodias coloridas e aquele balanço brasileiro que faz qualquer um querer dançar. Essa faixa ficou escondidinha lá no disco Volume 2 da trilha de Tieta, do autor Aguinaldo Silva, e eu confesso  que não vi em nenhum momento ter tocada na trama. 

 

“Going Out Of My Head” (Anos Rebeldes/1992)





        Going Out Of My Head”  originalmente composta por Teddy Randazzo e Bobby Weinstein e lançada em 1964 por Little Anthony & The Imperials, já era um grande sucesso da soul music americana. Sérgio Mendes, no entanto, deu a ela uma nova identidade ao trazer arranjos sofisticados, influenciados pelo jazz, pela bossa nova e pelo pop internacional da época.

 

“Lua Soberana” (Renascer/1993)




        Quem se lembra das emoções de Renascer? Entre rios, fazendas e histórias que tocavam o coração, a trilha sonora tinha o poder de nos levar ainda mais fundo na narrativa do autor Benedito Ruy Barbosa. E é aí que entra “Lua Soberana”, de Sérgio Mendes que marcou aquela primeira versão    em  1993.  Uma melodia suave e elegante, cheia de poesia e sensibilidade, que parece refletir as noites estreladas e os dramas intensos da novela.

Com arranjos delicados e aquele balanço característico de Mendes, a música é como a própria lua da canção: soberana, iluminando sentimentos, amores e lembranças que ficam com a gente para sempre. A Música  marcou tanto a trama que voltou como tema de abertura do  remake de  2024, escrito pelo Bruno Luperi,   numa versão da Luedji Luna e Xênia França.

 

Anjo de Mim” (Anjo de Mim/1996)



        Quem  assistiu  a novela Anjode Mim  nunca esquece da sua abertura inesquecível! A música “Anjo de Mim”, interpretada por Sérgio Mendes em parceria com Simone, embalava cada cena com emoção e doçura, tornando cada capítulo ainda mais envolvente.

A melodia suave e a voz marcante de Simone traziam o clima perfeito da história: romance, sonhos e aquele toque de esperança que só a boa música consegue transmitir. É impossível ouvir e não lembrar da vinheta que nos recebia todos os dias diante da TV.

 

Maracatudo” (A Indomada/1997)




        A música “Maracatudo”, de Sérgio Mendes, é um bom exemplo de como o artista sempre buscou mesclar a música brasileira tradicional com arranjos modernos e internacionais.

Com inspiração no maracatu pernambucano, um ritmo marcado por tambores, alfaias e pelo forte caráter afro-brasileiro, a faixa traz essa energia festiva e ritualística para o universo do jazz fusion e da música pop que Mendes ajudou a popularizar pelo mundo.

    A força do maracatu ganhou projeção nacional  com  Maracatudo” embalando a  abertura da novela AIndomada (1997), do Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares. Impossível ouvir os acordes e  não lembrar  da Maria Fernanda Cândido correndo e  pulando obstáculos no vídeo da abertura.


“The Frog  (Cobras e Lagartos/2006)




        Lançada em 1973 no álbum “Primal Roots”, a música “The Frog” é uma das peças instrumentais mais conhecidas da fase internacional de Sérgio Mendes & Brasil ’77. A composição é de João Donato e Caetano Zama, e ficou marcada pela fusão elegante entre jazz, bossa nova e latin groove, com arranjos vibrantes típicos da sonoridade de Mendes. A Música integrou a trilha de Cobras eLagartos, novela do autor João Emanuel Carneiro, no ar  em 2006, como tema da boate Luxus, uma das principais locações da trama.

 

So  Manu Stars  (Paraíso Tropical/2007)





        Em Paraíso Tropical (2007) , do Gilberto Braga, Sérgio Mendes entrou com “So Many Stars”  uma das mais delicadas e marcantes gravações do grupo Sérgio Mendes & Brasil ’66, lançada no álbum “Look Around” (1968).

 

“Lugar Comum” com Javonotti  (Negócio da China/2008)





        “Lugar Comum” é uma canção originalmente composta por Gilberto Gil e João Donato, lançada nos anos 1970. Sérgio Mendes a resgatou em um de seus álbuns voltados para novas gerações, trazendo um arranjo renovado, cheio de groove, beats eletrônicos e a participação de Jovanotti, que acrescenta rimas e uma pegada contemporânea. A Música embalou a personagem Joelma, vivida na trama de Negócio da China (2008), do Miguel Falabella, vivida pela Vera Zimermann. 

 

Funky Bahia” com  Will.I.Am and Siedah Garrett  (Caras e Bocas/2009)




        Tema dos baianos da novela  Caras e Bocas, do WalcyrCarrasco, a música “Funky Bahia”, lançada em 2008 no álbum “Encanto” de Sérgio Mendes, é uma faixa que mistura a energia do funk norte-americano com a batida brasileira, especialmente influenciada pelo axé e pelo groove da música baiana.

 

“You And I (Obrigado Axé) com  Carlinhos Brown & Nayanna Holley (Ti Ti Ti/2010)




        A música “You and I (Muito Obrigado Axé!)”, lançada por Sérgio Mendes no álbum “Timeless” (2006), é uma daquelas faixas que traduzem muito bem a proposta desse projeto: unir a sofisticação do jazz e da bossa nova com a energia contagiante da música pop e das sonoridades brasileiras contemporâneas.

 

El Rio de Janeiro” (Aquele Beijo/2011)





        A música “El Rio de Janeiro” faz parte da fase mais dançante e festiva de Sérgio Mendes, refletindo a proposta dele de unir o espírito brasileiro ao toque internacional de sua sonoridade.

        O título, “El Rio de Janeiro”, já brinca com o diálogo entre o espanhol e o português, mostrando o caráter universal que Mendes sempre buscou para sua música.

        A música  tocou   como tema de locação da novela Aquele Beijo, do Miguel Falabella, mas não consta no  CD´s oficiais  da trilha.

 

“Mas que Nada  com Black Eyed Peas  (AvenidaBrasil/2012)





        Mas Que Nada”, que embalou os treinos do Divino Futebol Clube da novela Avenida Brasil, do João Emanuel Carneiro,  é uma das canções mais emblemáticas da carreira de Sérgio Mendes, e também um clássico da música brasileira. Originalmente composta por Jorge Ben Jor em 1963, a canção ganhou nova vida em diversas versões, sendo a de Sérgio Mendes com o grupo Brasil ’66, nos anos 60, a que a projetou internacionalmente.

Em 2006, Mendes trouxe a música de volta aos holofotes com uma releitura moderna no álbum “Timeless”, em parceria com o grupo norte-americano Black Eyed Peas. Essa versão uniu o balanço da bossa nova e do samba à batida do hip hop e do pop, criando um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. O resultado foi explosivo: a faixa conquistou as paradas internacionais, tocou em rádios do mundo todo e até foi usada em campanhas publicitárias globais.

 

“Don´t Say Goodbye” com John Legend (Alto Astral/2014)




        A música “Don’t Say Goodbye”, gravada por Sérgio Mendes em parceria com John Legend, faz parte do álbum “Magic” (2014). Esse trabalho marcou um dos momentos em que Mendes reafirmou sua capacidade de dialogar com diferentes gerações, unindo sua tradição da bossa nova e do samba com a força da música pop e soul contemporânea. A Música  veio na trilha internacional de Alto Astral, do autor Daniel Ortiz.

 

Veja Também:

Lara Fabian


Ronnie Von



Luis Miguel



Yahoo 



Rick Martin



Luiz Caldas

Aberturas  Inesqueciveis - O Rebu

Sinal de Alerta 



Aberturas Inesquecíveis - Sinal de ALerta (1978) 

Aberturas Inesquecíveis  -OS GIGANTES (1979)

O Outro Internacional 
Retrospectiva 


Trilha Sonora Eterna - O Outro Nacional (1987) 

Simone


Trilha Sonora Eterna - Volume 1 

Trilha Sonora Eterna - Volume 2 


Aberturas Inesquecíveis - Paraíso Tropical (2007)




Trilha Sonora Eterna - Paraíso Tropical (2007) 

Aberturas - Caras e Bocas 



Isabelle Drumond



Elizabeth Savalla

Novelas Inesquecíveis - Ti Ti Ti (2010)

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa :  www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...