Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Sérgio Mendes



        Sérgio Mendes é um renomado músico, pianista e arranjador brasileiro, conhecido mundialmente por popularizar a música brasileira, especialmente a bossa nova, jazz e samba, em fusões com estilos internacionais como o pop e o funk.

        Mendes ganhou destaque nos anos 1960 com o grupo Sérgio Mendes & Brasil '66, que trouxe hits como “Mas Que Nada”, “The Look of Love” e “Meditation”. Seu estilo mistura samba, bossa nova, jazz e ritmos internacionais, tornando a música brasileira conhecida mundialmente.

        Trabalhou com artistas como Black Eyed Peas, Stevie Wonder e Carlinhos Brown, mantendo sua relevância musical ao longo de décadas.

        Passou longo tempo no ostracismo, lançando discos que tiveram pouco sucesso comercial. Seu reencontro com o grande público se deu em  1984, com o lançamento do disco e sucesso “Never Gonna Let You Go”, chegando a quarto lugar nas paradas. Pouco depois lançou o álbum “Confetti”, contendo entre outras músicas "Olympia", feita para as Olimpíadas de  1984 em Los Angeles.



        Sérgio Mendes  morreu em Los Angeles em 5 de setembro de 2024, aos 83 anos. O músico vinha enfrentando doenças decorrentes de problemas respiratórios desde 2023.

        Seu  legado está marcado na história da música  brasileira e internacional  através  de canções  imortalizadas e,  são algumas dessas que vamos  rever no  post de hoje, através dos temas em novelas  brasileiras que o cantor emplacou.

 

The Trouble With Hello is GoodBye” (O Rebu/1974)




        A canção “The Trouble with Hello is Goodbye”, imortalizada em diferentes interpretações, também ganhou espaço no repertório de Sérgio Mendes,  ainda  com a Brazil 77, que sempre soube unir o jazz, a bossa nova e a sofisticação das canções norte-americanas. A Música foi a primeira  do cantor a integrar a trilha de uma novela brasileira.  A canção veio na trilha internacional da trama de ORebu (1974) , do BráulioPedroso. 

Essa música nasceu em 1974, com composição de Dave Grusin (música) e Marilyn & Alan Bergman (letra). Tornou-se um clássico do cancioneiro romântico e jazzístico, recebendo versões de nomes como Shirley Bassey, Lou Rawls e Barbra Streisand.

 

If I Ever Lose  This Heaven” (Cuca Legal/1975)




        Na trama de Cuca Legal, do Marcos Rey, Sérgio Mendes  veio com a  faixa “If I Ever Lose  This Heaven”. Lançada em 1974 no álbum ‘Sérgio Mendes” (também conhecido como Vintage 74).

 

Tiro Cruzado” (Sinal  de Alerta/1978)




        A música “Tiro Cruzado” (“Crossfire”), gravada por Sérgio Mendes, faz parte da fase em que o maestro e pianista brasileiro consolidava sua mistura de MPB, samba, soul, funk e pop internacional, principalmente na década de 1970. A música integrou a trilha da novela Sinal de Alerta, do Dias Gomes, e foi usada como tema dos embates entre Tião Borges (Paulo Gracindo) e os operários  da sua fábrica. 

        Crossfire” é o título em inglês, e “Tiro Cruzado” foi o nome dado para a versão brasileira. Esse recurso era comum nos discos de Sérgio Mendes, que buscava dialogar com os públicos do Brasil e dos Estados Unidos.

 

Horizonte Aberto” com Gracinha Leporace (Os Gigantes/1979)




        A música “Horizonte Aberto”, interpretada por Sérgio Mendes em parceria com Gracinha Leporace, faz parte da fase em que o pianista e arranjador brasileiro consolidava sua carreira internacional, mas sem abrir mão das raízes brasileiras. A  Canção   foi tema de abertura da soturna trama de Os Gigantes (1979), do autor Lauro César Muniz.

        Na voz doce de Gracinha Leporace e no piano refinado de Sérgio Mendes, “Horizonte Aberto” é uma canção que traduz esperança, liberdade e novos começos  o que contrariava exatamente os entrechos da novela  que  começou falando de doença, dor, hospital, tensão, passou por aborto, brigas familiares e processos judiciais, e culminou com o suicídio da protagonista.

 

Magic Lady” (Os Gigantes/1979)




        A canção “Magic Lady” faz parte da fase mais pop e internacional de Sérgio Mendes, lançada no início dos anos 1980, quando o pianista e arranjador brasileiro consolidava sua carreira nos Estados Unidos. A canção veio na trilha internacional  de Os Gigantes.

 

Never Gonna Let You Go” (Final Feliz/1982)




        Em 1983, Sérgio Mendes surpreendeu o mundo com a balada romântica “Never Gonna Let You Go”, interpretada por Joe Pizzulo e Leza Miller. Escrita por Barry Mann e Cynthia Weil, a canção traz arranjos sofisticados e emocionantes, que rapidamente conquistaram as rádios americanas.  O sucesso foi tão grande que a música chegou ao Top 5 da Billboard Hot 100, tornando-se um dos maiores hits internacionais da carreira de Mendes.  Aqui  no Brasil a música integrou a trilha internacional da novela Final Feliz, da Ivani Ribeiro, como tema dos personagens Débora e Leandro,  vividos  pela   Natália do Vale  e Adriano Reys.


“What  Do We Mean To Each Other?” (Brega e Chique/1987)




        Entre o jazz, a bossa e o soul, Sérgio Mendes nos leva a uma viagem de sentimentos com “What Do We Mean to Each Other?”. Uma canção que questiona o amor, os laços e aquelas dúvidas que todos sentimos: afinal, o que realmente significamos um para o outro?   A canção foi o tema da personagem Silvana, vivida pela Cássia Kiss na novela e que tinha uma  vida  amorosa  muito  complicada na  história.

        Apesar de não ser tão famosa quanto “Mas Que Nada” ou “The Look of Love”, essa faixa mostra o lado mais romântico e introspectivo de Sérgio Mendes, mostrando que ele não era só sinônimo de energia e ritmo, mas também de sensibilidade musical.

 

Toucan´s Dance” (Tieta/1989)




         Toucan’s Dance” é pura alegria tropical: percussão animada, melodias coloridas e aquele balanço brasileiro que faz qualquer um querer dançar. Essa faixa ficou escondidinha lá no disco Volume 2 da trilha de Tieta, do autor Aguinaldo Silva, e eu confesso  que não vi em nenhum momento ter tocada na trama. 

 

“Going Out Of My Head” (Anos Rebeldes/1992)





        Going Out Of My Head”  originalmente composta por Teddy Randazzo e Bobby Weinstein e lançada em 1964 por Little Anthony & The Imperials, já era um grande sucesso da soul music americana. Sérgio Mendes, no entanto, deu a ela uma nova identidade ao trazer arranjos sofisticados, influenciados pelo jazz, pela bossa nova e pelo pop internacional da época.

 

“Lua Soberana” (Renascer/1993)




        Quem se lembra das emoções de Renascer? Entre rios, fazendas e histórias que tocavam o coração, a trilha sonora tinha o poder de nos levar ainda mais fundo na narrativa do autor Benedito Ruy Barbosa. E é aí que entra “Lua Soberana”, de Sérgio Mendes que marcou aquela primeira versão    em  1993.  Uma melodia suave e elegante, cheia de poesia e sensibilidade, que parece refletir as noites estreladas e os dramas intensos da novela.

Com arranjos delicados e aquele balanço característico de Mendes, a música é como a própria lua da canção: soberana, iluminando sentimentos, amores e lembranças que ficam com a gente para sempre. A Música  marcou tanto a trama que voltou como tema de abertura do  remake de  2024, escrito pelo Bruno Luperi,   numa versão da Luedji Luna e Xênia França.

 

Anjo de Mim” (Anjo de Mim/1996)



        Quem  assistiu  a novela Anjode Mim  nunca esquece da sua abertura inesquecível! A música “Anjo de Mim”, interpretada por Sérgio Mendes em parceria com Simone, embalava cada cena com emoção e doçura, tornando cada capítulo ainda mais envolvente.

A melodia suave e a voz marcante de Simone traziam o clima perfeito da história: romance, sonhos e aquele toque de esperança que só a boa música consegue transmitir. É impossível ouvir e não lembrar da vinheta que nos recebia todos os dias diante da TV.

 

Maracatudo” (A Indomada/1997)




        A música “Maracatudo”, de Sérgio Mendes, é um bom exemplo de como o artista sempre buscou mesclar a música brasileira tradicional com arranjos modernos e internacionais.

Com inspiração no maracatu pernambucano, um ritmo marcado por tambores, alfaias e pelo forte caráter afro-brasileiro, a faixa traz essa energia festiva e ritualística para o universo do jazz fusion e da música pop que Mendes ajudou a popularizar pelo mundo.

    A força do maracatu ganhou projeção nacional  com  Maracatudo” embalando a  abertura da novela AIndomada (1997), do Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares. Impossível ouvir os acordes e  não lembrar  da Maria Fernanda Cândido correndo e  pulando obstáculos no vídeo da abertura.


“The Frog  (Cobras e Lagartos/2006)




        Lançada em 1973 no álbum “Primal Roots”, a música “The Frog” é uma das peças instrumentais mais conhecidas da fase internacional de Sérgio Mendes & Brasil ’77. A composição é de João Donato e Caetano Zama, e ficou marcada pela fusão elegante entre jazz, bossa nova e latin groove, com arranjos vibrantes típicos da sonoridade de Mendes. A Música integrou a trilha de Cobras eLagartos, novela do autor João Emanuel Carneiro, no ar  em 2006, como tema da boate Luxus, uma das principais locações da trama.

 

So  Manu Stars  (Paraíso Tropical/2007)





        Em Paraíso Tropical (2007) , do Gilberto Braga, Sérgio Mendes entrou com “So Many Stars”  uma das mais delicadas e marcantes gravações do grupo Sérgio Mendes & Brasil ’66, lançada no álbum “Look Around” (1968).

 

“Lugar Comum” com Javonotti  (Negócio da China/2008)





        “Lugar Comum” é uma canção originalmente composta por Gilberto Gil e João Donato, lançada nos anos 1970. Sérgio Mendes a resgatou em um de seus álbuns voltados para novas gerações, trazendo um arranjo renovado, cheio de groove, beats eletrônicos e a participação de Jovanotti, que acrescenta rimas e uma pegada contemporânea. A Música embalou a personagem Joelma, vivida na trama de Negócio da China (2008), do Miguel Falabella, vivida pela Vera Zimermann. 

 

Funky Bahia” com  Will.I.Am and Siedah Garrett  (Caras e Bocas/2009)




        Tema dos baianos da novela  Caras e Bocas, do WalcyrCarrasco, a música “Funky Bahia”, lançada em 2008 no álbum “Encanto” de Sérgio Mendes, é uma faixa que mistura a energia do funk norte-americano com a batida brasileira, especialmente influenciada pelo axé e pelo groove da música baiana.

 

“You And I (Obrigado Axé) com  Carlinhos Brown & Nayanna Holley (Ti Ti Ti/2010)




        A música “You and I (Muito Obrigado Axé!)”, lançada por Sérgio Mendes no álbum “Timeless” (2006), é uma daquelas faixas que traduzem muito bem a proposta desse projeto: unir a sofisticação do jazz e da bossa nova com a energia contagiante da música pop e das sonoridades brasileiras contemporâneas.

 

El Rio de Janeiro” (Aquele Beijo/2011)





        A música “El Rio de Janeiro” faz parte da fase mais dançante e festiva de Sérgio Mendes, refletindo a proposta dele de unir o espírito brasileiro ao toque internacional de sua sonoridade.

        O título, “El Rio de Janeiro”, já brinca com o diálogo entre o espanhol e o português, mostrando o caráter universal que Mendes sempre buscou para sua música.

        A música  tocou   como tema de locação da novela Aquele Beijo, do Miguel Falabella, mas não consta no  CD´s oficiais  da trilha.

 

“Mas que Nada  com Black Eyed Peas  (AvenidaBrasil/2012)





        Mas Que Nada”, que embalou os treinos do Divino Futebol Clube da novela Avenida Brasil, do João Emanuel Carneiro,  é uma das canções mais emblemáticas da carreira de Sérgio Mendes, e também um clássico da música brasileira. Originalmente composta por Jorge Ben Jor em 1963, a canção ganhou nova vida em diversas versões, sendo a de Sérgio Mendes com o grupo Brasil ’66, nos anos 60, a que a projetou internacionalmente.

Em 2006, Mendes trouxe a música de volta aos holofotes com uma releitura moderna no álbum “Timeless”, em parceria com o grupo norte-americano Black Eyed Peas. Essa versão uniu o balanço da bossa nova e do samba à batida do hip hop e do pop, criando um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. O resultado foi explosivo: a faixa conquistou as paradas internacionais, tocou em rádios do mundo todo e até foi usada em campanhas publicitárias globais.

 

“Don´t Say Goodbye” com John Legend (Alto Astral/2014)




        A música “Don’t Say Goodbye”, gravada por Sérgio Mendes em parceria com John Legend, faz parte do álbum “Magic” (2014). Esse trabalho marcou um dos momentos em que Mendes reafirmou sua capacidade de dialogar com diferentes gerações, unindo sua tradição da bossa nova e do samba com a força da música pop e soul contemporânea. A Música  veio na trilha internacional de Alto Astral, do autor Daniel Ortiz.

 

Veja Também:

Lara Fabian


Ronnie Von



Luis Miguel



Yahoo 



Rick Martin



Luiz Caldas

Aberturas  Inesqueciveis - O Rebu

Sinal de Alerta 



Aberturas Inesquecíveis - Sinal de ALerta (1978) 

Aberturas Inesquecíveis  -OS GIGANTES (1979)

O Outro Internacional 
Retrospectiva 


Trilha Sonora Eterna - O Outro Nacional (1987) 

Simone


Trilha Sonora Eterna - Volume 1 

Trilha Sonora Eterna - Volume 2 


Aberturas Inesquecíveis - Paraíso Tropical (2007)




Trilha Sonora Eterna - Paraíso Tropical (2007) 

Aberturas - Caras e Bocas 



Isabelle Drumond



Elizabeth Savalla

Novelas Inesquecíveis - Ti Ti Ti (2010)

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa :  www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...